Newsletter
Assine Aqui

Qual é a definição da psicologia para a saúde mental

Qual é a definição da psicologia para a saúde mental

Apesar da Organização Mundial da Saúde não ter uma definição universal para o tema, a saúde mental é um assunto recorrente nas mídias e consultórios.

A saúde mental é um dos assuntos mais recorrentes da atualidade. Em um mundo onde a depressão responde por significativa fatia dos casos de afastamento do trabalho, falar sobre saúde mental é essencial, principalmente por profissionais como psicólogos.

Conforme a Organização Mundial da Saúde – OMS, não existe uma definição universal para saúde mental. As diferenças entre culturas e suas peculiaridades podem tornar o significado de saúde mental bastante subjetivo.

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Mas, independentemente da cultura, a OMS entende que a saúde mental é a responsável por fazer o indivíduo buscar seus objetivos e contribuir para a sua comunidade.

Esse termo tem relação com a capacidade individual de buscar o equilíbrio. É preciso dedicar tempo para apreciar a vida, bem como para empenhar esforços para atingir a resiliência psicológica.

A saúde mental para a psicologia

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





De acordo com a Associação de Psicologia Americana – APA, a saúde mental pode ser definida pela forma como pensamentos, sentimentos e comportamentos influenciam diretamente nossas vidas.

Uma imagem positiva sobre si mesmo é reflexo da boa saúde mental. É isso que estimula o bom relacionamento com amigos, familiares e colegas de trabalho.

>>>Leia também: Autoestima: é possível ser plenamente feliz e satisfeito consigo mesmo?

Mundo interior X Mundo exterior

Estar de bem consigo e com os outros. A pessoa com saúde mental em dia sabe administrar o seu mundo interior mesmo diante de vivências e até exigências externas.

O indivíduo que goza de boa saúde mental cuida da sua vida de forma que se torna dono do seu destino, sempre com boa noção de tempo e espaço. Apesar dos altos e baixos da vida, ele não perde a consciência daquilo que é mais precioso para ele.

Como age o indivíduo com boa saúde mental?

São características de boa saúde mental as atitudes listadas a seguir.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO
  • Controle emocional diante de dificuldades, alcançando assim uma estabilidade em sua vida.
  • A oferta de contribuições para a sua comunidade. Seja por meio de trabalho, estudos, cuidados com familiares e outros em situação de fragilidade.
  • Definição de metas para sua vida e sucesso na realização de boa parte delas.
  • Capacidade de superar obstáculos ao desenvolver estratégias corretas de enfrentamento.
  • Capacidade de manter relacionamentos saudáveis em diferentes esferas da sua vida.
  • Comunicação facilitada com os demais, de forma clara e assertiva, sinalizando suas necessidades de um jeito fácil e acessível.

A saúde mental é composta por diversos fatores: ambientais, biológicos, sociais, econômicos, entre outros. Independentemente da dificuldade, a saúde mental é muito mais negligenciada que a física.

Muitas vezes, sabemos que é mais complicada de tratar. Ou, enganamos a nós mesmos acreditando ser possível viver diante de um quadro de doença psicológica ou psiquiátrica.

Diante dos sinais físicos e psicológicos de que a sua saúde mental não vai bem, ou seja, você não consegue manter seu equilíbrio, sua autonomia e nem contribuir para a sociedade, é preciso procurar auxílio especializado com psicólogos.

Agora que você já sabe da definição de saúde mental para a psicologia, reflita se você está saudável nesse aspecto da sua vida. Leia também este artigo sobre como cuidar da sua saúde mental. Ele é fantástico! Até a próxima!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como você tem cuidado da sua saúde mental

    Cuidar da Saúde Emocional e Mental
    Como você tem cuidado da sua saúde mental ? É sempre importante lembrar que não apenas o corpo precisa estar saudável, mas a mente também.
  • Cansaço mental: como cuidar

    Cansaço mental
    Com rotinas estressantes, corridas, cheias de compromissos e pressões, nossas mentes estão ficando esgotadas. Saiba o que pode ser feito quando houver cansaço mental
  • Por que Fazer Terapia?

    Porque fazer terapia
    Muitas pessoas não dão uma chance a terapia por desacreditar ou desconhece-la. Mas ela é apenas a aplicação de uma ciência, a psicologia. Leia mais.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *