Newsletter Gratuita
Assine Aqui

O que é amor líquido?

O que é amor líquido?

Nossa sociedade está atravessada um novo paradigma: o amor líquido. Saiba mais sobre isso e veja se as suas relações também são assim.

O famoso sociólogo Zygmunt Bauman já dizia: “a solidão produz insegurança — mas o relacionamento não parece fazer outra coisa. Numa relação, você pode sentir-se tão inseguro quanto sem ela, ou até pior.

Só mudam os nomes que você dá à ansiedade.” O livro do autor iria dar sentido ao alerta para a crescente fragilização das relações sociais e afetivas em nosso mundo moderno. Veja o que é amor líquido, segundo a perspectiva dos psicólogos e como lidamos com esse fenômeno..

Traçando o que é amor líquido

Existe um paralelo entre a velocidade das mudanças e a estabilidade das relações. No amor líquido, já não se encontra mais o hábito de consertar as coisas que se deterioram. Isso acontece pela recente necessidade de acompanhar sempre o ritmo enlouquecido dos acontecimentos.

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Em nossa sociedade atual costuma-se jogar fora o velho para dar lugar à novidade, ao novo desejo, de forma a substituí-lo por algo “diferente”. O que importa não é exatamente algo, um objeto, um produto, ou pessoa, mas sim o poder de escolher, de adquirir, ter, comprar e possuir.

Aquilo que é novo e atual deve ser sempre valorizado, segundo esta lógica. Assim, o mais importante não é mais apenas “ter”, mas a permanente ideia daquilo “que se tem”.

Como lidar com novos paradigmas

Este novo modelo, baseado no poder de ter, mas que nada pode reter, foi transladado para os relacionamentos. Na base da velocidade em que a tecnologia evolui e transforma a sociedade, as redes sociais cada vez mais vão impondo um novo olhar sobre as relações pessoais.

Hoje, costuma-se selecionar as pessoas pela sua estética, mesmo que ela seja virtual, ou melhor, pela capa.

Muitas vezes, pessoas com quem costumamos manter contato no meio digital, ao nos depararmos com ela na rua não as cumprimentamos. Ou ainda sentimos angústia e ansiedade a ponto de desejarmos que ela se vá logo. Nosso relacionamento com ela é digital.

Outra coisa que ocorre é quando nos desagradamos de uma pessoa digitalmente. Costumamos simplesmente bloqueá-la, como uma morte digital. Ela simplesmente para de existir. Não existe conversa nem tentativa de buscar um entendimento. Apenas joga no lixo e parte para o novo. E esse tipo de atitude acaba sendo repetida no mundo físico.

Valor Consulta Psicóloga Vânia






Não quero informar nome ou e-mail





Com isso não aprofundamos os relacionamentos. Eles se tornam superficiais e frágeis, o chamado amor líquido. As relações deixam de ser orgânicas para se transformarem em meras conexões.

O que é amor líquido? Ele é a relação que se esvai como água, sendo totalmente instável, sem forma e perene. Para a psicologia atual, a grande insegurança da atualidade está nessa liquidez, no não enfrentamento de desejos conflitantes, na frouxidão dos laços afetivos.

Consequências e desafios

Para os psicólogos, tal cenário se evidencia nas crescentes estatísticas de casos de transtornos psicológicos cada vez mais presentes na população. Torna-se um grande desafio buscar alguém para tornar essa liquidez em algo mais sólido e permanente.

Evite a fuga e aceite o presente

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Fugir de algo que desagrada não necessariamente irá fazer bem para você. Busque as relações que sejam ou estejam no presente, no agora. Uma técnica importante que pode ajudá-lo nisso é treinar a chamada “atenção plena” ou Mindfulness.

Ela treina sua mente para focar no “instante-agora”. Seja onde estiver, feche os olhos e apenas sinta o momento presente como único, concentrando-se na interação com o que o rodeia.

Autoconhecimento e individualidade

No que o amor líquido produz, ou seja, a indiferença com as demais pessoas, recorde-se de que, assim como tal, todas as pessoas são únicas e individuais, e a sua interação com elas também será. Essa ideia de que a singularidade merece um contato verdadeiro, próximo e humano, desfaz a bolha egoísta em torno de si.

Autoestima

A boa autoestima desenvolve o amor-próprio, permitindo minimizar a perda, deixando de estar em situações de vulnerabilidade. Ela ainda nos dá a chance de arriscarmos. E para quem tem no amor líquido a sua forma de lidar com o mundo, ela pode ser muito útil: o encoraja a arriscar e investir em uma paixão, saber doar e trocar e idealizar a construção de uma relação.

Romper o individualismo

O individualismo apenas busca satisfazer as próprias necessidades pontuais, o que é amor líquido em sua essência. Na verdade, com um mundo cada vez mais individualizado e frágil em suas relações, estabelecer e comprometer-se em vínculos de compromisso parecem ser grandes desafios.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Porém, por trás do amor líquido, se oculta um sentido de humanidade que ainda existe e que pode representar a autêntica relação sólida, de estabilidade e de projeto.

Um profissional da saúde mental poderá ajudar no que diz respeito à insegurança, reflexo da baixa autoestima, da busca pela satisfação imediata e supérflua. Veja como é importante começar pouco a pouco a ter mais confiança em si mesmo e que é possível apostar na estabilidade.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • 11 dicas para um relacionamento conjugal duradouro

    Dicas para um relacionamento conjugal duradouro
    Você acha que casamento tem receita para que funcione? Confira as dicas sob a perspectiva de um psicólogo com consultório na zona sul de São Paulo
  • Casar é um exercício de paciência

    Casar é um exercício de paciência
    Casa é um exercício de paciência, mas vale muito a pena. São muitos os benefícios. Confira o texto sobre a perspectiva de um psicólogo de São Paulo
  • Ciúme Descontrolado

    Ciúme Descontrolado
    Muitos relacionamentos terminam pois um ou ambos envolvidos não sabem como controlar o ciúmes. Para saber dicas e o que fazer para controla-lo, acesse!

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

CRP 106524/06. A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

2 comentários em “O que é amor líquido?

  1. Bom dia , estou realmente encaixando me no amor liquido , acabei de findar meu 2 casamento , ao meu ver tentamos de tudo , mas será que realmente tentamos de tudo ? Lendo sobre este tema fiquei pensativa sobre todo o meu relacionamento , será que é amor liquido? Gostaria muito de ter um relacionamento sólido e por mais tempo , sonho em um dia ficar velhinha ao lado de um grande amor , mas gostei muito de ler sobre o tema , fez me refletir muito !!!

    • Olá!

      Obrigada pelo seu comentário. Fico contente que você tenha gostado do conteúdo!

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *