Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Psicologia do Esporte

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Psicologia do Esporte

Muito se fala em preparo físico, treinos diários, exercícios consecutivos, mas, pouco se fala em preparo emocional. O esporte, bem como tantas outras áreas, exige, sim, um preparo psicológico ao atleta, seja ele de qualquer tipo de esporte.

No que a psicologia poderia ajudar?

Valor Consulta Psicóloga Janaina






Não quero informar nome ou e-mail





Segundos os psicólogos, no caso do esporte, é importante o preparo psicológico principalmente pela pressão e tensão que os atletas sofrem antes e durante as partidas. Pressão de seus treinadores, dos fãs, do time que está jogando contra; a pressão acontece mesmo que o atleta sequer perceba.

No caso do futebol, por exemplo, se o atleta não está preparado emocionalmente para encarar essa pressão, ou mesmo encarar uma possível derrota, isso poderá refletir em brigas, discussões, ou mesmo pequenos desentendimentos, que não aconteceriam – ou as chances seriam mínimas de acontecerem – se o preparo emocional do atleta estivesse equilibrado.

Qual seria o foco da terapia?

O terapeuta abrange áreas pontuais do atleta, buscando identificar se ele está passando por dificuldades emocionais em alguma área de sua vida, quais são os níveis de tensão; assim, terá informações o suficiente para trabalhar em cima daquela emoção, seja ela tristeza ou estresse, para que a mesma não reflita dentro de campo.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

É bastante comum que, quando não estamos nos sentindo bem, que algo em nossa vida não está caminhando da melhor forma, passemos a não ter ânimo para trabalhar, não queremos conversar com ninguém, e nos resguardar.

O mesmo acontece com atletas, que também tem suas vidas pessoais, à parte dos holofotes e dos olhares do mundo.

Para lidar com isso, é muito importante o acompanhamento de um profissional, para ajudar o atleta a separar sua vida pessoal de sua vida profissional, onde, independente de seus problemas, precisará ter um desempenho, no mínimo, espetacular em campo/ quadra, com milhares de pessoas observando e criticando.

Claro que o objetivo de um acompanhamento parte do princípio de que é importante que o ser humano esteja bem consigo mesmo, equilibrado e ciente de suas escolhas e decisões.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Por isso, manter um acompanhamento terapêutico é tão importante, principalmente em profissões que causam estresse e pressão – são consequências em longo prazo, em que somente será possível notar seus reflexos após o paciente notar os desconfortos que passam a surgir.

A Psicologia do Esporte é um tema muito abrangente, ao mesmo tempo em que é um tema “novo” a ser discutido. Onde são feitas as ligações das emoções e comportamentos, bem como a tomada de decisão dentro do esporte, em como fazer um trabalho em equipe, e aceitar que nem todos são iguais, que as pessoas têm opiniões diferentes e que nós precisamos aprender a lidar com isso, em qualquer área de nossa vida.

Quando aprendemos a nos conhecer bem, toda tarefa torna-se simples, pois saberemos quais são os nossos limites. Busque a ajuda de um psicólogo.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como conviver com uma pessoa controladora

    Conviver com uma pessoa controladora
    Pessoas controladoras são fáceis de identificar. Elas necessitam de outras para agir desta forma, para que seu domínio sobre elas faça algum sentido. Para o psicólogo, entender o mecanismo mental de uma pessoa controladora é fundamental afim de estabelecer um diagnóstico preciso.
  • Nervosismo

    Nervosismo
    Você fica nervoso e irritado com facilidade ? A raiva é um estado emocional que varia de intensidade, indo de uma leve irritação a uma imensa fúria
  • Psicologia e sexualidade

    Psicologia e Sexualidade
    Como a psicologia trabalha a sexualidade? Estarão nossos psicólogos preparados para tratar com o diferente? Vamos entender um pouco mais a respeito da opção sexual e sexualidade.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.