Newsletter
Assine Aqui

Conheça quais são as principais habilidades de comunicação segundo os psicólogos

Conheça quais são as principais habilidades de comunicação segundo os psicólogos

Desenvolva habilidades de comunicação e tenha sucesso na sua vida pessoal e profissional.

Boa comunicação é sinônimo de liderança e abre caminhos para oportunidades. Diversos psicólogos recebem em seus consultórios profissionais que buscam aperfeiçoar suas habilidades de comunicação. Isso porque excelência em comunicação vai além de uma capacidade, é um requisito imprescindível.

Uma boa comunicação é fundamental para manter sua empregabilidade. Dizem que hoje o grande mal da humanidade é a incapacidade de se comunicar com eficiência, se diz muito e pouco se escuta. Desenvolver a capacidade de se comunicar bem, é um grande álibi tanto na vida privada quanto para se destacar em sua carreira. 

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Alavancar e desenvolver habilidades de comunicação é o pulo do gato para muitos profissionais que percebem suas carreiras estagnadas.

Os empregadores estão em busca de talentos com esse diferencial e head hunters na caça dos melhores perfis para ocupar vaga que permanecem ociosas, à espera do candidato adequado e que realiza uma comunicação contagiante. Essas habilidades estão muito além do acúmulo de competências técnicas. 

Mas você sabe quais são as principais habilidades de comunicação e como desenvolver essas competências?

É papel do psicólogo ajudar as pessoas, por isso reunimos dicas preciosas para turbinar seu potencial de comunicação e pontos de atenção para usar bem esses saberes. Confira agora as principais habilidades de comunicação, segundo especialistas:

1) Para se comunicar bem, pratique a escuta ativa

Como Marcar Sua Consulta?

Para marcar sua consulta é só clicar no horário que estiver disponível, tudo online.

AGENDE SUA CONSULTA

Para um bom comunicador saber ouvir é essencial e desenvolver a escuta ativa é fundamental. Pois o bom comunicador sabe que precisa ir muito além do que é dito, e muitas vezes o interlocutor não sabe como dizer exatamente tudo o que precisa. Então, um bom comunicador saberá como fazer perguntas e investigar a fundo, com atenção o que é dito.

Esse é um poder inigualável, um dom, pois, com essa habilidade de comunicação, você será capaz de encantar quem convive com você. 

2) Saiba selecionar o que você escuta e quando deve falar

Saber e desenvolver a sensibilidade de identificar quando é a hora de falar e como falar. Muitas vezes perdemos a chance de realizar colocações brilhantes, por não saber escolher momento certo, por deixar passar oportunidades para falar, ou por não encontrar a melhor maneira de fazer um apontamento. 

Não saber identificar a hora certa para exercer o poder da comunicação implica na má receptividade do que é dito e muitas vezes isso pode se voltar contra nós por má interpretação. Tenha paciência, identifique o melhor momento para falar e como falar. Não seja omisso nem impertinente, e comunique na medida certa. 

3) A comunicação não-verbal

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

O corpo fala, você deve estar cansado de saber disso. A comunicação não verbal é responsável por grande parte da aceitação quanto ao que falamos. A oratória é treinada e exaltada desde tempos remotos, foi retratada em filmes e para muitos é um desafio. Isso significa que a comunicação vai muito além das palavras. 

A comunicação envolve tom de voz, ritmo, vocabulário, gatilhos usados para reforçar pontos importantes, uso adequado das mãos, postura corporal, olhar, expressões faciais.

Muitas pessoas têm o desafio de vencer a timidez, se livrar de cacoetes, alinhar o corpo à mensagem. E asseguramos, vale a pena. É isso que diferencia um líder a ser seguido de um simples especialista a ser respeitado.

4) Empatia e confiança entre as principais habilidades de comunicação

Empatia não é uma palavra da moda. Empatia é uma competência humana e muitas empresas já se deram conta disso. Comunicar com respeito, sorrindo, com sinceridade, se colocando no lugar do ouvinte, é um talento nato para poucos, mas pode ser desenvolvido por qualquer pessoa. 

Usar a inteligência emocional e compreender as emoções que a comunicação desperta é uma capacidade de grandes líderes, e eles são os melhores comunicadores que conhecemos. 

5) O que é dito x o que as pessoas entendem

Acredite, você é responsável pelo que as pessoas entendem. Simplesmente porque não existe um bom comunicador sem a responsabilidade com relação ao que é dito. Além de ser conciso, direto, assertivo e simples, você deve desenvolver a habilidade de respeitar verdadeiramente quem está ouvindo. 

Sem subestimar o público, sem usar a arrogância dos tolos, sem soberba ou super estimar o que você tem a dizer. Isso significa reconhecer o conhecimento acumulado de uma plateia e ter plena consciência de que ali no meio, alguém sabe tanto ou mais do que você. 

>>>> Leia também: 5 características de pessoas assertivas

8) O poder dos feedbacks

O feedback completa nossa lista de habilidades de comunicação. Isso porque para ser um bom comunicador, você também deve saber como receber um feedback, seja positivo, seja negativo. Pois isso é o que garante a manutenção da qualidade do seu modo de comunicar.

Corrija erros com humildades e siga bons exemplos, recicle, aprenda outros modos para usar suas habilidades de comunicação e assim manterá a atenção e atração de olhares que somente uma comunicação exemplar nos confere. 

Interessou-se por este tema sobre as principais habilidades de comunicação? Então você pode se interessar por esse também: Como aumentar minha segurança e autoestima?

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *