Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Poluição sonora: como reduzir efeitos negativos à saúde psicológica

Reduzir os efeitos negativos da poluição sonora

Veja formas de evitar a poluição sonora e impedir que ela afete sua vida, causando problemas de saúde e estresse crônico.

A poluição sonora é um dos problemas que afeta cada vez mais a vida de mais pessoas.

Nas grandes cidades, é praticamente impossível não conviver com o excesso de barulho. Segundo psicólogos, a longo prazo, isso pode causar sérios problemas de saúde e psicológicos nas pessoas.

Entre os problemas que podem surgir no corpo, está a elevação da pressão arterial, sistema cognitivo prejudicado e a possibilidade de adquirir um estresse crônico. O resultado são pessoas com saúde física e mental debilitada.

Para evitar que seu corpo sofra os efeitos nocivos da poluição sonora, preparamos este artigo com algumas dicas de como diminuir este problema. Confira!

1. Limite o ruído

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

O primeiro passo para reduzir os efeitos negativos da poluição sonora é evitar ambientes ruidosos.

Porém, nem sempre é possível evitar estes espaços e em alguns casos, eles ocorrem dentro das nossas casas. Adotando algumas ações, isso pode ser atenuado. Veja como.

Janelas duplas

Se você mora próximo a locais barulhentos, uma forma de evitar que este transtorno invada sua residência é instalando janelas duplas.

Elas são desenvolvidas de forma a garantir melhor isolamento acústico, evitando que sons desagradáveis tornem-se um problema.

Encontre soluções para ruídos

Se o problema for no trabalho, é necessário contar com a colaboração dos colegas ou mesmo do seu chefe para reduzir os problemas com os ruídos.

A poluição sonora no ambiente corporativo pode prejudicar até mesmo a produtividade, gerando gastos extras.

Desligue os aparelhos

Muitas pessoas quando estão em casa acabam ligando a TV ou o rádio, apenas para ter algum som ambiente.

A frequência com que isso ocorre pode ter um efeito negativo sobre você com o passar do tempo, sendo um potencial estressor sonoro e fará que você necessite de atendimento de psicólogo.

2. Prefira sons agradáveis

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Juliana






Não quero informar nome ou e-mail





Sabemos que nem sempre é possível dar fim à poluição sonora. E que tal mudá-la para sons agradáveis?

Atualmente já há tecnologia conhecida com SPA do som, que emitem sons agradáveis conforme sua escolha, como de cachoeiras, chuva, pássaros, entre outros, que acabam por se sobrepor aos ruídos.

Desta forma, você passa a conviver com sons prazerosos e que podem melhorar seu humor, aumentar sua imunidade e ajustar sua fisiologia. No trabalho, você pode usar esses sons em seu fone de ouvido.

Leia também>>> 6 atitudes para ser promovido no trabalho

3. Melhore seu corpo para evitar a poluição sonora.

Uma forma de neutralizar os efeitos nocivos da poluição sonora é usando técnicas que ajudam seu corpo a evitar absorver o estresse. Para isso, você pode usar.

Técnicas de respiração

Exercícios respiratórios ajudam a ter melhor controle do corpo, acalmando questões fisiológicas. O simples respirar profundamente já traz enorme calma ao corpo.

Meditação

A meditação também contribui para o alívio do estresse, sendo uma técnica bastante eficaz e indicada por psicólogos. Ela até mesmo pode alterar a química do cérebro, de forma que torne seu corpo menos propenso ao estresse em caso de poluição sonora.

Ioga

A ioga é um excelente exercício para aliviar o estresse, já que une respiração e meditação numa mesma atividade. Além disso, ela atua em diferentes níveis em benefício a sua saúde.

4. Caminhe mais

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

A poluição sonora tem origem principalmente nos veículos. Carros, motos, caminhões, ônibus, metrôs, fazem um enorme barulho e são potenciais causadores do estresse.

Se você puder fazer sua parte e caminhar mais pela cidade, estará contribuindo à sua maneira para reduzir a poluição sonora e, em contrapartida, terá melhor qualidade de vida ao praticar um exercício físico.

Outra opção é usar bicicletas ou patinetes elétricos, que a cada dia ganham mais espaço nas cidades e tornaram-se um meio de transporte sustentável, já que além de não fazerem barulho, não emitem gases poluentes na atmosfera.

5. Plante mais árvores

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

As árvores são escudos naturais para a poluição sonora. Paredes verdes ajudam a reduzir a propagação do som e, de forma geral, melhora toda a qualidade da cidade.

Se houver a possibilidade, contribua com o plantio de árvores, ou incentive a criação de parques em sua região. Em longo prazo, você viverá num lugar muito melhor.

Como você percebeu, a mudança de alguns hábitos em sua vida já podem contribuir de forma significativa para a redução da poluição sonora. Se cada um fizer sua parte, poderemos ter uma sociedade melhor e mais saudável.

Se você gostou de nosso artigo sobre os efeitos nocivos da poluição sonora, leia também este texto que preparamos sobre o verdadeiro poder do pensamento positivo. Boa leitura!

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Filla Brotto

Thaiana é psicóloga e CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Thaiana Brotto é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *