Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Responda agora!

Você sabia que é possível medir a intensidade dos sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse?

Para algumas pessoas, é difícil explicar alguns tipos de sensações. São pessoas que não conseguem definir se o que estão sentindo é uma ansiedade, uma tristeza, raiva, estresse ou mesmo sintomas de depressão. Por isso, questionários e testes psicológicos são excelentes ferramentas para ter uma compreensão mais aprofundada do que pode estar havendo com as emoções e, assim, saber se é necessário o apoio de um psicólogo ou médico psiquiatra.

Mas, é fundamental avaliar a seriedade desses testes para que não haja conflito de informações. Os testes aplicados por psicólogos são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e devidamente regulamentados.

Faça o teste agora!

Abaixo, você terá acesso ao teste DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress). Continue a leitura e entenda o que é o teste e quais informações ele pode apresentar.

Teste DASS-21 para Depressão, Ansiedade e Estresse

O teste DASS-21 foi desenvolvido por alunos de Psicologia da Universidade de New South Wales, na Austrália. É um teste de domínio público e a sua versão original pode ser acessada através deste site.

O questionário possui 21 perguntas (por isso o nome DASS-21) e o seu objetivo inicial era entender a diferença das sensações e sintomas entre as pessoas com depressão e ansiedade clinicamente diagnosticados e as pessoas que não possuem esses sintomas. Além disso, também seria possível avaliar o grau de estresse de ambos os grupos.

No Brasil, o teste foi aplicado em adolescentes, adultos e idosos para investigar a confiabilidade dos resultados. Estudantes universitários também responderam ao teste por serem um grupo vulnerável a debilidades emocionais, de acordo com este estudo.

Psicólogos geralmente utilizam esse teste como ferramenta para mensurar a evolução dos pacientes dentro de um processo terapêutico, por exemplo.

Cada uma das escalas do teste contém sete itens, divididos em subescalas de itens mais específicos. O participante é orientado a selecionar a intensidade dos sentimentos que eles experienciaram nos últimos sete dias à realização do teste.

As pontuações para depressão, ansiedade e estresse são calculadas a partir dos pontos somados dos itens relevantes.

O teste DASS-21 não substitui um diagnóstico

A função do teste DASS-21 é avaliar a intensidade e os níveis dos principais sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse. Para obter um diagnóstico, é importante consultar um psicólogo ou um médico psiquiatra. No entanto, o teste pode fornecer informações necessárias para pessoas que não tiveram ou ainda não puderam ter contato com um profissional. Assim, se for o caso, podem tomar a decisão de buscar o auxílio profissional necessário.

Quem pode fazer o teste?

Qualquer pessoa pode fazer o teste DASS-21. Ele irá auxiliar no entendimento sobre o estado emocional do indivíduo. Os resultados podem indicar, por exemplo, que é preciso dar mais atenção à saúde mental ou mesmo buscar com brevidade o auxílio de um profissional. Altas pontuações indicam a necessidade de uma avaliação psicológica mais aprofundada, feita por um psicólogo.

Instruções

Leia cuidadosamente cada uma das perguntas e responda considerando o que você sentiu apenas nos últimos sete dias (na última semana).

As respostas sempre serão uma das seguintes opções:

  1. Não se aplicou de maneira alguma
  2. Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo
  3. Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte de tempo
  4. Aplicou-se em grau elevado ou na maioria do tempo

O teste

01. Achei difícil me acalmar
02. Senti minha boca seca
03. Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo
04. Senti falta de ar em alguns momentos, mesmo sem ter feito nenhum esforço físico
05. Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas
06. Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações
07. Senti tremores (ex. nas mãos)
08. Senti que estava sempre nervoso (a)
09. Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a)
10. Senti que não tinha nada a esperar do futuro
11. Senti-me agitado (a)
12. Achei difícil relaxar
13. Senti-me depressivo (a) e sem ânimo
14. Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo
15. Senti que ia entrar em pânico
16. Não consegui me entusiasmar com nada
17. Senti que não tinha valor como pessoa
18. Senti que estava um pouco emotivo(a)/sensível demais
19. Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca)
20. Senti medo sem motivo
21. Senti que a vida não tinha sentido

Temp result depressao:

Temp result ansiedade:

Temp result estresse:

Temp Qts Respondidas:

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Ansiedade

    Ansiedade, Psicólogo e Terapia
    Tudo sobre ansiedade e transtorno de ansiedade: o que é, causas, consequências, tratamentos, como controlá-la e muito mais.
  • Depressão

    Depressão provoca tristeza profunda e desesperança. Saiba identificar os sintomas e quando procurar ajuda profissional nesse guia completo sobre depressão.
  • Estresse e seus efeitos

    Estresse e Psicologia
    Estamos em um mundo que cada vez mais exige nosso tempo e atenção. E isso pode gerar problemas como ansiedade e estresse.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

CRP 106524/06. A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

4 comentários em “Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Responda agora!

    • Olá, Bia!
      Converse com seus responsáveis sobre buscar ajuda de um psicólogo. Certamente ajudará muito! Em paralelo a isso, continue buscando artigos e vídeos sobre o tema para que você possa se autoconhecer mais profundamente. O autoconhecimento é uma ferramenta muito importante para que possamos lidar com os nossos sentimentos e emoções.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *