Como a meditação melhora o desempenho no trabalho

Como a meditação melhora o desempenho no trabalho

Você sabia que a meditação é uma grande aliada para melhorar o seu desempenho no trabalho? Leia o texto e entenda como.

Há muitas maneiras de melhorar o desempenho no trabalho: trabalhe em projetos pelos quais você é apaixonado, crie um espaço de trabalho inspirador, melhore suas habilidades de comunicação etc. Mas há uma coisa que você pode fazer que pode mudar drasticamente sua experiência de trabalho que provavelmente não imaginava: a meditação. E os psicólogos recomendam!

A meditação não é mais exclusividade do budismo ou da yoga, por exemplo. Ela tem se tornado cada vez mais popular e por uma boa razão: os benefícios físicos e emocionais são inegáveis. E apenas alguns minutos de meditação por dia podem mudar drasticamente a sua vida – e ainda melhorar o desempenho de trabalho.

Como a meditação melhora o desempenho no trabalho?

Ficou curioso? Então confira em nosso texto três maneiras em como a meditação irá impactar o desempenho do trabalho (e a sua vida, também). E a psicologia recomenda!

1. Diminui o estresse

Há muitas situações estressantes acontecendo no local de trabalho. Há prazos para cumprir, problemas com clientes, pessoas difíceis para lidar, incêndios a serem apagados… Sem uma mente forte e inteligência emocional, o stress provavelmente irá dominar sua rotina.

Mas o estresse é perigoso. Isso faz com que você tenha mais chances de agir impulsivamente e tomar más decisões. Ele faz com que seja mais difícil olhar as coisas objetivamente. Também tem sérias implicações para sua saúde.

Se você quer ter uma experiência de trabalho positiva e produtiva, precisa manter o estresse no mínimo. E uma das melhores maneiras de fazer isso? Meditação.

Comprovadamente, a prática da meditação diminui tem o estresse. Ela também fortifica a mente, o que pode ajudá-lo a gerenciar melhor situações estressantes. E isso melhora muito o seu desempenho no trabalho.

2. Aumenta a empatia

Você já sabe que para ter sucesso em sua carreira, é preciso saber lidar com todas as pessoas. Isso inclui até mesmo as difíceis. Você precisa lidar com sua equipe, com seus gerentes, com seus clientes, com seus fornecedores…

Não importa qual é a sua profissão ou a área de atuação da sua empresa: as pessoas são uma grande parte dela. E quanto melhor você for capaz de lidar com as pessoas, melhor e mais produtivo será seu desempenho no trabalho, sucesso na carreira e do seu negócio.

>>> Veja também: 7 dicas para melhorar a sua comunicação no trabalho.

A chave para interagir bem com as pessoas é a empatia. Ser capaz de se colocar no lugar dos outros e interagir com eles a partir de um lugar de entendimento é um dos pilares da liderança. Sem isso, as pessoas que você encontra no trabalho não vão querer fazer negócios com você. Sua carreira e a sua empresa sofrerão.

Um estudo recente da Emory University mostrou que os indivíduos que praticavam a meditação regularmente aumentaram a atividade na área do cérebro associada à empatia. E quanto mais empatia você tiver, melhor será sua interação com as pessoas – e mais bem-sucedido você será no trabalho.

3. Afia a memória e melhora o foco

Se você quer ter um melhor desempenho no trabalho, precisa ter a mente afiada, não é mesmo? Deve ser capaz de se concentrar na tarefa e lembrar de tudo o que está acontecendo em seu negócio – onde diferentes projetos estão, quem está trabalhando em quê e o que precisa precisa acompanhar. Ter atenção plena às suas tarefas pontuais sem perder de vista o todo.

Em outras palavras, a chave para o sucesso no trabalho é foco e memória. E você sabe o que aumenta a memória e o foco? Isso mesmo, a meditação.

Um estudo recente realizado na Universidade de Kentucky descobriu que os alunos que meditavam se saiam 10% melhor em tarefas que exigiam atenção e concentração do que os alunos que não o faziam. Certamente, esses 10% farão toda a diferença para o seu desempenho no trabalho.

A meditação é uma prática simples que pode revolucionar completamente o seu trabalho – e sua vida. E além dos benefícios para o seu trabalho, ela pode lhe ajudar a conquistar mais saúde emocional e psicológica. Então, o que você está esperando?

Gostou do artigo? Então você pode se interessar por esse também: Inteligência emocional.

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.