Newsletter Gratuita
Assine Aqui

TOC e Religião: quando a religião se torna obsessão

TOC e Religião: quando a religião se torna obsessão

O chamado “TOC Religioso” é um transtorno caracterizado por pensamentos obsessivos e ações compulsivas, geralmente manifestadas por meio de atividades repetitivas.

O TOC religioso, variante do TOC, que é conhecido como Transtorno Obsessivo Compulsivo, consiste em uma doença mental caracterizada por repetições desenfreadas de determinadas ações. O transtorno pode ser diagnosticado por um psicólogo.

O Transtorno Obsessivo Compulsivo pode estar ligado a diversos setores da vida cotidiana, como é o caso do TOC de limpeza, em que o indivíduo sente compulsão por higienizar determinados ambientes repetidas vezes diariamente.

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Há ainda ações demasiadas relacionadas a segurança, em que o paciente precisa checar em diversos momentos se trancou a porta, apagou as luzes, fechou o registro de gás ou desligou todos os eletrodomésticos da tomada.

Além disso, há o chamado TOC religioso, cujas ações repetitivas e rituais são fixados na religião, geralmente movidas por medo ou sentimento de insuficiência. 

Características do TOC religioso

Não apenas no TOC religioso, mas também em outras variações do transtorno, a principal característica consiste nos pensamentos obsessivos, que podem ser em relação a diversas áreas da vida de uma pessoa.

No caso do TOC religioso especificamente, os pensamentos giram em torno de temas voltados ao ambiente ligado à religião e podem ser apropriados ou não. Esses pensamentos são responsáveis pela segunda característica da doença: a compulsão.

Valor Consulta Psicóloga Vânia






Não quero informar nome ou e-mail





De modo geral, a compulsão é responsável por aliviar a tensão e a ansiedade por meio de ações repetitivas. Neste contexto, quando o indivíduo não realiza esses rituais, inconscientemente sente como se algo terrível fosse acontecer, mais uma sensação causada pela obsessão. 

Além das características citadas anteriormente, um paciente com TOC religioso ou outras variações dele pode apresentar ansiedade e depressão. Os sintomas possuem intensidades distintas dependendo do estado e contexto do paciente, geralmente são intensificados em casos de estresses extremos e situações delicadas.

A obsessão pode também não estar ligada apenas a limpeza e repetição, mas também organização de um espaço, o que envolve perfeita simetria ou ordem pré-estabelecida.

Veja também, Transtorno Obsessivo Compulsivo

Causas do TOC

Há uma série de fatores que podem ser responsáveis pelo desenvolvimento do Transtorno Obsessivo Compulsivo, independentemente da sua variação, seja TOC de limpeza, TOC religioso ou outros tipos. 

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

De modo geral, uma das causas mais significativas para o desenvolvimento do transtorno é a estrutura familiar. De acordo com especialistas, as experiências pessoais, principalmente para um indivíduo no começo da vida, ou seja, na fase da infância e adolescência, podem ser decisivas para a sua formação. 

Desse modo, experiências traumáticas, como acidentes, mortes de entes queridos, desastres naturais ou situações semelhantes, e relações abusivas nessas fases podem ser responsáveis pelo desenvolvimento do transtorno. Entretanto, o TOC pode estar também intimamente ligado às causas genéticas e hereditárias. 

Como o TOC pode ser diagnosticado?

Como citado no começo do artigo, o TOC pode ser diagnosticado por um psicólogo. Em consulta, algumas informações importantes ao profissional são:

  • Período que os sintomas começaram.
  • Descrição dos sintomas.
  • Frequência que os sintomas aparecem.
  • Rituais e hábitos diários.
  • E ingestão de algum tipo de medicamento (ainda que seja para tratamento de outras disfunções de saúde).

O diagnóstico é realizado tanto por meio da avaliação psicológica quanto através de exames clínicos, que envolvem check-up geral, descartando assim outras possibilidades. 

Tratamento para o TOC

O TOC não tem cura, entretanto, o tratamento auxilia em diversos aspectos da qualidade de vida do paciente. Ele melhora as relações interpessoais e permite que o indivíduo tenha uma vida mais leve e feliz.

A psicoterapia visa ajudar o paciente a lidar com situações estressantes e com a ansiedade de uma forma saudável, sem recorrer a compulsão e obsessão. O processo terapêutico não possui um tempo pré-determinado, variando de acordo com as necessidades do paciente.

TOC não é organização extrema, entenda como diferenciar

Por último, é importante destacar a diferença existente entre TOC e manias diárias que envolvem organização e limpeza. Todo mundo conhece alguém que é extremamente organizado, não é mesmo? 

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Entretanto, em grande parte dos casos, isso apenas diz respeito às características individuais dessas pessoas. Isso porque o Transtorno Obsessivo Compulsivo pode afetar a qualidade de vida do paciente. Ele interfere em suas atividades diárias e relacionamentos interpessoais, prejudicando o desenvolvimento de ocupações aparentemente simples socialmente, como estudar e trabalhar.

É importante sempre ter em mente que o transtorno pode ser tratado e controlado, devolvendo a qualidade de vida ao indivíduo, permitindo suas pequenas e grandes realizações pessoais, profissionais e acadêmicas. 

Gostou desse artigo? Então pode se interessar por esse também: Tipos de Compulsão.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Autocontrole

    Autocontrole
    O autocontrole está relacionado a diversas coisas, como fazer compras, comer excessivamente e manter a postura durante discussões. Acesse para saber mais.
  • Desmistificando a Terapia

    Psicólogo desmistificando a terapia
    Desmistificando a Terapia. Uma visão sob a perspectiva de uma psicóloga
  • Tratamento para TOC – Transtorno obsessivo compulsivo

    Tratamento para TOC – Transtorno obsessivo compulsivo
    Entenda o que é o TOC - Transtorno obsessivo compulsivo e veja as formas mais comuns de tratamento. Texto da psicóloga do consultório Psicólogos Berrini.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

CRP 106524/06. A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *