Newsletter
Assine Aqui

Gerenciamento de tempo: 9 dicas para conseguir fazer tudo

Psicólogo Ensina Gerenciar seu Tempo

Um bom gerenciamento de tempo é capaz de produzir efeitos maravilhosos em nossa vida. Ter horários para cada atividade, seguir uma disciplina e evitar a procrastinação são ações que evitam o desgaste profissional que podem, inclusive, desencadear uma síndrome de burnout em nossas vidas.

Um bom gerenciamento de tempo é fundamental para a melhora da sua qualidade de vida e evita problemas com doenças psicológicas

Aliás, é cada vez maior o número de pessoas que sofrem da síndrome de burnout. Ela pode desencadear uma série de outras doenças mentais, como depressão, estresse e ansiedade, e que necessitarão de tratamento com um psicólogo.

Se você quer aprender a gerenciar de forma melhor seu tempo, confira o artigo que preparamos para você!

1. Saia da prisão

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Com o passar do tempo, estar sempre no mesmo ambiente pode trazer uma série de bloqueios mentais que afetam diretamente nossa produtividade. Assim, de vez em quando saia de seu ambiente de trabalho e busque outro local para ter inspiração — se seu emprego permitir.

Se isso não for possível, tente sair da rotina buscando uma rota alternativa na ida ou volta, ou então aproveite seus momentos de lazer para fazer coisas diferentes.

2. Planeje suas tarefas

Uma das melhores formas de gerenciar o tempo é listar as suas tarefas. Estabeleça um planejamento diário, com prazos e horários. Desta forma, você não perde tempo pulando de uma tarefa e outra e ao final acaba não fazendo nenhuma. Com um tempo certo para cada atividade, seu rendimento será muito maior.

3. Busque inspiração

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Lembre-se sempre que uma mesma tarefa pode ser feita de várias maneiras diferentes. Veja se a forma como você a executa é a melhor, ou se há outras formas de fazê-la de forma mais prazerosa ou eficiente.

Por isso, inovar, testar novas ferramentas pode deixar o trabalho mais produtivo e lhe auxiliar no gerenciamento de tempo.

4. Desligue as telas

As redes sociais são ótimas ferramentas para a interação social. Mas quando usadas sem critério podem literalmente acabar com sua produtividade, fazendo perder toda sua concentração.

Desta forma, estabeleça horários para usar as redes sociais e, quando não hora, saia delas. Lembre-se que tudo em excesso faz mal e com as redes sociais não é diferente. Assim, quando for desenvolver uma de suas tarefas, dedique total atenção a ela. Você verá que com foco seu trabalho renderá muito mais.

>>> Leia também: Vício em redes sociais: até que ponto isso é prejudicial.

5. Tenha uma boa alimentação

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

O que uma boa alimentação tem a ver com gerenciamento de tempo? Tudo! Isso porque se alimentando corretamente, nos horários certos, você poderá dedicar toda sua atenção para o trabalho que está desenvolvendo, sem seu corpo ficar lhe lembrando que é necessário comer, sem contar que nossa produtividade também cai.

Por isso, o ideal é comer a cada três horas: alimente-se bem logo cedo, no meio da manhã coma uma fruta. Ao meio-dia, almoce no horário e no meio da tarde, novamente prefira um lanche leve. O jantar é outra refeição importante. Você verá que com disciplina, seu gerenciamento de tempo será muito melhor.

6. Não deixe o lazer de lado

De nada adianta ter muito trabalho, e lhe falta tempo para o lazer. Ele é fundamental para uma boa saúde mental e garantirá maior produtividade no seu emprego. Nestes momentos, faça passeios com amigos ou familiares, leia bons livros, veja filmes e séries, participe de palestras e cursos.

Enfim, cada pessoa sabe o que lhe faz bem e cabe a você decidir qual a melhor forma de se entreter.

7. Use a tecnologia no gerenciamento de tempo

Uma das formas de ter um bom gerenciamento de tempo é usando a tecnologia a seu favor. Crie calendários e agendas no seu celular, que lhe indicarão que atividade realizar naquele momento, baseado em seu planejamento de tempo. Há diversos aplicativos que podem inclusive lhe auxiliar neste processo.

8. Flexibilize seu horário

Algumas pessoas creem que horários flexíveis contribuem para a melhora da produtividade. Desta forma, foque sempre no resultado e verifique qual o melhor horário para realizá-la. Mas estabeleça isso como uma rotina para evitar desleixo de sua parte.

9. Fuja da procrastinação

Procrastinar é o ato de deixar para depois aquilo que poderia ser realizado agora. Assim, quando for o momento de realizar determinada tarefa, a faça, indiferente se ela é boa ou ruim. O que precisa ser feito, deve ser feito.

Deixar para depois pode bagunçar todo seu gerenciamento de tempo e produzir um efeito cascata em todas as demais atividades.

Com estas dicas, você poderá ter uma vida mais saudável e aproveitar tudo da melhor forma possível. Verá ainda que sua produtividade saltará e terá um melhor bem-estar diário. Porém, se sentir qualquer dificuldade que veja que está afetando sua vida, não hesite em buscar ajuda de algum psicólogo. Às vezes é necessário um atendimento especializado.

Se gostou de nosso artigo sobre gerenciamento de tempo, confira também este material que preparamos sobre 20 técnicas que te ajudam a controlar a ansiedade no trabalho. Boa leitura!

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Vício em redes sociais: até que ponto isso é prejudicial

    Vício em redes sociais: até que ponto isso é prejudicial
    Vício em redes sociais: até que ponto isso é prejudicial ? Alguns casos são mais difíceis de identificar e tratar – e aí entra a ajuda indispensável de um psicólogo.
  • Dificuldade de concentração

    Dificuldade de concentração
    Você tem milhões de coisas para fazer, mas a concentração não vem, o tempo passa e ansiedade e dispersão ficam cada vez maiores. Veja o que fazer se você tem dificuldade de concentração.
  • Autoconhecimento

    Autoconhecimento
    Diariamente encontramos pessoas confusas e perdidas diante de situações do cotidiano, graças a falta de autoconhecimento. Acesse para saber mais

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *