O que são relacionamentos de rebote? Esses relacionamentos podem funcionar ou são sempre ruins?
Relacionamentos de rebote são aqueles onde se “emenda” uma nova relação logo após o término da anterior. Muitos psicólogos dizem que um rompimento pode, de fato, ser traumático, especialmente quando ocorre após muitos anos de relacionamento.
Relacionamentos de rebote serviriam para curar essas feridas emocionais. No entanto, 90% dos relacionamentos de rebote não sobrevivem aos primeiros três meses. Isso quer dizer que esses relacionamentos são ruins? Ou podem contribuir para um próximo relacionamento?
É o que você vai descobrir agora! Acompanhe!
Qual o objetivo dos relacionamentos de rebote?
Os Psicólogos
Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.
Segundo os psicológicos, os relacionamentos de rebote servem a um propósito psicológico essencial: eles ajudam as pessoas que acabaram de terminar um relacionamento a “seguirem em frente” e se curarem mais rapidamente do que se estivessem sozinhos.
Quem mergulha em um relacionamento de rebote supera o seu parceiro anterior mais rapidamente e se sente mais confiante para iniciarem um namoro. Além disso, os relacionamentos de rebote:
Como Marcar Sua Consulta?
Para marcar sua consulta é só clicar no horário que estiver disponível, tudo online.
- Ajudam na recuperação emocional, uma vez que o recém-separado passa a se sentir mais desejável.
- Tornam mais fácil se desapegar do relacionamento anterior.
- Melhoram a autoestima e o bem-estar.
- Dificultam encontros com o ex.
- Possibilitam estímulo social.
- Ajudam a superar a raiva.
- Protegem da solidão.
Por que muitas pessoas vivem relacionamentos de rebote?
Quando é cedo demais para começar um relacionamento pós-término? O seu relacionamento atual é um desses relacionamentos de rebote? Muitas pessoas optam por viverem um relacionamento de rebote, entre as razões, podemos citar.
Sentem que é cedo demais para um novo relacionamento
Muitas pessoas se sentem reconfortadas na companhia de um novo parceiro. No entanto, não desejam iniciar um novo relacionamento. De fato, o ideal é esperar de 3 a 4 meses para se recuperar e estar pronto para um novo relacionamento.
Desejam apenas causar ciumes no ex
Muitas pessoas podem começar um novo relacionamento para causar ciúmes no ex e melhorar a sua autoestima. O novo parceiro, nesse caso, serve apenas como um troféu.
Não querem se envolver
O término de uma relação de longa data pode destruir a fé nos relacionamentos. Muitas vezes, as pessoas recém-separadas preferem viver relacionamentos casuais do que entrar de cara em um relacionamento sério.
Não conhece bem o seu parceiro atual
Apaixonar-se envolve o desejo de conhecer melhor o seu parceiro. Muitas vezes em um relacionamento de rebote não se sabe muito sobre o parceiro atual o que torna difícil fazer com que a relação evolua para o próximo nível. No entanto, mesmo assim é possível ser feliz por não estar solteiro.
Os relacionamentos de rebote podem funcionar?
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo
Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.
As chances dos relacionamentos de rebote se tornarem relações duradouras são pequenas e geralmente essas relações não acabam bem. No entanto, em alguns casos relacionamentos de rebote podem funcionar.
Quando isso acontece? Como você sabe, um relacionamento não acaba da noite para o dia. Em muitos casos, o rompimento pode consequência de um longo processo de brigas e desentendimentos. Nesse caso, o relacionamento já estava morto há muitos anos, só faltava deixar as coisas claras.
Isso quer dizer que, em casos assim, os parceiros estão mais do que prontos para “seguirem em frente” caso puderem encontrar um parceiro que os façam felizes.
Agora que você já sabe o que são relacionamentos de rebote, que tal descobrir como encontrar o psicólogo ideal para você?
Quem leu esse texto também se interessou por:
11 dicas para um relacionamento conjugal duradouro
Você acha que casamento tem receita para que funcione? Confira as dicas sob a perspectiva de um psicólogo com consultório na zona sul de São Paulo
5 dicas para melhorar a confiança no relacionamento
Ter confiança no relacionamento é algo difícil à primeira vista, mas segundo psicólogos é possível de realizar. Confira as dicas.
Como respeitar o espaço de cada um nos relacionamentos
Como respeitar o espaço de cada um nos relacionamentos, a psicologia vai auxiliar na comunicação entre os parceiros, ajudar a compreender os objetivos individuais dentro da relação.
Meu relacionamento tava em crise e ainda por cima traí ela, ela terminou comigo e já arrumou outro, perguntei se ela não me amava mais ela disse que se cansou de mim, me bloqueou de todas as redes sociais, moramos longe um do outro, disse pra ela que tava arrependido e ela não acredita, acho que é relacionamento rebote
Olá, Roberto!
Bater um papo com um psicólogo pode ser bastante importante nesse momento para te ajudar a compreender com mais clareza essa situação.
Obrigada por compartilhar o seu comentário!
Abraços,
Psicóloga Thaiana
Perguntei pq ela tá com outra pessoa ela disse que ele é um cara sofredor ♂️ ou seja não sente nada por ele, tem algo que eu possa fazer pra reconquistar ela ?
Olá, Roberto,
Neste momento o mais indicado é que você fortaleça o seu emocional e cuide do seu bem-estar. Nem tudo está no nosso controle, principalmente casos de relacionamentos. Cada pessoa tem seu tempo e sua maneira de enxergar cada situação. Uma sugestão que você pode dar a ela, também, é iniciar um processo terapêutico para que ela possa compreender melhor o que sente.
Abraços,
Psicóloga Thaiana
Meu ex namorado me traia muito, ai um dia eu cansei e terminei. E no dia seguinte assumiu a amante dele, e passou uns 5 meses eles terminaram e agora ele assumiu a amiga da amante dele.. Kkkkk o que me diz?
Olá, Thayna,
Não há muito o que dizer em relação a isso.
Sugiro que você siga sua caminhada com leveza e fortaleça seu emocional, priorizando seu bem-estar.
Abraços,
Psicóloga Thaiana
Meu casamento estava em crise minha ex começou um caso ficou por mais ou menos oito meses rompemos e ela em seguida já foi morar com o amante é possível ser um verdadeiro amor?
Olá, Luiz!
Infelizmente não consigo dar uma resposta sobre isso sem entender os contextos em que tudo aconteceu. O que posso dizer neste primeiro momento é que sugiro fortemente que, ao invés de se perguntar sobre o que está fora de seu controle, olhe para dentro de você e cuide de si mesmo, dos seus sentimentos e emoções, fortaleça seu emocional e permita-se se reinventar sempre 🙂
Abraços,
Psicóloga Thaiana
Passei quase 5 anos em um relacionamento, e no ultimo ano descobrir traições que me deixaram muito mal. No dia que eu terminei o namoro, ele assumiu a amante dele, bem mais velha do que eu. Só que ele dizia que sentia remorso e etc, porém largou essa amante e assumiu uma outra mulher… Só que eu ainda sinto que ele me ama, sei lá, minhas intuições não costumam falhar.
Olá,
Primeiramente, obrigada por compartilhar o seu comentário!
A minha maior sugestão nesse momento é que você busque fortalecer o seu emocional e cuidar da sua saúde psicológica, deixando um pouco de lado a maneira como ele tem vivido e o que ele sente. Vamos pensar em como você se sente e cuidar dos seus sentimentos! 🙂
Abraços,
Psicóloga Thaiana