Newsletter
Assine Aqui

7 Resoluções para Melhorar o Relacionamento Pessoal ou Profissional

7 Resoluções para Melhorar o Relacionamento Pessoal ou Profissional

Confira 7 resoluções de autoconhecimento para melhorar o relacionamento interpessoal e interações sociais.

Interações interpessoais podem ser um grande desafio para diversas pessoas. Neste contexto, engana-se quem pensa que psicólogos não podem ajudar a melhorar o relacionamento. Afinal, quanto mais praticamos o autoconhecimento, mais conseguimos entender e respeitar outras pessoas..

A ideia de se relacionar pode trazer à tona diversas inseguranças e dúvidas que todos temos a respeito de nós mesmos. Por isso, confira neste artigo 7 resoluções que podem te ajudar a melhorar o relacionamento, seja ele pessoal ou profissional.

1. Entenda você mesmo antes de tentar melhorar o relacionamento

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Muitas pessoas, inconscientemente, em grande parte das vezes, se permitem estar em um relacionamento abusivo porque não se conhecem. Nesse sentido, relações abusivas são caracterizadas como interações marcadas por privações excessivas de uma das partes, jogos emocionais, chantagens, humilhações e outras situações desconfortáveis.

É válido ressaltar que, apesar dos relacionamentos abusivos serem costumeiramente citados nas interações românticas, podem estar presentes entre as relações familiares, profissionais e outros tipos de ligações sentimentais.

Desse modo, quando nos conhecemos, entendemos nossas características, emoções e sentimentos. Temos clareza a respeito daquilo que gostamos e somos mais cuidadosos com nossos relacionamentos.

autoconhecimento é o pilar mais importante nas interações sociais, principalmente quando pensamos em possibilidades para melhorar o relacionamento, pois possibilita processos mais saudáveis e equilibrados.

2. Saiba a hora certa de falar e ouvir

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Como diria a banda brasileira Supercombo, determinadas coisas são “fáceis de falar e difíceis de fazer”. E, isso se aplica ao ato de falar e ouvir. Constantemente não entendemos a hora certa para cada coisa, entretanto, é um processo importante para as interações.

A conversa é capaz de aliviar estresse, diminuir a tensão e melhorar o humor. Dê valor a esses momentos em seus relacionamentos. Perceba quando o seu parceiro precisa falar, e saiba ouvir. Da mesma forma, não guarde para si grandes problemas, converse a respeito e perceberá que se sentirá muito melhor, principalmente para tomar decisões.

3. Converse a respeito dos problemas

Sempre teremos problemas em nossos relacionamentos, isso porque se trata da interação entre pessoas totalmente diferentes. Entretanto, é importante saber conversar quando algo que te incomodou aconteceu.

Imagine, por exemplo, se o seu chefe grita com você por um erro seu na frente da sua equipe. Essa situação, apesar de ser totalmente inesperada, pode se repetir outras vezes caso não converse com seu líder a respeito. O mesmo se aplica às dificuldades dentro de um casamento, entre parentes ou amigos.

Veja mais, o que são relacionamentos saudáveis?

4. Aprenda a pedir desculpas e a perdoar

Como citado brevemente no tópico anterior, relacionamentos são marcados pelas interações de diferentes pessoas, cada uma com seu jeito, pensamento e história de vida.

Em algum momento acabamos magoando esses indivíduos, seja uma palavra mal dita, uma ofensa ou uma ação sem pensar. E, essas situações não nos fazem seres humanos maus, apenas humanos. Entretanto, o ato de saber quando erramos e sermos capazes de pedir desculpas faz de nós humanos melhores e mais felizes.

Da mesma forma, se quisermos melhorar o relacionamento, devemos aprender a perdoar e não cultivar sentimentos negativos ou destrutivos dentro de nós. Acredite, é libertador.

5. Respeite pensamentos diferentes do seu

Não há outro caminho para evitar desavenças desnecessárias, discussões e para melhorar o relacionamento que não seja respeitando as variadas formas de ver o mundo que as pessoas possuem. Essas ações nos ajudam, até mesmo, a descobrir novos horizontes e aprender outras possibilidades.

6. Saiba filtrar críticas construtivas de comentários destrutivos

Esse consiste em outro pilar para aprendermos a diferença entre uma relação saudável de um relacionamento abusivo. As interações sempre serão permeadas por conselhos e críticas, entretanto, devemos entender quando esses comentários são destrutivos.

Isso porque, esse tipo de “crítica” ao invés de nos instigar a melhorarmos e atingirmos novos desafios, pode colocar-nos para baixo, instalar a sensação de inferioridade e imponência.

7. Seja compreensivo, mas seja justo

Por fim, para melhorar o relacionamento, seja ele qual for, é essencial ser compreensivo, entender limitações, compreender dificuldades e saber ajudar. Entretanto, é importante que a compreensão não ultrapasse a linha tênue da justiça, principalmente com você mesmo.

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

A compreensão reúne todas as características citadas anteriormente, conhecer, ouvir, conversar, dividir problemas, pedir desculpas e perdoar, respeitar diferentes visões de mundo e saber filtrar. Nesse sentido, é importante assegurar que as relações não podem afetar nossas características individuais.

Gostou de ler esse texto? Então pode se interessar por esse também: Inteligência Emocional e Autoconhecimento.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Como aumentar minha segurança e autoestima

    Como aumentar minha segurança e autoestima
    Vejas as dicas de como você pode aumentar sua segurança e autoestima, com o texto da psicóloga do consultório de psicologia Psicólogos Berrini
  • Autoconhecimento

    Autoconhecimento
    Diariamente encontramos pessoas confusas e perdidas diante de situações do cotidiano, graças a falta de autoconhecimento. Acesse para saber mais
  • 13 dicas simples para alcançar o bem-estar

    Alcançar o bem-estar
    Confira essas dicas para alcançar o bem-estar, afinal não há nada mais prazeroso na vida do que se sentir bem. E não há muito segredo sobre como fazer isso.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *