Atendimento Online

As sessões serão por Vídeo durante a quarentena

Saiba como funciona o atendimento psicológico a distância

Secretária das 7hs às 21hs. Ligue 11 4564-7707

Consultas das 7hs às 22hs

Valores - Horários Disponíveis - Os Psicólogos

Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Aprenda a Tomar Decisões e Aumente o seu Poder de Decisão

Como Aumentar o Poder de Decisão

Todo processo de decisão apresenta algum tipo de dificuldade. A menos que seja algo muito positivo, a maior parte das pessoas irá enfrentar conflitos na hora de eleger um caminho.

Outros grupos de pessoas podem ainda manifestar medos e fobias exagerados na hora de tomar decisões. Para desenvolver o poder de decisão, algumas buscam apoio de psicólogos para auxiliar nessa viagem ao interior do ser.

Compreender os motivos de protelar decisões é importante na vida pessoal e profissional. Aumentar o poder de decisão pode ser o divisor de águas para receber uma promoção ou assumir cargos de liderança.

Algumas profissões irão demandar tomadas de decisão, que podem ser o sucesso ou não de um empreendimento. O certo é que em algum momento, todos nós iremos passar situações que exigem que se exerça o poder de decisão, implicando no direcionamento da vida.

Para algumas pessoas, tomar uma decisão na maioria das vezes implica numa escolha muito difícil, complicada e até mesmo misteriosa.

Parece algo psicológico demais, intrínseco demais e por isso nos dá a sensação de impotência, pois diante de tal situação somos limitados a escolher, ou isso ou aquilo.

Por que, às vezes, é difícil tomar uma decisão

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

É claro que a partir do momento em que tomar uma decisão se torna importante ou nos pega de surpresa, sem que estivéssemos esperando por ela, não nos resta dúvida de que muitas incertezas são instaladas e que certamente teremos que abrir mão de uma coisa em detrimento de outra.

A boa notícia é que “tomar uma decisão” é um comportamento como outro qualquer e por isso pode ser aprendido e modificado.

No entanto, o sinal de alerta é acionado porque talvez em sua história de vida tomar uma decisão estivesse relacionado com muito sofrimento. Ou aqueles que tiveram uma educação muito rígida, inflexível e controlada por regras, não eram permitidos enquanto crianças a fazerem suas próprias escolhas, já que seguir as normas e regras era pré-requisito.

Como Marcar Sua Consulta?

Para marcar sua consulta é só clicar no horário que estiver disponível, tudo online.

AGENDE SUA CONSULTA

Ou seja, tornaram-se crianças inseguras e com um fraco repertório comportamental nesse sentido, além de não se apropriarem da criatividade como benefício enriquecedor na resolução de problemas.

É importante deixar claro que, em alguns casos, a escolha que você julga como a mais satisfatória e que lhe daria mais prazer pode estar sendo impedida por alguma outra coisa. E é justamente por isso que será necessário pensar, refletir e então tomar uma decisão.

Escolha e Renúncia

Sabemos que toda escolha é uma renúncia e provavelmente, renunciar é mais complexo que escolher. Renunciar significa abrir mão de algo e isso exige autonomia e segurança.

O fato é que a maior parte das pessoas não foram educadas para assumir seu poder de decisão, sendo muitas vezes preferível apenas acatar ordens naturais ou determinadas por alguém que irá assumir o risco.

Em cargos de liderança o exercício e poder de decisão é evidenciado. Espera-se que o líder decida pelo grupo, manifeste sua impressão e que se algo fugir do controle que ele tenha um plano B e arque com o resultado das decisões, arriscando sua posição na empresa, ou até sua reputação.

Dicas para aumentar o seu poder de decisão

Para aumentar seu poder de decisão, reunimos algumas dicas para ajudar nesse processo, reduzindo a margem de erro e aumentando as chances de sucesso.

Tomando Decisões

1. Analise sob todas as óticas e veja por outros ângulos

Conhecer profundamente todos os fatores que regem uma situação irá contribuir na tomada de decisão. Busque conhecer outros pontos de vista, fatores de risco e que influenciam na decisão.

A maior parte das vezes é a falta de informação em profundidade que faz com que se tema o inesperado. Muitas coisas não dependem necessariamente de nós, nesse caso, considere tudo o que depende de você, mas não esqueça de analisar também o que foge do controle.

2. Conheça as variáveis para prevenir erros

Considerar as variáveis é uma base importante para desenvolver o poder de decisão. É sabido que podemos ser tendenciosos. Podemos ser mais otimistas ou pessimistas, mas o certo é que considerar mais cenários pode contribuir de forma satisfatória, pois amplia o horizonte e torna previsões distintas, conhecidas.

3. Desenvolva o poder de decisão com prudência

Tenha paciência, não haja sob pressão ou por impulso, nem tente agradar ninguém. Tomar decisões acertadas requer segurança e autoconhecimento. Somente com perseverança e quando esgotadas as possibilidades, decisões mais complexas podem ser tomadas.

Aumentar o poder de decisão significa empoderar-se de seu processo analítico e muitas vezes considerar a intuição. Ponderar esses fatores requer prudência. Isso evitará que você seja paralisado pelas circunstâncias.

4. Aprenda a delegar e aumente seu poder de decisão

Saber delegar é uma arte. Delegar significa confiar nos talentos que outras pessoas têm, para fortalecer o poder da decisão. Ter outros envolvidos pode muitas vezes ajudar no levantamento de questões específicas. Considerar apoio técnico é fundamental, e aceitar outras experiências pode encurtar o caminho entre a dificuldade e solução para cada caso.

5. Reavalie os resultados em cada etapa de decisão

Poucas decisões são definitivas. Aceite que você pode errar ou algo sair do controle. Nesses casos, recuar, reavaliar e corrigir falhas fará toda a diferença no resultado final.

Grandes planos de negócios e estratégias são revisados periodicamente, para garantir que os indicadores demonstrem sucesso nas ações. Ter humildade para aceitar o que pode ser melhorado, é com certeza o que nos separa do sucesso ou de uma pequena ou grande falha.

É muito importante ressaltar que todos sentimos medo do que não conhecemos, e que o sucesso vem da repetição e correção de falhas. Vamos ganhando experiências e assim progredindo.

Considerar o apoio de um psicólogo para entender as razões que impendem que se tome decisões é crucial para a assertividade nas decisões.

A hora de tomar uma decisão

A dica para tal situação: esgote todas as possibilidades para imaginar diferentes maneiras de obter o que se deseja, nem sempre aquele pensamento que você tanto teme e que o perturba, acontecerá de fato.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Para algumas pessoas, ou melhor, para os mais passivos, provavelmente fazer aquele curso tão sonhado que vai acontecer bem no dia do aniversário de seu amigo talvez não se configuraria como um conflito. Já que para elas expressar o que desejam nunca é uma prioridade e criam regras internalizadas de que devem ser agradáveis e adequadas o tempo todo, sempre se colocando em segundo plano nas relações.

O fato é que para aqueles que dão a devida importância às suas aspirações é bem provável que se sintam incomodados com o conflito que acabou de se apresentar.

Depois de ter investido em possíveis alternativas, caso realmente a escolha que você gostaria não conseguiu se concretizar devido às evidências apresentadas ou até mesmo depois de uma reflexão acerca da prioridade de escolhas.

Perceba que ao se expor você corre o risco de não obter o que esperava, mas por outro lado está se permitindo, se oportunizando, e isso é bom.

Entenda que independente da decisão que tomar, ela terá um custo de oportunidade, um custo que poderá ser alto ou baixo, vai depender da sua forma de enxergá-lo. Por que não tentar?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como aumentar minha segurança e autoestima

    Como aumentar minha segurança e autoestima
    Vejas as dicas de como você pode aumentar sua segurança e autoestima, com o texto da psicóloga do consultório de psicologia Psicólogos Berrini
  • Autoconhecimento

    Autoconhecimento
    Diariamente encontramos pessoas confusas e perdidas diante de situações do cotidiano, graças a falta de autoconhecimento. Acesse para saber mais
  • Insegurança

    Insegurança
    Insegurança pode surgir em diversas ocasiões, muitas vezes sem um motivo que conseguimos explicar. Acesse, saiba como ela se manifesta e o como vence-la

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *