Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Consulta Psicológica Online

Consulta Psicológica Online

Uma das modalidades de atendimento psicoterápico é a Terapia Online.

Regulamentada no Brasil em 12/11/2018, através da Resolução CFP 011/2018, a Terapia Online amplia o acesso para cada vez mais pessoas que não possuem flexibilidade ou disponibilidade para comparecerem presencialmente a um consultório de psicologia, por motivos de limitações físicas (como doenças) ou por morarem em outros estados, cidades e, inclusive, no exterior.

Psicólogos que atendem Online para todo Brasil

Natalia Queiroz

CRP 117294/06

Psicóloga Natalia Queiroz

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, com foco em terapia individual para adultos, terapia de tasal e demandas como ansiedade, conflitos conjugais, estresse, depressão e carreira. Com formação em Inteligência Emocional, cursa especialização em…

Janaina Guzzardi

CRP 92257/06

Psicóloga Janaina Guzzardi

É especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Neuropsicologia pela USP. Também possui cursos de extensão focados em TCC na área de Dependência Química pela UNIFESP e pela UFSC. Dentro da área clínica, onde atua há muitos anos, atende adultos e casais…

Carolina Carmignani

CRP 36041/06

Psicóloga Carolina Carmignani

Possui mestrado na área de Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é especialista em teoria, técnica e estratégias especiais dentro da psicanálise, além de formada em Neurolinguística …

Renata Gimenes

CRP 36105/06

Psicóloga Renata Gimenes

É especialista em teoria, técnica e ferramentas dentro da abordagem Cognitiva Comportamental e tem especialização em Saúde Mental e Psicopatologia. Também possui experiência na área organizacional em treinamento e desenvolvimento de grandes equipes…

Ana Lessa

CRP 136271/06

Psicóloga Ana Lessa

Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC, Especialista em Terapia Familiar e de Casal, Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental Profiler pela Sociedade Latino Americana de Desenvolvimento Humano…

Ingrid Machado

CRP 98165/06

Psicóloga Ingrid Machado

Formação em Terapia Cognitivo-comportamental – TCC, pós graduanda em Terapia Comportamental e fez parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Psiquiatria do Desenvolvimento – INPD e também no Hospital das Clínicas…

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Sigilo e Confiança

O sigilo e a confiança são a base para os atendimentos psicoterápicos e não seria diferente com o atendimento online. A Terapia Online é feita através de plataformas como WhatsApp, Face Time e Skype. Por isso, é fundamental que pacientes e psicólogos se assegurem da plataforma escolhida, utilizando equipamentos modernos com seus respectivos softwares atualizados.

É recomendado que o paciente utilize somente equipamentos pessoais e particulares, com softwares de proteção instalados. No entanto, é importante ressaltar que, mesmo com todos os devidos cuidados, pode não ser uma fonte totalmente segura.

Autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia, a Terapia Online, assim como as demais modalidades de atendimentos psicológicos, também respeita ao Código de Ética do Psicólogo.

Por isso, todas as principais demandas como questões relacionadas a problemas pessoais e interpessoais; dificuldades de relacionamento conjugal e familiar; problemas no ambiente corporativo; pais com dificuldades no relacionamento ou na educação dos filhos; situações de sofrimento e conflitos emocionais; ansiedade, depressão e estresse, entre outras queixas, podem ser trabalhadas no atendimento online.

Dicas Importantes para Terapia Online

É muito importante lembrar que a Terapia Online pode trazer consigo algumas objeções. Estar preparado antes do atendimento acontecer é fundamental para que você esteja confortável e seguro no ambiente que optou para realizar a sua consulta.

Montamos algumas dicas importantes que você precisa organizar antes de iniciar a sua primeira Consulta Online e, também, nas demais sessões que acontecerão no decorrer do seu processo terapêutico:

  • Confira a velocidade da sua internet e se no dia do seu atendimento ela mostrou oscilações. Se sim, talvez seja o caso de você remarcar o seu atendimento, para não acontecer de ser interrompido enquanto você está sendo atendido (a). A concentração e o foco nas sessões de psicoterapia são fundamentais para que você possa expressar seus sentimentos e absorver todas as informações que o psicólogo irá te passar.
  • Tenha certeza que o ambiente que você escolheu para realizar a sua consulta não ocorrerá interferências de terceiros. Mais uma vez é importante ressaltar que concentração e discrição são necessários para que você se sinta confortável ao falar sobre as suas questões. Procure ambientes aconchegantes e tranquilos para que o atendimento possa acontecer sem intercorrências.
  • Se houver problemas técnicos no decorrer da sessão, essa consulta poderá ser remarcada, tanto por parte do paciente quanto do psicólogo. É importante que a solicitação seja feita o mais breve possível, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp.
  • Se a sua consulta acontecer por WhatsApp, desative as notificações do seu telefone para que você não tenha estímulos externos enquanto conversa com o seu psicólogo. Lembre-se que esse momento é seu e que você precisa se concentrar no que está sentindo e nas questões que você quer trabalhar.

Casos Comuns em Terapia Online

A Terapia Online é uma terapia como as demais, com a diferença da ferramenta que é utilizada para que ela aconteça. Todos os cuidados devem ser tomados, como ambiente e plataforma utilizados, para que a Terapia Online forneça exatamente os mesmos benefícios e resultados que uma Terapia Presencial.

Com todos os devidos cuidados, é possível que sejam atendidas a maioria das demandas que acontecem em um atendimento presencial, tais como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Estresse Pós-Traumático;
  • Luto;
  • Fobias;
  • Problemas no Trabalho;
  • Problemas Familiares;
  • Terapia de Casal;
  • Compulsões Alimentares;
  • Dificuldade de Relacionamentos;
  • Orientação de Pais;
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC);
  • Autoconhecimento;
  • Amadurecimento Emocional;
  • Entre outros.

O importante é que você busque o auxílio de um profissional capacitado para trabalhar as suas demandas e aflições. Somente um profissional experiente poderá ajudar verdadeiramente um paciente. Por isso, não deixe de fazer pesquisas aprofundadas sobre o profissional que você escolheu.

Dezenas de vídeos no youtube

ATENÇÃO
Este site e psicólogos não oferece tratamento ou aconselhamento emergencial para pessoas em crise suicida. Em caso de crise, ligue para o número 188 ou acesse o site www.cvv.org.br. Em caso de surto ou emergências procure atendimento em um hospital mais próximo.