7 dicas para melhorar a sua comunicação no trabalho

7 dicas para melhorar a sua comunicação no trabalho

Ter uma boa comunicação no trabalho pode ser o que o fará atingir as suas metas. Leia o artigo e confira essas dicas incríveis.

Assim como para os relacionamentos, a comunicação no trabalho é a chave para o sucesso profissional. Inclusive para os relacionamentos de trabalho. Isso significa que uma má comunicação pode atrapalhar seu desempenho e mitigar as suas possibilidades de melhorar de carreira, alertam os psicólogos.

A comunicação é algo que fazemos de forma inconsciente, assim como respirar. É normal conversarmos com nossos cônjuges, filhos e amigos sem pensar muito. E muitas vezes ela nem sempre ocorre de maneira muito eficaz.

Seja em casa e em ambientes sociais, a falta de comunicação pode levar a discussões. E no local de trabalho as repercussões podem ser muito mais graves. Ela pode incorrer em baixa produtividade, perda de promoções e até processos.

A comunicação eficaz é uma habilidade que pode ser adquirida, mas precisa de estudo e treinamento. Neste artigo, você aprenderá algumas dicas para melhorar a comunicação no trabalho.

Dica 1. Seja autêntico.

Fingir ser uma pessoa que você não é nunca é uma boa ideia. Seja genuíno nos negócios e na vida pessoal, e as pessoas vão gostar de você. Mostrar seus verdadeiros valores, preferências e pensamentos encoraja uma comunicação eficaz.

Conheça cada um de nós lendo nosso perfil individual clicando em psicólogo. Você poderá também ver os horários disponíveis e agendar sua consulta ou ainda solicitar que a nossa secretária ligue para você.

>>> Leia também: Você é uma pessoa autêntica .

Pense por um minuto, o que há de especial em você? Que detalhes uma pessoa deve saber de você? Em seguida, use esse conhecimento para fortalecer os relacionamentos.

Dica 2. Seja positivo ou neutro em relação ao receptor.

O emissor (quem fala) nunca deve atacar o receptor (quem escuta). Muitas vezes, mesmo quando você não quer dizer nada negativo em uma discussão, o ouvinte pode se sentir desconfortável. Especialmente se você discutir um tópico que seja importante para eles.

O desconforto gera nervosismo, descontrole e até mesmo agressividade. E tudo isso dá margem a má interpretações e situações desfavoráveis.

Para evitar essas possibilidades e melhorar a comunicação no trabalho, use a empatia. Analise os sentimentos e o comportamento da pessoa ao falar e aprenda a usar frases neutras quando discordar do assunto.

Expresse seus sentimentos mais. Em vez de atacar o sujeito com acusações, descreva o que o deixa triste ou com raiva. No entanto, se seus ânimos não permitirem que você construa uma conversa calma, mude de assunto.

Dica 3. Preste atenção na conversa

Não se distraia na conversa. Mesmo que acredite nos benefícios de ser multitarefa, não use um smartphone ou escreva e-mails enquanto se comunica com outras pessoas.

Tenha contato visual para entender melhor a outra pessoa e mostre a ele que você está interessado na conversa. Ao desenvolver habilidades verbais, não se esqueça de prestar atenção às não-verbais.

Dica 4. Seja claro e objetivo para uma boa comunicação no trabalho

Busque sempre ser claro, direto e objetivo se deseja melhorar a comunicação no trabalho. Mensagens confusas ou ambíguas empobrecem a comunicação.

Melhore suas habilidades de estruturação – tente expressar seus pensamentos da forma mais breve possível. Somente quando sua mensagem estiver clara, adicione detalhes se precisar de alguns.

Os psicólogos ainda dão mais uma dica: quando você fortalece suas habilidades de pensamento crítico, você se torna um poderoso oponente em uma discussão. E também um excelente orador que sabe explicar e provar fatos.

Dica 5. Seja direto e honesto

Evite qualquer persuasão oculta ou tentativas de manipular o receptor. A menos que você seja algum tipo de mestre em hipnose, seus truques podem ser facilmente descobertos. E ser uma pessoa desagradável que brinca com as emoções das pessoas não é o melhor plano de desenvolvimento para boas habilidades de comunicação no trabalho.

Se você precisar da ajuda de alguém, não inicie a conversa com anotações ambíguas ou um discurso detalhado sobre quantas vezes você lhes deu uma mão quando estavam com problemas, por exemplo.

Dica 6. Seja emocional, mas não em excesso

Tenha controle sobre suas ações, palavras e até pensamentos. Ao adicionar emoções, seja no seu local de trabalho, com amigos, e até mesmo com a sua família, você se torna mais genuíno. E as pessoas começam a confiar mais em você.

Porém não ultrapasse a medida. Sua vida social irá piorar se você ficar muito zangado ou deprimido ou, até mesmo, feliz demais. E ao invés de enxergarem você como uma pessoa autêntica, irão vê-lo como se fosse uma pessoa sem autocontrole e frágil.

Dica 7. Proporcione uma oportunidade para sugestões e críticas

Sempre dê tempo para a pessoa responder à sua mensagem. As metas de comunicação variam muito, mas é importante obter feedback. Sem respostas, a conversa se transforma em monólogo. E por que você aprenderia estratégias de comunicação, se você for dar um discurso em vez de conversar?

Estas são algumas dicas preciosas que irão melhorar muito a sua comunicação no trabalho. Mas para adquirir uma comunicação eficaz um psicólogo pode ser a ajuda ideal. Este profissional não apenas treinará suas habilidades, como lhe proporcionará autoconhecimento e desenvolverá outras habilidades essenciais para atingir seus objetivos de carreira.

Gostou do artigo? Então você pode se interessar por este também: Como vencer o medo de falar em público.

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.