Newsletter Gratuita
Assine Aqui

6 dicas para se tornar um bom estrategista

6 dicas para se tornar um bom estrategista

Usar estratégia é importante em muitas áreas de atuação. Mas como se tornar um bom estrategista? Leia o artigo e aprenda.

Um estrategista é uma pessoa responsável pela criação e aplicação de uma estratégia. Ela geralmente engloba ações, metas e prazos para que o objetivo seja atingido. Mas como se tornar um bom estrategista? Veja estas 6 dicas dos psicólogos de como se tornar um bom estrategista..

Pensando a estratégia

Uma estratégia pode ser intencional ou apenas surgir como uma forma comum de atividade, na medida em que um projeto vai se adaptando. Ela envolve ações como planejamento e pensamento estratégico.

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Como os estrategistas são conhecidos em vários ramos, eles têm traços de personalidade específicos. Alguns tipos deles foram até estudados pelo psicanalista Carl Jung. Para Jung, para se tornar um bom estrategista a pessoa tem que estar propensa a possuir uma combinação de 4 principais traços de personalidade:

  • Introversão.
  • Intuição.
  • Pensamento.
  • Julgamento.

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Sabe-se que esta combinação de traços é muito rara entre as pessoas, fazendo com que os estrategistas sejam ainda mais procurados. Mas, de acordo com a psicologia moderna, um estrategista pode ser definido como um profissional competente, disciplinado e otimista. E, é claro, com uma mentalidade estratégica.

Para se tornar um bom estrategista, apenas pensar e planejar não é suficiente. Ele deve ter uma visão do futuro e uma intuição muito aguçada. Isto o torna raro de verdade, porque muitas vezes, é possível descobrir que as ideias de um estrategista podem não estar alinhadas com as ideias convencionais, dificultando a aceitação das pessoas.

Entre os típicos estrategistas profissionais podemos encontrar pessoas que possuem uma mentalidade capaz de criar e administrar bem as coisas em qualquer campo possível. Na verdade, eles seguem planos mentais que os desafiam.

Por outro lado, também costumam trabalhar com pessoas que estão no mesmo nível, em termos de capacidade e competência.

Como se tornar um bom estrategista

1. Conheça bem a situação

Sabendo onde pode transformar chumbo em ouro, encontre e localize os problemas. Toda estratégia de desenvolvimento é feita sobre a base de entendimento.

Para que você possa criar um método para ter sucesso na sua área específica, você deve reconhecer e aceitar as deficiências. Só assim, quando você sabe o que precisa funcionar, poderá construir um bom plano de ação para superar os obstáculos.

2. Identifique seus limites

Saiba onde estão as suas próprias deficiências. Reconhecendo as suas falhas, poderá saber onde chega a sua capacidade de fazer, de planejar e de elaborar.

Preste atenção nas críticas que fazem a você. Pergunte a opinião de um amigo ou de seu superior, busque a sua franqueza, para acertar as áreas que você pode melhorar.

3. Otimização de recursos

Analise os recursos disponíveis que existem para você. Avalie o que você tem em mãos. Será que você tem tudo o que precisa para chegar até seus objetivos? Será que você apenas está supervalorizando sua capacidade?

4. Invista em apenas uma meta possível

Esqueça múltiplas metas à frente. Defina onde você quer estar. Visualize o que você gostaria de ver acontecendo à sua frente ao longo de um determinado período.

5. Saiba delegar

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Aprenda a delegar, porque um bom estrategista saberá maximizar tanto a eficácia da equipe quanto a delegação.

Não hesite em buscar ajuda profissional de pessoas que tem capacidades de também liderar partes de um projeto. A estratégia pode melhorar muito com o desempenho e produtividade delegada.

6. Faça autocrítica

Sempre reavalie o seu progresso. Uma grande chance de se tornar um bom estrategista é saber quando você pode mudar de tática.

Desenvolver e criar metas é legal, mas você também deve estar disposto a dar por encerrado um projeto ou mesmo incorporar novas estratégias quando não estiver obtendo os resultados esperados. Voltar um passo atrás não é perder, também faz parte da estratégia.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Depois de poder desenvolver as metas, certifique-se de alguns objetivos que você quer seguir, sendo agora a hora de elaborar um plano de ação. Garanta já que essas metas sejam concretizadas, pois, elas precisam atender rapidamente os objetivos. A demora nesses processos não são ideais.

Outra forma para se tornar um bom estrategista é saber como trabalhar de forma otimizada e inteligente. Por exemplo, opte por não trabalhar em grandes projetos, faça os menores e que possam ser gerenciáveis.

Com o tempo, garantirá mais experiência e vantagem. Isso ajudará você a vencer o excesso de estresse e também a afastar a procrastinação. Por outro lado, completando cada parte menor, você ganha uma maior sensação de autoeficácia e autoconfiança nas suas habilidades e capacidades.

Já pensou em como pode mudar do dia para a noite as suas capacidades? Um bom profissional da psicologia poderá dar mais foco e atenção aos seus limites.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *