Psicologia do Esporte

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Psicologia do Esporte

Muito se fala em preparo físico, treinos diários, exercícios consecutivos, mas, pouco se fala em preparo emocional. O esporte, bem como tantas outras áreas, exige, sim, um preparo psicológico ao atleta, seja ele de qualquer tipo de esporte.

No que a psicologia poderia ajudar?

No caso do esporte, é importante o preparo psicológico principalmente pela pressão e tensão que os atletas sofrem antes e durante as partidas. Pressão de seus treinadores, dos fãs, do time que está jogando contra; a pressão acontece mesmo que o atleta sequer perceba.

No caso do futebol, por exemplo, se o atleta não está preparado emocionalmente para encarar essa pressão, ou mesmo encarar uma possível derrota, isso poderá refletir em brigas, discussões, ou mesmo pequenos desentendimentos, que não aconteceriam – ou as chances seriam mínimas de acontecerem – se o preparo emocional do atleta estivesse equilibrado.

Qual seria o foco da terapia?

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões variadas sobre psicologia? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

O terapeuta abrange áreas pontuais do atleta, buscando identificar se ele está passando por dificuldades emocionais em alguma área de sua vida, quais são os níveis de tensão; assim, terá informações o suficiente para trabalhar em cima daquela emoção, seja ela tristeza ou estresse, para que a mesma não reflita dentro de campo.

É bastante comum que, quando não estamos nos sentindo bem, que algo em nossa vida não está caminhando da melhor forma, passemos a não ter ânimo para trabalhar, não queremos conversar com ninguém, e nos resguardar. O mesmo acontece com atletas, que também tem suas vidas pessoais, à parte dos holofotes e dos olhares do mundo.

Para lidar com isso, é muito importante o acompanhamento de um profissional, para ajudar o atleta a separar sua vida pessoal de sua vida profissional, onde, independente de seus problemas, precisará ter um desempenho, no mínimo, espetacular em campo/ quadra, com milhares de pessoas observando e criticando.

Claro que o objetivo de um acompanhamento parte do princípio de que é importante que o ser humano esteja bem consigo mesmo, equilibrado e ciente de suas escolhas e decisões.

Por isso, manter um acompanhamento terapêutico é tão importante, principalmente em profissões que causam estresse e pressão – são consequências em longo prazo, em que somente será possível notar seus reflexos após o paciente notar os desconfortos que passam a surgir.

A Psicologia do Esporte é um tema muito abrangente, ao mesmo tempo em que é um tema “novo” a ser discutido. Onde são feitas as ligações das emoções e comportamentos, bem como a tomada de decisão dentro do esporte, em como fazer um trabalho em equipe, e aceitar que nem todos são iguais, que as pessoas têm opiniões diferentes e que nós precisamos aprender a lidar com isso, em qualquer área de nossa vida.

Quando aprendemos a nos conhecer bem, toda tarefa torna-se simples, pois saberemos quais são os nossos limites.

Links e Informações Úteis:

 

Quem leu esse texto também se interessou por:

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.