Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Compras Compulsivas: quando procurar ajuda?

Compras Compulsivas

Você já parou para pensar por que comprar? Alguns compram por necessidade, outros por diversão, moda, status e por causa dos apelos do mercado.

Porém, segundo psicólogos, existem aqueles que compram puramente pelo prazer de comprar, sem levar em consideração a utilidade ou necessidade do objeto/coisa. Estes são chamados como compradores compulsivos.

Compras compulsivas, ou oniomania, é caracterizado pelo desejo intenso, urgente e comportamentos excessivos relacionados ao comprar e ao gastar dinheiro, o que pode acarretar em diversas consequências, como problemas financeiros e jurídicos, sofrimento psíquico (ex.: depressão, culpa, ansiedade) e conflitos interpessoais.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Compradores compulsivos geralmente compram para se sentirem melhores e mais felizes, o ato de comprar vira um amortizador da ansiedade e depressão, por exemplo.

Este tipo de atitude comportamental e impulsiva afeta mais as mulheres do que os homens, e normalmente gasta-se muito dinheiro com coisas completamente desnecessárias. Ah, e quanto mais caro for o objeto, mais prazer é sentido!

Algumas perguntas podem ajudar na identificação da síndrome da oniomania. Veja abaixo:

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO
  • Você se preocupa excessivamente com o ato de comprar/gastar dinheiro?
  • Você acaba comprando mais do que fora anteriormente programado?
  • Você gasta muito tempo pensando/planejando/desejando comprar?
  • Percebe que compra mais em épocas onde se sente mais triste ou ansioso?
  • Tem dificuldade em resistir à compra de um objeto?

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Letícia






Não quero informar nome ou e-mail





Caso você tenha se identificado com algumas dessas questões saiba que tem tratamento psicoterapêutico, os quais o ajudam a descobrir as causas e tratá-las.

Estudos recentes na área da psicologia mostram que a terapia cognitivo comportamental apresenta resultados eficientes e duradouros no tratamento de compras compulsivas e outras doenças.

Se você ou alguém que você conheça enfrenta esse tipo de problema, busque a ajuda de um psicólogo. A psicoterapia será fundamental.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Filla Brotto

Thaiana é psicóloga e CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Thaiana Brotto é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *