Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Responda agora!

Você sabia que é possível medir a intensidade dos sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse?

Para algumas pessoas, é difícil explicar alguns tipos de sensações. São pessoas que não conseguem definir se o que estão sentindo é uma ansiedade, uma tristeza, raiva, estresse ou mesmo sintomas de depressão. Por isso, questionários e testes psicológicos são excelentes ferramentas para ter uma compreensão mais aprofundada do que pode estar havendo com as emoções e, assim, saber se é necessário o apoio de um psicólogo ou médico psiquiatra.

Mas, é fundamental avaliar a seriedade desses testes para que não haja conflito de informações. Os testes aplicados por psicólogos são aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e devidamente regulamentados.

Faça o teste agora!

Abaixo, você terá acesso ao teste DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress). Continue a leitura e entenda o que é o teste e quais informações ele pode apresentar.

Teste DASS-21 para Depressão, Ansiedade e Estresse

O teste DASS-21 foi desenvolvido por alunos de Psicologia da Universidade de New South Wales, na Austrália. É um teste de domínio público e a sua versão original pode ser acessada através deste site.

O questionário possui 21 perguntas (por isso o nome DASS-21) e o seu objetivo inicial era entender a diferença das sensações e sintomas entre as pessoas com depressão e ansiedade clinicamente diagnosticados e as pessoas que não possuem esses sintomas. Além disso, também seria possível avaliar o grau de estresse de ambos os grupos.

No Brasil, o teste foi aplicado em adolescentes, adultos e idosos para investigar a confiabilidade dos resultados. Estudantes universitários também responderam ao teste por serem um grupo vulnerável a debilidades emocionais, de acordo com este estudo.

Psicólogos geralmente utilizam esse teste como ferramenta para mensurar a evolução dos pacientes dentro de um processo terapêutico, por exemplo.

Cada uma das escalas do teste contém sete itens, divididos em subescalas de itens mais específicos. O participante é orientado a selecionar a intensidade dos sentimentos que eles experienciaram nos últimos sete dias à realização do teste.

As pontuações para depressão, ansiedade e estresse são calculadas a partir dos pontos somados dos itens relevantes.

O teste DASS-21 não substitui um diagnóstico

A função do teste DASS-21 é avaliar a intensidade e os níveis dos principais sintomas da depressão, da ansiedade e do estresse. Para obter um diagnóstico é importante consultar um psicólogo ou um médico psiquiatra. No entanto, o teste pode fornecer informações necessárias para pessoas que não tiveram ou ainda não puderam ter contato com um profissional. Assim, se for o caso, podem tomar a decisão de buscar o auxílio profissional necessário.

Quem pode fazer o teste?

Qualquer pessoa pode fazer o teste DASS-21, mas menores de idade devem fazer o teste com a supervisão dos pais ou responsável. O teste irá auxiliar no entendimento sobre o estado emocional do indivíduo. Os resultados podem indicar, por exemplo, que é preciso dar mais atenção à saúde mental ou mesmo buscar com brevidade o auxílio de um profissional. Altas pontuações indicam a necessidade de uma avaliação psicológica mais aprofundada, feita por um psicólogo.

Instruções

Leia cuidadosamente cada uma das perguntas e responda considerando o que você sentiu apenas nos últimos sete dias (na última semana).

As respostas sempre serão uma das seguintes opções:

  1. Não se aplicou de maneira alguma
  2. Aplicou-se em algum grau ou por pouco tempo
  3. Aplicou-se em um grau considerável ou por uma boa parte de tempo
  4. Aplicou-se em grau elevado ou na maioria do tempo

O teste

01. Achei difícil me acalmar
02. Senti minha boca seca
03. Não consegui vivenciar nenhum sentimento positivo
04. Senti falta de ar em alguns momentos, mesmo sem ter feito nenhum esforço físico
05. Achei difícil ter iniciativa para fazer as coisas
06. Tive a tendência de reagir de forma exagerada às situações
07. Senti tremores (ex. nas mãos)
08. Senti que estava sempre nervoso (a)
09. Preocupei-me com situações em que eu pudesse entrar em pânico e parecesse ridículo (a)
10. Senti que não tinha nada a esperar do futuro
11. Senti-me agitado (a)
12. Achei difícil relaxar
13. Senti-me depressivo (a) e sem ânimo
14. Fui intolerante com as coisas que me impediam de continuar o que eu estava fazendo
15. Senti que ia entrar em pânico
16. Não consegui me entusiasmar com nada
17. Senti que não tinha valor como pessoa
18. Senti que estava um pouco emotivo(a)/sensível demais
19. Sabia que meu coração estava alterado mesmo não tendo feito nenhum esforço físico (ex. aumento da frequência cardíaca, disritmia cardíaca)
20. Senti medo sem motivo
21. Senti que a vida não tinha sentido

Temp result depressao:

Temp result ansiedade:

Temp result estresse:

Temp Qts Respondidas:

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Filla Brotto

Thaiana é psicóloga e CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Thaiana Brotto é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524

82 comentários em “Teste de Depressão, Ansiedade e Estresse – Responda agora!

    • Olá, Bia!
      Converse com seus responsáveis sobre buscar ajuda de um psicólogo. Certamente ajudará muito! Em paralelo a isso, continue buscando artigos e vídeos sobre o tema para que você possa se autoconhecer mais profundamente. O autoconhecimento é uma ferramenta muito importante para que possamos lidar com os nossos sentimentos e emoções.
      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

  1. Nossa! Amei. Até me senti útil. Assuntos reais, profundos e q trás esperança. Parabéns à equipe.

      • Obrigada por compartilhar o seu resultado! Caso queira agendar uma sessão, contate-nos por e-mail (contato@psicologosberrini.com.br) ou WhatsApp (11) 98922-1818.

          • Obrigada por compartilhar o seu resultado. Se você entende que um psicólogo pode ajudá-la, não deixe de agendar uma consulta.

        • Obrigada por compartilhar os seus resultados. Se você entende que um psicólogo pode te ajudar, não deixe de agendar uma consulta.

        • Obrigada por compartilhar o seu resultado. Se você entende que um psicólogo pode te ajudar, não deixe de marcar uma primeira consulta.

      • Obrigada por compartilhar os seus resultados. Se você entende que um psicólogo pode te ajudar, não deixe de agendar uma consulta.

    • Ansiedade 18
      Depressão 30
      Estresse 28
      Tenho insônia, como excessivamente, sou compulsiva (com compras sempre tenho que estar comprando, e tem que ser tudo pra ontem) sinto dor no peito e fincadas nas costas, as vezes diante de muito encomodo tenho pensamentos suicidas, sou muito estressada fora outros. (Minha vida desde a infância sempre foi conturbada)
      Pode ser sinal de depressão ou anciedade ? Ou talvez os dois?
      Preciso procurar um médico?

  2. Gente eu tô precisando de um psicólogo, tô me sentindo fora do mundo, incapaz, insegura, preciso mudar urgente.

      • Boa tarde.
        Sinto um nó no estômago. O ar fica bloqueado precisando puxar o ar e muitas vezes abrindo a boca como estivesse com sono para que o ar saia quando sai fico aliviada quando não sai é horrível esta sensação parece que vou morrer.
        Já tenho isto alguns anos todos os dias a suspirar para poder expulsar o ar.
        Há dias que ando mais ão menos mas quando a crise vem mais forte é insuportável.
        Já andei em psiquiatra mas os sintomas continuam.
        A medicação que tomo é Efexor 75mg e xanax 1mg.
        Mas com o passar do tempo parece que já não faz efeito.
        Por isso lhe peço ajuda já não aguento mais esta situação.
        Com os meus melhores cumprimentos

        • Agende uma consulta com um psicólogo. Certamente ajudará muito você nesse momento. Para obter mais informações sobre horários, valores e agendamentos, entre em contato com a minha equipe por WhatsApp (11) 98922-1818.

    • Olá, se você entende que um psicólogo pode ajudá-lo a trabalhar essas questões, vale agendar uma consulta!

  3. Ansiedade
    Nível: EXTREMAMENTE SEVERO

    42/42

    Estresse
    Nível: EXTREMAMENTE SEVERO

    Atingimento:
    40/42

    Depressão
    Nível: EXTREMAMENTE SEVERO

    Atingimento:
    34/42

    • Você já tem feito acompanhamento com um psicólogo? Acredito que será muito importante para você. Caso queira agendar um horário, contate-nos por WhatsApp (11) 98922-1818.

    • Se você entende que um psicólogo pode ajudá-la nesse momento, agende uma consulta! Eu tenho certeza que será muito importante para você. Obrigada por compartilhar a sua experiência.

  4. Ansiedade
    Nível: EXTREMAMENTE SEVERO

    Atingimento:
    20/42

    Estresse
    Nível: SUAVE

    Atingimento:
    18/42

    Depressão
    Nível: NORMAL

    Atingimento:
    8/42

    • Obrigada por compartilhar os seus resultados. Se você entende que é necessário buscar a ajuda de um psicólogo para trabalhar essas questões, agende uma consulta.

    • Obrigada por compartilhar o seu resultado. Se você entende que um psicólogo pode ajudar, não deixe de buscar por essa ajuda!

    • Obrigada por compartilhar o seu resultado. Se você entende que um psicólogo pode ajudar, não deixe de buscar por essa ajuda!

  5. Tenho ansiedade desde os meus 10 anos que eu me recordo, hoje eu tenho 21 anos e cada vez fica pior, não é fácil conviver com essa doença tão horrível, tem dias que eu quero desaparecer, tem dias que eu estou feliz e do nada a ansiedade ataca, não sei o que fazer me sinto só e incapaz .

    • Obrigada por compartilhar o seu resultado. Se você entende que um psicólogo pode ajudá-la em algumas dessas questões, agende uma primeira sessão 🙂

    • Um psicólogo pode ajudá-la a tratar essa ansiedade, vale agendar uma consulta para se aprofundar mais sobre o tema.

    • Obrigada por compartilhar os seus resultados. Se você entende que um psicólogo pode ajudá-la, não deixe de buscar ajuda.

  6. Ansiedade: 4
    Estresse: 24
    Depressão: 36
    Tenho quase certeza que tenho depressão mas tenho medo de falar pra minha mãe e ela achar que é bobeira, ou que ela não acho que é necessário que eu vá ao psicólogo

    • Converse com a sua mãe abertamente, exponha a maneira como você se sente, compartilhe os seu relatos. Eu tenho certeza que ela irá te ouvir!

  7. Olá eu tenho depressão severa ansiedade severa é tbm estrecie faço acompanhamento psiquiátrico é psicológico tomo remédio pra depressão ansiedade é estrecie todos os dias agora estou tranquilo bem só vim aqui para ver se esses testes online funcionavam corretamente é fiquei imprecionado muito bom.

    • Obrigada por compartilhar o seu relato. Que bom que você tem tido acompanhamento, isso é muito importante!

    • Para informações sobre agendamento, entre em contato com a minha equipe por WhatsApp (11) 98922-1818.

    • Obrigada por compartilhar os seus resultados. Se você entende que um psicólogo pode ajudar, não deixe de buscar ajuda!

  8. ansiedade: 16/42
    Estresse: 14/42
    Depressão: 22/42
    Pessoal, vi que tem muita gente com problemas maiores que os meus nos comentários, e se alguém fez o teste e veio ver os comentários e também pensou que tirou menos que os outros não pense que depois disso seu problema é insignificante, pois assim como ela disse, é um teste mas que não substitui a avaliação profissional, seus problemas podem estar fora do seu ponto de vista ao nível de o resultado não ser o verdadeiro, (assim como quem procura o óculos mas só percebe depois que alguém diz que está na própria cabeça) ele avalia suas respostas, e não que você sente diretamente… Talvez o que falei seja a maior besteira do século, mas só escrevi isso tudo para que alguém não faça o que sempre fiz, ficar suprimindo o que pensa e após muitos anos assim, não saber mais como que se desabafa ou libera suas emoções.

  9. Tenho anciedade desde criança quando via meus pais brigando . Cresci e isso ficou pior hj tenho fortes crises de anciedade e hj tenho também depressão

    • Buscar o acompanhamento de um psicólogo é a melhor alternativa para lidar com todas essas questões de maneira efetiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *