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Como mães podem promover o autocuidado e garantir o bem-estar

Como mães podem promover o autocuidado e garantir o bem-estar

Promover o autocuidado pode parecer impossível para mães e grávidas. No entanto, ele é fundamental.

Mesmo antes da pandemia do novo coronavírus, muitas mulheres se sentiam deprimidas durante a gravidez ou após o nascimento. E era comum que parassem de fazer coisas por si mesmas que lhes dão uma sensação de prazer ou satisfação.

Com o estresse adicional de uma pandemia, fica claro que mães recentes e grávidas enfrentam uma nova gama de obstáculos e desafios à saúde e ao bem-estar de si e de suas famílias. Isso inclui limitações no recebimento de apoio social, bem como possíveis conflitos que podem surgir com parceiros e talvez outras crianças.

Uma mãe pode ter preocupações sobre sua adequação à maternidade e sua capacidade de acalmar e cuidar de seu novo filho.

É possível promover o autocuidado da mãe não apenas durante a pandemia, mas sempre. Gostaria de saber como? Então leia nosso artigo.

Estratégias para promover o autocuidado de mães e grávidas

Algumas estratégias facilitam o autocuidado de mães e grávidas. Para isso, basta terem mente os seguintes pilares do autocuidado:

Nutrição: Estou comendo três refeições por dia, pelo menos? / Estou me hidratando o suficiente durante o dia?

Exercício: Quais atividades físicas eu já fazia antes da gravidez? / Estou dando tempo para fazer isso agora?

Sono: Quantas horas eu durmo a cada noite? / Peço ajuda nos meus afazeres se precisar de mais sono ou descanso?

Tempo para si mesma: Quanto tempo tenho para mim todos os dias? / Faço pausas curtas durante o dia para mim?

Suporte: Existem outras pessoas nas quais posso confiar quando realmente preciso de ajuda? / Existe pelo menos uma pessoa em quem posso confiar para aconselhamento quando tiver dúvidas?

Para começar a praticar o autocuidado, mães recentes grávidas precisam responder as questões acima. E com isso é possível começar a praticá-lo. Agora confira dicas de como fazer isso.

Como mães novas e grávidas podem praticar o autocuidado

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Praticar o autocuidado é essencial para mães e grávidas manterem a sua saúde mental em dia e terem mais qualidade de vida.

Mas é claro, pode não ser uma tarefa fácil, diante de uma rotina tão puxada. Por isso, criamos esse guia para ajudá-las a implementar essas estratégias de autocuidado. Confira!

Nutrição

1) Tente planejar refeições: planeje refeições simples com três a quatro dias de antecedência com alguém que possa ajudar. Organize uma lista de compras e planeje-se para obter os itens que precisa. Como alternativa, peça ajuda a familiares e amigos para fazer suas compras. Assim, você tem uma coisa a menos com que se preocupar.

2) Mantenha uma caneca ou garrafa de água com você para lembrá-lo de se manter-se hidratada.

Exercício

1) Mantenha-se consistente e inclua exercícios regulares mais curtos (por exemplo, caminhadas) em vez de exercícios esporádicos, mas intensos.

2) Use a regra de cinco minutos: Comece com pelo menos cinco minutos de atividade. Se você puder continuar em movimento após cinco minutos, siga em frente. Caso contrário, tente novamente mais tarde.

Sono

1) Reduza ou elimine a cafeína antes da hora de dormir. Isso irá ajudá-la a adormecer mais rapidamente e a ter mais qualidade no sono.

2) Para mulheres grávidas, tente usar um travesseiro corporal ou vários travesseiros menores em diferentes posições (região lombar, entre as pernas, etc.) para ajudar no conforto e facilitar o sono.

Tempo para si mesma

Valor Consulta Psicóloga Vânia






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1) Tenha um tempo para ficar sozinha: tente sentar em algum lugar confortável, como em um pátio, e leia uma revista por cinco minutos sozinha, durante sua hora favorita do dia.

2) Mime-se: compre um cremes corporais, faça as unhas, experimente um tratamento estético…. Seja como for, cuide de si mesma e busque esses momentos importantes consigo mesma.

Suporte

1) Seja direta e específica sobre o que você precisa. Para o seu parceiro, por exemplo, peça as coisas como ajuda na casa, ajuda com o bebê para que você possa fazer suas coisas etc.

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que é normal sentir um pouco de melancolia e desafios emocionais no pós-parto imediato, como episódios de sentimento de lágrimas, sensação de esgotamento ou sobrecarga.

Embora possa ser uma experiência alegre receber um novo bebê, também é muito desafiador se ajustar aos novos horários (por exemplo, amamentação regular e menos sono).

Mulheres com histórico de depressão, ansiedade ou outras condições de saúde mental devem prestar bastante atenção pois têm mais riscos de desenvolver depressão pós parto.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Se uma mãe tiver algum sentimento de que pode querer prejudicar o bebê, procure ajuda médica imediatamente de seu médico de ginecologia/obstetrícia e/ou psicólogo.

Lembre-se de não ser tão dura consigo mesma e viver um dia de cada vez. O período pós-parto ficará mais fácil à medida que você se ajusta. Tente, tanto quanto possível, conversar com amigos, familiares e entes queridos sobre suas alegrias e desafios, pois isso ajudará você a superá-los.

Seu médico também é uma fonte de apoio e pode encaminhá-lo a um especialista em saúde mental como um psicólogo. Principalmente caso você esteja preocupada com a depressão pós-parto.

Por fim, lembre-se de que 130 milhões de bebês nascem a cada ano em todo o mundo e você, como todas as mães, também pode fazer isso! E também conseguirá cria-lo sem perder sua vida e sua autonomia.

Estas são dicas e estratégias práticas para você praticar o autocuidado durante a gravidez e após o parto. Lembre-se que o seu bem-estar psicológico reflete não apenas na sua saúde como também na do bebê. Uma mãe feliz é um bebê igualmente feliz.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

CRP 106524/06. A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

2 comentários em “Como mães podem promover o autocuidado e garantir o bem-estar

  1. Muito interessante a postagem de assuntos comportamentais como os que venho acompanhando por aqui. Sou Psicóloga na linha Cogntivo-Integrador beckana que faço com prazer estas e mais visitas em outras ofertas de postagens. Não só para me deleitar com os nossos assuntos profissionais. Mas também como uma forma de estar junto me atualizando em nosso campo. PARABÉNS

    • Olá Eliseth,

      Obrigada pelo seu feedback. Trabalhamos fortemente para oferecer conteúdo de qualidade aos nossos leitores.

      Grande abraço

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