Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
O primeiro aspecto que todos devemos levar em conta ao nos perguntarmos como lidar com a insatisfação feminina é ter em mente que este questionamento não é intrínseco aos dias de hoje.
A dúvida do que, afinal, querem as mulheres, surgiu há muitos anos, sendo que Freud e outros grandes nomes da psicanálise já abordavam o amplo tema “insatisfação feminina” há mais de 80 anos.
Algumas respostas foram aparecendo de lá pra cá, mas fato é que a mulher, até hoje, ainda sente uma insatisfação dentro de si ao exercer uma infinidade de papéis, ter sentimentos controversos e buscar incansavelmente a felicidade.
E, nessa missão, o acompanhamento com um psicólogo pode ajudar de forma significativa a obter os resultados desejados.
Como a psicologia trata os sintomas contemporâneos
Na época em que viveu Sigmund Freud (1856-1939), o médico neurologista que criou a psicanálise, eram mais comuns os estudos sobre os chamados sintomas histéricos vivenciados pelas mulheres.
Atualmente, com a vida corrida e agitada, principalmente, dos grandes centros, a psicologia vem lidando com os sintomas contemporâneos.
O estresse aliado às suas próprias cobranças para que dê conta de tudo durante o tempo todo e ainda arrume tempo pra ser feliz levam a mulher a uma série de sensações incômodas, como ansiedade, frustrações, medo, insegurança e desamor, que, quando em doses exageradas, pode até levar a uma depressão mais séria.
É neste contexto que as mulheres têm encontrado um grande alento nos consultórios de psicologia.
Ali, elas podem avaliar e discutir com o psicólogo, sem filtros ou medo de julgamentos, as suas conquistas, insatisfações, padrões de perfeição, desejos de agradar o parceiro, necessidade de fazer o melhor quanto à educação dos filhos e como encontrar a tão sonhada felicidade.
Além de tudo isso, o psicólogo também vai orientar sobre os riscos de elas se considerarem super-heroínas.
Causas da eterna insatisfação feminina
Segundo a teoria psicanalítica, as meninas sentem inveja do órgão sexual masculino e, por consequência, sofrem inconscientemente devido a esta falta.
O resultado disso é que elas acabam sempre desejando o que não podem ter já que este órgão não faz parte da constituição física feminina.
Segundo os estudiosos do assunto, estariam nesta condição e no chamado “Complexo de Édipo”, as causas da eterna insatisfação feminina.
Como o psicólogo ajuda na busca pela satisfação plena
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
Já citamos a educação dos filhos, mas é comum entre as mulheres também a dificuldade nos relacionamentos amorosos. A conquista, a sedução e até mesmo os obstáculos – tão naturais na vida a dois -, ganham proporções completamente diferentes das vividas pelos homens.
Por conta disso, o que se vê são relações descartáveis, sentimentos de impotência, pensamentos equivocados sobre novos relacionamentos e a busca desenfreada pela satisfação plena.
É ai que entra, mais uma vez, o auxílio de um psicólogo.
É durante o processo de análise que a mulher aprende a se autoconhecer melhor, a administrar melhor todo o seu sofrimento, a colocar para fora suas sensações e emoções e a construir uma realidade mais próxima ao que é viável para ela no momento.
Ao proporcionar uma viagem ao inconsciente, a terapia traz para o nível do consciente a possibilidade maior de se sentir feliz e realizada.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como se manter motivado para alcançar seus objetivos?
Se manter sempre motivado ao longo da vida para alcançar objetivos pessoais e profissionais pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, pode acontecer de a motivação esfriar em decorrência [...]
- Conheça os 8 sinais da baixa autoestima
A autoestima é basicamente a maneira como você se enxerga. Nesse texto, vamos falar mais profundamente sobre os sinais mais comuns da baixa autoestima e como ela pode se [...]
- Você tem dificuldade em aceitar elogios?
A dificuldade em aceitar elogios pode parecer um problema simples. Afinal, muitas pessoas respondem a um elogio com um “não foi nada”, “foi questão de sorte” ou “obrigado, mas...”. [...]
Autor: psicologa Luzia Fatima de Andrade Lobato - CRP 06/119285 Formação: Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduada em Saúde Mental. Possui vasta experiência em atendimentos para adultos e casais, com foco em demandas como ansiedade, estresse no trabalho, conflitos familiares, depressão, questões emocionais como autoestima e autoconfiança…