Psicólogo: Pânico, Medo e Fobia

  • Psicóloga: Pânico, Medo e Fobia

O medo é uma resposta vital para situações de perigo iminente, seja um perigo que afetaria fisicamente ou emocionalmente. Se não sentíssemos medo não poderíamos evitar, muitas vezes, ameaças legítimas. É uma reação natural de proteção.

Mas muitas vezes temos medo de situações corriqueiras do nosso dia a dia. Traumas ou experiências ruins podem desencadear uma resposta de medo exagerada, difícil de controlar. Expor-se às situações de medo, com cautela e eventualmente com ajuda de profissionais, pode ser uma boa maneira de superá-los.

Psicólogos que atendem pacientes com queixa de Pânico, Medo e Fobia:

Conheça o perfil da cada psicólogo que atende casos de Pânico, Medo e Fobia na página Psicólogos. Você poderá ver as especializações, os textos individuais, além de saber o valor das consultas e agendar sua sessão.

Ingrid Machado

CRP 98165

Psicóloga Ingrid Machado

Formação em Terapia Cognitivo-comportamental – TCC e é pós graduanda em Terapia Comportamental …

Leticia Merschmann

CRP 114273

Psicóloga Leticia Merschmann

Atua com Terapia Cognitivo-comportamental e é pós graduanda em Neuropsicologia e Psicanálise. Realiza atendimento a Adultos e Terapia de Casal …

Ana Lessa

CRP 136271

Psicóloga Ana Lessa

Formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo CETCC, Especialista em Terapia Familiar e de Casal, Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental Profiler pela Sociedade Latino Americana de Desenvolvimento Humano…

Carolina Carmignani

CRP 36041

Psicóloga Carolina Carmignani

Possui mestrado na área de Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também é especialista em teoria, técnica e estratégias especiais dentro da psicanálise, além de formada em Neurolinguística …

Confira abaixo alguns textos sobre Síndrome do Pânico, Medo e Fobia:

Ataque de pânico

Como identificar um ataque de pânico
Como identificar um ataque de pânico
O ataque de pânico, em geral, é caracterizado quando ocorre uma violenta liberação de hormônios, principalmente a adrenalina, causando uma crise com sintomas físicos e emocionais. É mais comum do que se pensa e, segundo os psicólogos, o ataque de pânico pode conduzir, às vezes, a situações de risco…

Tipos de Fobia

Entendendo os tipos de fobia
Entendendo os tipos de fobia
O medo é uma característica dos fracos ou uma virtude dos cautelosos? Nem um e nem outro. Guardadas as devidas proporções, ele é necessário para nossa sobrevivência, impondo limites para livrar-nos do perigo. No entanto, quando muito intenso, o medo transforma-se em fobia e passa a trazer transtornos para a vida, se tornando uma barreira que limita a nossa…

Síndrome do Pânico

Síndrome do Pânico
E agora, o que fazer?
“De repente, senti uma tremenda onda de medo por nenhuma razão aparente! Meu coração estava batendo forte, meu peito doía, e foi ficando mais difícil de respirar. Pensei que iria morrer.” Essa descrição resume bem o que sente um paciente com síndrome do pânico durante…

Medo de Dirigir

Medo de dirigir
O que fazer?
Acelerador, freio, freio de mão, troca de marcha, retrovisor, seta, movimento de pedestre, movimento de ciclista, movimento de outros automóveis. São muitos os detalhes que fazem toda a diferença no trânsito, mas que se tornam atitudes automáticas por parte dos condutores. Porém, com outras pessoas a situação é diferente…

Medo

Medo
O que fazer?
Existe uma dosagem de medo adequada, considerada “saudável”. Se temos pouco medo nos descuidamos e o perigo aumenta. E se temos medo em demasia deixamos de fazer as coisas, o que traz enormes prejuízos às diversas áreas de nossa vida (profissional, social, e/ou conjugal). Quando o medo é demasiado ou irracional ele pode…

Medo de ter Filho

Medo de ter um filho
Medo de serem pais
Para alguns casais, ter filhos ao longo do casamento é algo comum e faz parte do fluxo natural da humanidade, considerando até “estranhos” aqueles que optam por não ter filhos. No entanto, existem casais que nem chegam a escolher a opção de não ter. Pelo contrário, sentem medo de serem pais…

Síndrome de Estocolmo

Síndrome de Estocolmo
Mais comum do que se imagina
Síndrome de Estocolmo: um nome não muito conhecido, mas uma situação bastante comum. A Síndrome de Estocolmo é um estágio psicológico particular caracterizado em situações de tensão, medo, às vezes, até mesmo situações de tortura, em que a vítima, por vivenciar todos os medos, frustrações e anseios dentro da situação, passa a criar afeto pelo seu agressor…

Fobia Social

Fobia Social
Entenda o que é Fobia Social, quais são suas características e quais são os tratamentos mais comuns
Todo mundo passa por momentos constrangedores em algum momento da vida, e muitas pessoas se consideram tímidas, inclusive em excesso. Porém a fobia social é um transtorno que faz com que a pessoa se feche completamente evitando qualquer contato externo com a sociedade, por medo de ser julgado ou constrangido em público….

Medo de altura

Medo de altura
O medo de altura é um problema que pode impactar significantemente a qualidade de vida.
Mais conhecida por psicólogos como acrofobia, o medo de altura é um problema que impacta significantemente a qualidade de vida. Esta fobia surpreendentemente comum faz com que inúmeras pessoas no mundo todo sofram desnecessariamente. Descubra mais sobre o medo de altura…

TAS ou Fobia Social

Transtorno de Ansiedade Social
Conheça o Transtorno de Ansiedade Social – TAS, seus sintomas e tratamentos
O Transtorno de Ansiedade Social caracteriza-se pelo medo de se expor ao olhar e ao julgamento das outras pessoas, mesmo em grupos relativamente pequenos. Esse temor pode fazer com que a pessoa passe a evitar situações sociais. O medo e a preocupação ocorrem de forma excessiva e exagerada em situações nas quais a pessoa receia ser alvo do julgamento de terceiros…

Psicóloga Responsável
Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.