Como criar uma lista de tarefas irá mudar a sua vida

Como criar uma lista de tarefas irá mudar a sua vida

Organizar, planejar e realizar fica mais fácil com uma lista de tarefas

Em um mundo onde temos informações em excesso, assim como distrações, manter o foco e disciplinado é uma competência desejada. Usar uma lista de tarefas pode ser uma solução prática para manter o ritmo e cumprir os prazos. A psicologia explica que essas listas facilitam nossa vida e também por que elas são tão fáceis de utilizar, trazendo assertividade e produtividade.

A autogestão é exigência básica para trabalhar em equipe e principalmente no modelo de home office. Na vida pessoal essas pequenas tarefas também não podem passar desapercebidas, pois podem trazer prejuízos sociais. O simples atraso no pagamento de um boleto, pode gerar multas desnecessárias e algumas dores de cabeça.

Mas como ser produtivo e utilizar essas listas? Como elas atuam no nosso cérebro? Quais os benefícios em utilizar uma lista de tarefas? Reunimos essas e outras dicas importantes para você saber como introduzir essa ferramenta em sua vida, agora mesmo.

1) O que são listas de tarefas?

São listas criadas a partir de cada atividade que você deva cumprir. Uma lista de tarefas pode ser utilizada tanto para projetos, quanto para gestão de tarefas domésticas.

O segredo é dividir grandes objetivos em pequenas tarefas mensuráveis, realizáveis, com prazo. Ao realizar pequenas tarefas relativas a um grande objetivo, você e seu cérebro terão a certeza de estarem avançando, o que mantém a motivação.

2) Por que usar uma lista de tarefas?

Ao utilizar uma lista de tarefas você irá organizar seu tempo, ter uma noção clara de tudo o que deve ser feito para que seu objetivo seja alcançado. Você também consegue visualizar o que não pode ser protelado e o que depende exclusivamente de você.

Trata-se de um planejamento que organiza uma espécie de plano mental para que você não esqueça de ações inadiáveis. Também permite que tenha flexibilidade com a gestão de tempo, quando se refere a atividades não tão prioritárias.

Existem diversos aplicativos disponíveis para ajudar sua organização e lembretes, podem ser utilizados em tablets, celulares e computadores, alguns podem ser utilizados em equipe. Experimente.

3) Como nosso cérebro reage a uma lista de tarefas

Tudo que é conhecido gera menos medos e bloqueios. Tudo que é planejado torna-se controlável. Ao não dimensionar um projeto ou objetivo, temos apenas uma ideia do que vem pela frente.

Como são muitas atividades, logo o cérebro cria modos de adiar o início dessas atividades. Tudo parece muito grande e distante de ser alcançado.

Essa sensação de satisfação libera endorfina no corpo, que é o hormônio do prazer e relaxamento. Assim nos mantemos motivados por mais tempo, sabendo que as pequenas etapas estão sendo cumpridas, nos levam a um objetivo maior.

>>>> Leia também: Por que devo ser assertivo?

4) Como organizar as tarefas em uma lista?

Segmente as atividades a serem cumpridas. Organize por etapas, grau de dificuldade e importância. Planeje sua logística. Inclua em sua lista lembretes e informações adicionais, caso dependa da outra pessoa para concluir cada atividade. Estime o tempo necessário para cada tarefa.

Mantenha um histórico caso imprevistos tenham impedido o cumprimento da tarefa dentro do prazo. Priorize qualquer tarefa que esteja atrasada. Reorganize o que não foi concluído.

5) Não protele, nem acumule tarefas

A procrastinação é algo que podem levá-lo ao fracasso, e faz você perder a credibilidade. Procure cumprir seus prazos e sua palavra. Se não conseguir sozinho, procure por um profissional que possa auxiliá-lo a desenvolver disciplina e programar seu cérebro para cumprir tarefas.

Tenha cautela com o estresse e com o excesso de atividades. Quanto mais coisas temos para fazer, mais isso exigirá de nós, podendo levar nossa saúde a um colapso.

Quando outras pessoas dependem de nossas atividades, o ideal é não deixar nada para trás. No entanto, um objetivo com planejamento e tarefas listadas por etapas, parecerá mais simples e exequível.

As listas de tarefas ajudam a manter nossa assertividade no cumprimento de tarefas em projetos. Assim ao concluir cada tarefa, temos vários motivos para nos orgulhar e a sensação de dever cumprido.

Esse artigo foi útil? Pode ser que você se interesse por esse aqui também: Motivação no Trabalho

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.