Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
O que te faz sair da cama todas as manhãs e seguir em frente? Já parou para pensar ou você faz tudo no “piloto automático”?
Muitas vezes, as atribuições do dia a dia são tantas que nos esquecemos de parar e refletir a respeito do que nos move, qual é o estímulo que temos para continuar a lutar, trabalhar, estudar, amar e cuidar da família.
E, quando o desânimo chega e a vontade de fazer as coisas se vai, que ajuda procurar? Neste momento, o psicólogo poderá dar a orientação necessária.
Ritmo e mente
Quando se fala em movimento, vem logo à mente a palavra ritmo.
O mundo vive em uma frequência frenética, de muita intensidade, e precisamos determinar nosso próprio ritmo.
De nada adianta seguirmos o ritmo ditado pelos outros e termos conflitos para realizar nossas ações diárias.
Também não podemos ficar estagnados. O jeito é descobrirmos em que velocidade queremos andar e o que nos leva a agir de determinada forma.
É preciso identificar quais são as motivações internas que temos para enfrentar a vida e as situações que se nos apresentam por meio do autoconhecimento.
Apenas nos conhecendo melhor saberemos definir quais são as nossas prioridades e nos sentiremos menos culpados com as nossas escolhas. O autoconhecimento é importante porque:
- Nos leva a descobrir o que nos move;
- Nos faz entender porque agimos de determinada forma diante de algum obstáculo;
- Nos faz ter clareza do porque nos sentirmos bem com determinadas conquistas;
- Nos faz compreender o valor dos nossos objetivos.
Qual é o estímulo que te move?
Um sonho, uma paixão, um objetivo claro são coisas que fazem com que nos movamos para alcançá-los. Várias coisas podem nos servir de estímulo para percorrer o caminho até alcançarmos o que estamos buscando. Esses estímulos, geralmente, são:
- A alegria e o bem-estar que um encontro com determinadas pessoas nos proporcionam;
- A determinação para alcançar aquele objetivo proposto no trabalho;
- O pensamento positivo de que o sonho está próximo de ser alcançado;
- A família que construímos.
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
Quando mantemos em mente quais são os estímulos que nos movem, fica mais fácil recorrermos a eles diante do desânimo que por vezes nos atinge. E somente quando nos conhecemos bem conseguimos administrar situações de desânimo.
Algumas vezes é complexo identificar nossos estímulos internos e então procuramos um motivo externo para nos mover. Embora mais fácil, este pode ser um caminho arriscado.
Buscar nos outros ou em fatos externos o que nos dá motivação pode levar à frustração, descontentamento e até desmotivação.
Uma conversa com pessoas com quem temos um relacionamento mais íntimo pode ajudar. A forma como elas nos enxergam, as dificuldades e qualidades que elas reconhecem em nós pode nos auxiliar a identificar quais são nossas motivações.
Ajuda psicológica
Quando os conflitos são tantos que não se consegue identificar quais os estímulos e a motivação para conquistar aquilo que buscamos ou simplesmente seguir em frente, procurar um psicólogo pode ser uma grande ajuda para organizar todos esses pensamentos.
O desânimo e a desmotivação também devem ser razões para buscar a ajuda psicológica, antes que elas possam se agravar para um estágio de depressão, onde as consequências e o tratamento serão mais drásticos.
Através da terapia, o psicólogo pode levar a pessoa a reconhecer e descobrir dentro de si quais são os motivos que a movem, o que a estimula e como trabalhar para combater o desânimo e a desmotivação.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- 6 sinais que a depressão está acabando com a sua motivação
Você já se viu sem motivação? Você sabia que a depressão está ligada à motivação? Por mais que você tente reencontrar a vontade e a disciplina para colocar os [...]
- Psicólogo dá 9 dicas para parar de fumar
Parar de fumar é muito difícil para muitas pessoas. Isso porque o cigarro acusa dependência química, psicológica e também social. Tudo o que está relacionado ao cigarro, torna o [...]
- Dicas para definição de metas
A definição de metas pode ser uma tarefa complexa para muitas pessoas. Confira um passo a passo que fizemos para ajudá-lo nessa tarefa. Existem muitas maneiras de trabalhar no [...]
Autor: psicologa Natalia Queiroz Nunes de Oliveira - CRP 06/117294Formação: Especialista em TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, com foco em terapia individual para adultos, terapia de casal e demandas como ansiedade, conflitos conjugais, estresse, depressão e carreira. Com formação em Inteligência Emocional, cursa especialização em…