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Treine seu cérebro para desviar os hábitos de distração

Treine seu cérebro para desviar os hábitos de distração

Conheça 5 formas de eliminar os hábitos de distração e impulsionar o seu cérebro a se exercitar

Hoje em dia, com a presença das redes sociais, do fácil acesso à internet, uma série na TV, memes e dos smartphones, parece que é muito difícil terminar alguma função sem se distrair.

Esses hábitos de distração estão presentes em quase todos os momentos. É tanta informação que é quase impossível prestar atenção aos seus deveres de trabalho.

Excesso de informações

A mente começa a vaguear por conta própria, e permite ir de encontro com os hábitos de distração que dificultam no processo de criar, planejar o futuro e conectar idéias. É por esta razão que uma pessoa hoje pode ficar distraída em uma tempo maior do que antes.

Com a tecnologia, cada segundo de atenção está sendo ocupado, nesse grande volume de informações e quase não há espaço para criar ou se concentrar.

Para alguns empregadores, por exemplo, que exigem um nível de produtividade, consideram que os hábitos de distração modernos já são como uma praga que afeta seriamente as empresas e seu volume de negócios.

Como eliminar hábitos de distração treinando seu cérebro

Valor Consulta Psicóloga Vânia






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Os hábitos de distração são mais complicado do que parece, por não se tratar apenas de eliminar as fontes de distração, mas de como devemos treinar a mente para evitar cair em procrastinação.

Em ambientes de trabalho, é muito difícil ficar atento, por causa do grande fluxo constante de pessoas, chamadas, emails e ruídos de todos os tipos. Assim, o seu cérebro trabalha em um ritmo muito mais rápido para as distrações e mais lento para as tarefas reais.

Na verdade, realizar várias tarefas ao mesmo tempo é também importante para o cérebro, mas sem controle, acaba reduzindo as suas capacidades neurais, sendo portanto praticamente inútil fazer um simples relatório ou texto.

Como treinar o seu cérebro a ficar mais focado e eliminar os hábitos de distração?

1. Organize e prepare seu cérebro

Antes de qualquer tarefa, primeiro relaxe sua mente. Estabeleça essa conexão com ela por um minuto ou dois minutos e depois se sente em uma posição confortável e respire profundamente.

Evite sentar de pernas cruzadas ou ficar mexendo dedos das mãos e dos pés. Permita que seu corpo se acalme, observando os batimentos cardíacos.

2. Siga apenas um foco

Reserve um tempo para identificar qual é seu foco naquele momento. De uma lista que possa ser feita para seguir, e de coisas para fazer, estabeleça um ponto apenas, seja ele qual for.

Em seguida, continue trabalhando e procure outros pontos, mas sem perder aquele primeiro de vista.

3. Economize energia

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É comum quando uma atividade é realizada, você primeiro inicie com as tarefas mais simples e mais mecânicas, e depois para as mais complexas. A questão é quando você tiver que trabalhar mais, menos concentração e energia terá.

Lembre-se que qualquer atividade, por menor ou maior que seja, acaba consumindo parte de sua energia mental. Assim, uma forma mais fácil de otimizar a sua concentração é reverter essa ordem.

Comece com o mais difícil e trabalhoso, desta forma você será capaz de tirar mais proveito de sua energia, e deixar apenas para o final aquelas tarefas mais simples.

4. Vá treinando seu cérebro

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Outra boa técnica de combater os hábitos de distração é organizar o seu tempo em períodos de atividade e em períodos de descanso.

Se você considerar uns seis minutos de trabalho, pelos quais você considera que se desconecta completamente do mundo exterior, no próximo passo você pode avançar, fazendo uma pausa de poucos minutos, e depois faça mais 10 minutos de atividade, e assim por diante.

Em poucos dias, você poderá aumentar a carga de trabalho ou atividade por muitos minutos sem problemas, apenas treinando a sua mente a se programar. Essa rotina pode ser utilizada para qualquer área da sua vida que considerar haver hábitos de distração. 

5. Saiba ouvir com atenção

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O ato de ouvir é uma das habilidades mais fundamentais para se garantir sucesso em trabalhos de rotina. Toda a qualidade do seu trabalho depende de quão bom você é para ouvir com atenção.

Isso significa que quando conversamos com alguém, onde geralmente pode ser nos ambientes que não são divertidos, lembramos apenas de um quarto do que foi dito.

Por isso, existe uma técnica de escuta ativa, na qual se exercita pelo esforço consciente de ouvir o que a outra pessoa está falando, e entender o seu significado.

Você pode melhorar as suas habilidades de treinamento mental como uma excelente forma de sempre manter o foco nas suas tarefas.

Estas 5 essas dicas foram direcionadas para combater os hábitos de distração, e segundo a psicologia, de pouco a pouco, você poderá reduzir estas distrações.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

CRP 106524/06. A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

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