20 técnicas que te ajudam a controlar a ansiedade no trabalho

Categoria dos serviços da psicóloga: ansiedade
20 técnicas que te ajudam a controlar a ansiedade no trabalho

Você certamente já experimentou estresse e ansiedade no trabalho. Sabia que existem técnicas que podem amenizar esse problema? Leia o texto e confira.

Não é de surpreender que a maioria dos trabalhadores experimente diariamente algum tipo de estresse ou ansiedade. Prazos apertados, longas horas de trabalho e ambientes insalubres são alguns dos fatores que contribuem para aumentar a ansiedade no trabalho.

Segundo psicólogos, certa quantidade de estresse é aceitável, porém uma carga excessiva e persistente pode não apenas ser prejudicial para a carreira como para a saúde.

A ansiedade no trabalho é altamente prejudicial. Quem apresenta essa disfunção tem dificuldades em lidar com problemas do dia a dia; em definir e cumprir prazos; gerenciar outras pessoas; manter relacionamentos pessoais e participar de atividades em grupo.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões de ansiedade? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

>>> Veja também: Principais diferenças entre preocupação e ansiedade.

Durante episódios de estresse moderado a grave ou ansiedade, o córtex pré-frontal do cérebro fica desligado, e é por isso que pessoas com ansiedade no trabalho têm tanta dificuldade em concentrar-se. Para ajudar, existem diversas técnicas psicológicas que ajudam as pessoas a lidarem com essa situação.

20 técnicas simples para reduzir a ansiedade no trabalho

Existem muitos tipos diferentes de técnicas para lidar com a ansiedade no trabalho e ajudam até mesmo a lidar com ataques de pânico. Ao praticar diferentes técnicas, você aprenderá rapidamente quais funcionam melhor para você. Lembre-se de manter essas estratégias em mente para ajudar a mitigar quaisquer futuros episódios de estresse ou ansiedade. Confira!

  1. Observe o seu ambiente usando todos os cinco sentidos. Repita para si mesmo cinco coisas que você vê, quatro que você sente, três que você ouve e duas que você cheira ou prova. Se possível busque coisas pelas quais você sinta gratidão.
  2. Faça um inventário mental de tudo ao seu redor. Faça uma lista de tudo que você vê ao seu redor. Conte as peças de mobília na sala. Observe todas as cores e padrões que você vê. Este exercício ajuda mantê-lo com o momento presente.
  3. Respire profundamente várias vezes. Respire lenta e firmemente e preste atenção em sua respiração. Busque expirar mais do que inspirar. Imagine-se deixando de lado o medo e a preocupação e foque na sua respiração.
  4. Pergunte a si mesmo questões focadas no presente. Perguntas simples como onde você está, que dia da semana é, que mês é, que ano é, que estação é, quantos anos você tem etc.
  5. Concentre-se em uma palavra. Repita um mantra, calmante, para si mesmo.
  6. Use seu corpo para te ajudar a voltar para o presente. Sinta os pés firmemente plantados no chão ou o peso do seu corpo na cadeira.
  7. Mude a posição do seu corpo. Mexa os dedos, bata nos pés. Preste atenção em cada movimento.
  8. Pratique o relaxamento muscular progressivo. Começando com os dedos dos pés, flexione e relaxe cada parte do corpo. Sinta o alongamento em seus músculos e a tensão. Sinta seu corpo relaxar, gradualmente.
  9. Coma ou beba alguma coisa. Observe a temperatura e o sabor. Está quente ou frio? Doce ou azedo?
  10. Encontre a luz. Se houver uma janela por perto, dê uma olhada lá fora. Conte o número de árvores e placas de rua que você vê.
  11. Faça uma pausa e saia para algum exercício leve. Caminhe ao redor do prédio. Uma caminhada pode ajudar a desafogar a sua mente e a relaxar.
  12. Distraia-se com os outros. Encontre um colega de trabalho amigo e tenha uma conversa rápida.
  13. Mude o cenário. Se você estiver em seu escritório, vá para a sala de descanso ou caminhe pelos corredores. Uma mudança de cenário pode fazer muito bem.
  14. Beba um copo de água gelado. Sinta frio em sua garganta e na sua mão.
  15. Beba café quente. Sinta o calor em sua garganta e na sua mão.
  16. Tente rotular objetos. Escolha uma categoria de objetos (por exemplo, tipos de esportes, cidades etc.) e tente pensar no maior número possível de objetos que se encaixam nessa categoria.
  17. Escolha uma cor e procure por objetos dessa cor. Observe diferenças sutis nos tons de cor.
  18. Pense na letra da sua música favorita. Tente recitar palavras para algo que você goste. Isso pode ser uma canção, poema ou frase inspiradora.
  19. Descreva um evento ou processo de sua rotina detalhadamente. Tente listar todos os passos em ordem e seja o mais completo possível (por exemplo, como ir da sua casa para o seu local de trabalho, como preparar sua refeição favorita etc.).
  20. Concentre-se em um local calmo/seguro. Pense em um lugar que você acha muito reconfortante (talvez a praia ou as montanhas, ou uma sala favorita). Tente imaginar cada detalhe desse lugar – os sons, cores, formas, objetos, texturas. Imagine-se lá.

Estas são algumas técnicas que podem lhe ajudar, momentaneamente, a gerenciar o estresse e a ansiedade no trabalho. Mas para um tratamento definitivo, procure um psicólogo. Um tratamento completo irá ajudá-lo a lidar com questões internas, a desenvolver todo o seu potencial e a ter uma vida com mais qualidade.

Se gostou do artigo pode se interessar por esse aqui: Você consegue concluir tudo o que começa a fazer?

Outros textos que podem lhe interessar

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.