Transtorno de Estresse Pós Traumático – TEPT

TEPT - Transtorno de Estresse Pós Traumático

Transtorno de Estresse Pós Traumático (TEPT) é o nome que a medicina dá ao conjunto de reações psicológicas e físicas que podem surgir após um evento traumático. Em geral, são situações onde houve risco de morte para si ou terceiros, gerando sentimentos como pânico, impotência, horror, entre outros, que permanecem por meses ou anos após o fato ocorrido. Entre estas situações, podemos citar acidentes graves, sequestros, assaltos (situações que ameaçam a vida), assim como o testemunho de homicídios ou cenas de terror.

Vamos falar mais notadamente sobre alguns sintomas do TEPT

Ansiedade intensa, sonhos frequentes com o acontecido, revivência constante da situação causando sofrimento intenso, lembranças intrusivas que invadem a mente mesmo em momentos de relaxamento (flashbacks), trazendo a tona as mesmas sensações vividas, tentativa de manter distância de locais e pessoas que remetam à situação ocorrida, medo constante, desinteresse nas atividades cotidianas, sobressalto exagerado, hipervigilância, insônia, dormência dos membros ou tremores.

Além de identificar os sintomas, é importante verificar se os mesmos permanecem por mais de dois meses. Se você acredita que está vivendo o TEPT, é importante saber que este é um quadro transitório. Com a ajuda adequada, você tem grandes possibilidades de se recuperar. Mas é importante salientar que se não for cuidado corretamente ele pode se agravar, e prejudicar significativamente seu estado psicológico e físico.

O Transtorno deve ser encarado com seriedade e é extremamente importante a ajuda de profissionais para atravessar esta etapa. Um psiquiatra pode verificar a necessidade de prescrição de medicamentos, como antidepressivos e calmantes que irão ajudar muito a evitar momentos de crise e os sintomas mencionados. Além destes sintomas, você irá precisar de ajuda emocional para lidar com alguns sentimentos como despersonalização, culpa e vitimização.

A Terapia Cognitivo Comportamental intervém, através do trabalho de um psicólgo, nos comportamentos e emoções, com exercícios e técnicas que facilitam a recuperação, podendo transformar este momento doloroso, incorporando esta experiência em sua vida e ampliando seu potencial de resolução de conflitos.

Autora: Ana Perez (Psicóloga CRP 06/103606)