Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse

Categoria dos serviços da psicóloga: ansiedade
Leitura e o tratamento de ansiedade e estresse

Quem está sofrendo com um quadro de estresse e ansiedade sabe como é difícil desligar a mente dos problemas e conseguir relaxar, nem que seja por apenas alguns minutos. Mesmo quando já estamos fazendo algum tipo de tratamento com o acompanhamento de um psicólogo, é interessante estudarmos algumas estratégias para conseguir criar momentos de paz e sensação de tranquilidade, principalmente quando estamos em casa.

Nesse sentido, uma das táticas mais simples e baratas está ao alcance de nossas mãos: a leitura. Entenda como essa atividade pode nos ajudar a aliviar os sintomas dos transtornos mentais modernos no artigo de hoje.

A leitura como atividade terapêutica

Não é difícil entender o potencial terapêutico que a leitura oferece. Quando abrimos um livro, não importando qual assunto ele trata, acabamos por mergulhar toda a nossa atenção para a história que esta sendo ali contatada, imaginando cenários e personagens, e sentindo emoções diversas desencadeadas pelos enredos. Pensando dessa forma, a leitura pode ser entendida como uma meditação focada, já que faz com que a nossa mente desligue de todo o contexto externo, relaxando os nossos músculos, acalmando os nossos pensamentos e até a nossa respiração.

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões de ansiedade? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Se distribuída ao longo do dia, a leitura se torna uma pausa saudável e prazerosa na rotina, diminuindo os níveis do hormônio do estresse e a ansiedade, e é por isso que é tão recomendada pelos psicólogos.

A leitura como exercício para o nosso cérebro

A leitura é um dos exercícios mais completos que existem para a nossa mente. Isso porque ela é capaz de estimular diversas áreas do nosso cérebro. A leitura exige que nossa mente decodifique os sinais da escrita, entenda os sons que estão por trás deles e fazendo com que o significado de cada palavra seja revelado. Em seguida, nosso cérebro precisa entender o que aquela palavra significa dentro da frase e, num contexto maior, naquele trecho da história.

A área da nossa imaginação é fortemente estimulada, já que ao lermos um capítulo, nossa mente automaticamente busca visualizar paisagens, cenários, rostos, roupas e instrumentos. Além disso, temos o prazer da antecipação, já que buscamos formular hipóteses do que pode vir a acontecer num próximo capítulo, e da surpresa que o desenrolar das histórias nos trás.

Quais livros ler para aliviar sintomas de estresse e ansiedade

Para saber exatamente quais tipos de livros podem ser grandes aliados no tratamento de males como a ansiedade, o estresse e a depressão, é importante conversar com um psicólogo e pedir indicações de leituras. Só um profissional pode saber quais temáticas devem ser evitadas para nosso momento emocional, e quais linhas da literatura podem nos trazer momentos de descanso e reflexão.

Iniciar o tratamento com um psicólogo o quanto antes é muito importante para aliviar quadros de ansiedade e depressão. Entre em contato conosco ainda hoje e marque uma consulta com um dos nossos profissionais!

Quem leu esse texto também se interessou por:

Outros textos que podem lhe interessar

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.