O que é procrastinação e como lidar com ela

O que é Procrastinação

Como lidar com a procrastinação

Texto original elaborado pela psicóloga Ingrid Machado , psicóloga do Consultório Psicólogos Berrini.

Assim como pudemos notar no texto sobre procrastinação da psicóloga Ingrid, é possível encontra-la em diversos momentos da vida do indivíduo.

“E isso acontece muito e com muita gente no trabalho, nos estudos, na vida social, nos cuidados com a saúde e até com tarefas do cotidiano. Isto porque temos dificuldade de lidar com tarefas difíceis que só nos trarão retorno prazeroso a longo prazo (ou nem trarão retorno algum)” – explica a terapeuta comportamental.

Ou seja, em geral, estamos sempre ligados àquilo que nos trará respostas imediatas, e o que acreditamos que pode esperar mais um pouco, deixamos de lado. Isso porque o ser humano está sempre em busca de momentos prazerosos.

Segundo a psicóloga,

“… pessoas com esse problema são taxadas muitas vezes pelas outras como irresponsáveis, imaturas, desorganizadas e acabam elas próprias acreditando nisso, ao invés de perceber que isso é um problema e como tal pode e deve ser tratado.”

A terapia comportamental lida de forma objetiva com a procrastinação. O terapeuta irá em busca das causas, das dificuldades do paciente em lidar com tarefas consideras “difíceis” ou “desprazerosas”, quais os sentimentos ligados a este tipo de comportamento, e quais as melhores formas de o indivíduo passar a ter esses sentimentos e comportamentos mais adequados, melhorando sua qualidade de vida e daqueles que estão ao redor e que, de certa forma, se sentiam prejudicados pela procrastinação do outro.

Você poderá entender um pouco mais sobre a procrastinação lendo o texto na íntegra da psicóloga Ingrid Machado em Procrastinação

Psicóloga Ingrid Machado

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *