Estresse antes do casamento: como aliviar essa tensão

Categoria dos serviços da psicóloga: terapia de casal, relacionamento conjugal, relacionamentos, casamento, divórcio
Aliviar essa tensão antes do casamento

O tempo está passando rapidamente e logo vai chegar o dia em que todas as atenções estarão voltadas para você em sua cerimônia de casamento com a pessoa que mais ama.

Você deveria estar muito feliz, mas não consegue. Um nó no peito, uma vontade de chorar. De repente, se pega brigando com seu companheiro por um motivo bobo. Não se desespere, você não está doente.

O nome que resume tudo isso é estresse.

Outros sintomas também costumam incomodar quase todas os casais antes do casamento, como ansiedade constante, perda ou aumento de peso, desânimo, medo que tudo dê errado, fadiga e tensão muscular, entre outros. Esses sintomas podem ser melhor administrados com uma terapia de casal com psicólogo.

Os noivos devem buscar um apoio psicológico para enfrentar com mais facilidade o período que antecede o casamento. Desta forma, eles conseguem reagir com mais confiança aos dias que antecedem a cerimônia.

O psicólogo vai ouvir os medos e as ansiedades e, com isso, pode ajudar as partes a definirem prioridades e a enxergar os problemas no seu tamanho real, e não maior do que realmente são. Respaldado por um atendimento psicológico, o casal ganha mais confiança porque aprende a lidar com o medo, a ansiedade, além de se organizar melhor.

Terapia de casal torna o clima menos angustiante antes do casamento

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões de relacionamentos ou terapia de casal? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Os noivos precisam pensar em muitos detalhes para consolidar a cerimônia e, mesmo contratando uma agência para cuidar de quase tudo, a preocupação não deixa de existir. Afinal, o dia do casamento será um dos mais importantes de suas vidas.

Tudo precisa dar certo e o casal quer que os convidados só elogiem o evento. Segurar essa tensão é muito difícil, principalmente se não houve tempo de fazer terapia. Para amenizar um pouco esse quadro de angústia, preparamos algumas dicas e esperamos que os dias que antecedem o casamento sejam serenos, com as coisas caminhando em seu tempo certo.

Dicas para reduzir o estresse pré-casamento

  • Reconheça seus limites e evite situações desagradáveis.
  • Converse sempre com seu parceiro. Não discuta e procure a sinceridade mútua.
  • Busque se distrair com outras coisas que te dão prazer, como sair com os amigos, ir à academia, passear no parque. Procure não pensar o tempo todo no casamento.
  • Se tiver condições financeiras, contrate uma empresa que planeje eventos. Caso contrário, peça ajuda de parentes ou de amigos.
  • Procure dormir bem durante a noite. Seu rendimento será melhor no dia seguinte.
  • Cuide da alimentação. Prefira sempre uma comida saudável. Evite comer comidas muito pesadas no período da noite, que também podem tirar o sono.
  • Cuide da beleza. Faça a unha, escove o cabelo ou apenas hidrate os fios. Isso ajuda a melhorar o humor. Dedique horas para você mesma e fique mais bonita.
  • Evite a cafeína e o excesso de refrigerantes, porque mantém as pessoas mais ligadas e pode aumentar a ansiedade. Abuse dos chás que acalmam, suco de maracujá bem forte ou suco verde, com muita alface em sua composição.
  • Respire fundo e solte o ar devagar. Esse exercício ajuda a acalmar.
  • O planejamento é palavra de ordem para realizar qualquer evento. Dessa forma, você terá uma cerimônia tranquila e poderá desfrutar dela.
  • Mantenha sempre uma atitude positiva. Pense que tudo dará certo e aproveite bem o dia tão sonhado.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como lidar com a traição

    Lidar com a traição
    A descoberta da traição é um momento muito doloroso e complicado. Saber que o pacto de fidelidade foi quebrado gera angústia, raiva, culpa e desamparo.
  • O que são relacionamentos saudáveis?

    Relacionamentos saudáveis
    Não há fórmulas mágicas para definir se uma relação é mais ou menos saudável que outra. O que há, sim, são limites para aquilo que pode ser considerado justamente o oposto de saudável.
  • 5 sinais de que seu relacionamento é duradouro

    Relacionamento Duradouro
    Conheça os cinco sinais de um relacionamento duradouro, de acordo com psicólogos de terapia de casal.

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.