Clínica de Psicologia

Clinica de Psicologia

A clínica de psicologia Psicólogos Berrini foi formada por um pequeno grupo de psicólogos e psicólogas especializados em diversas abordagens como: Terapia Comportamental, Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e Terapia psicanalítica.

As queixas mais comuns no nosso consultório de psicologia são:

Porque Fazer Terapia
Saiba os motivos de fazer terapia
Você já se sente muito sobrecarregado para lidar com seus problemas? Se sim, você não está sozinho. Há estudos que indicam que mais de 25% dos adultos sofrem de ansiedade, estresse, depressão ou outros transtornos em algum momento da vida. Há também um número grande de pessoas que lutam para lidar com problemas de relacionamento, frustração com o trabalho… E esses problemas podem muitas vezes consumir mais energia do que deveriam…
Inferioridade
Você se sente assim?
Sentir-se inferior pode se caracterizar por inúmeras razões. É um assunto bastante delicado e que precisa ser tratado com cautela, e, antes de tudo, é importante que o indivíduo reconheça que está se sentindo “inferior” em relação a algo ou alguém…
Insegurança
O que fazer?
Insegurança é um estado emocional que geralmente surge posteriormente a uma situação ameaçadora que tenha ocorrido. A simples iminência de situações similares ocorrerem novamente já desencadeia os estados emocionais característicos de insegurança. Pode ser uma reunião no trabalho, o parceiro que terminou abruptamente o namoro, uma …
Qual a Função do Psicólogo
Saiba o papel do psicólogo
Psicólogos comportamentais e cognitivos comportamentais são especialistas em comportamento humano e usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas a superar suas queixas…
Como se comunicar com o psicólogo
Como se comunicar com o psicólogo?
Você tem dúvidas de como começar ou conduzir as conversas com seu psicólogo? Os psicólogos são treinados para falar, discutir e ajudar as pessoas numa grande variedade de questões – desde problemas pontuais como um problema casual no relacionamento ou no emprego, até os mais complexos como depressão a experiências traumáticas…
Dependência Emocional
Tenho Dependência Emocional?
Uma pessoa que depende emocionalmente de outra pessoa, não conhece a si mesmo e com isso tem dificuldade de saber o que gosta e como se sente bem na maioria das situações. Esta falta de autoconhecimento gera insegurança e baixa autoestima. Um dos riscos de ter esta dependência, em se tratando de vida amorosa, é que a pessoa aceita se relacionar com qualquer parceiro apenas para…
Frustração
Sensação de Incapacidade
É impossível passar pela vida sem ter a sua parcela de frustrações. Apesar de ser algo bastante comum, pode ser doloroso e até mesmo incapacitante para algumas pessoas. Os motivos que podem ocasionar os sentimentos de frustração são variados, assim como há os mais diversos tipos de reação a eles…
Funcionamento da Psicoterapia
Perguntas Frequentes
A psicoterapia é definida como um tratamento que leva o paciente ao autoconhecimento. Normalmente, é recomendada para pessoas que sofrem de algum problema psíquico ou estão vivenciando algum conflito que não sabem como administrar. É nestas situações que elas procuram um psicólogo para iniciar a terapia. Neste texto vamos descrever basicamente o funcionamento da psicoterapia e o papel do psicólogo no auxílio ao paciente em busca de orientação…
Autosabotagem
O que fazer?
A autosabotagem pode ser descrita pela combinação de sentimentos e pensamentos negativos acompanhados de comportamentos autodestrutivos. Quando a pessoa conscientemente quer conquistar ou fazer algo mas em contrapartida e de forma inconsciente suas ações vão na contramão do que se busca, ela está se autossabotando. O medo de correr alguns riscos e se comprometer com…
Aceitação de si mesmo
Conhece seus pontos fortes e fracos?
Você conhece os seus pontos fortes? Sabe como lidar com os seus pontos fracos? Conhecer a si mesmo é uma das maneiras mais eficientes de evitar frustrações e também de alterar comportamentos falhos, quando necessário. O autoconhecimento também é um caminho importante para a aceitação de si…
Impaciência
O que fazer se sou impaciente e como lidar com os impacientes
Problema vivido pela maioria da população, a impaciência e o estresse – que caminham lado a lado –, são emoções que acontecem geralmente de forma oculta. Ou seja, o indivíduo se estressa com pouco, com qualquer atitude ou comportamento de outra pessoa e só percebe o que fez e como agiu depois de…
Como aumentar minha segurança e autoestima?
Como aumentar minha segurança e autoestima?
Você sempre pensa que a vida de todo mundo é boa, menos a sua? Acredita que não será capaz de realizar algo, mesmo que esteja morrendo de vontade de idealizá-lo? Em uma cultura competitiva e controlada pelos padrões sociais, não se sinta sozinho (nem pior) caso tenha esses pensamentos frequentemente…
Culpa
Sentimento de Culpa
Ao longo de nossas vidas passamos por diversas situações, nas quais, às vezes, sentimos que poderíamos ter agido de outra forma, falado de uma maneira mais gentil, compreendido melhor o lado do outro, ou não ter pensado daquela forma que te fez agir daquela maneira. Quando temos esses pensamentos, o que sentimos? Certamente muitos responderão “culpa”…
Processo Terapêutico
Ténicas para o Processo Terapêutico
No nosso dia a dia nos deparamos com diversas situações-problema que nos incomodam ou causam sentimentos desagradáveis. São problemas no trabalho, preocupações com a família ou saúde, relacionamento, incertezas sobre o futuro…
Suicídio Terapia
Um assunto velado
Este tema tem sido falado cada vez mais na mídia e em outros ambientes do nosso cotidiano, apesar de por outras vezes ser um assunto velado. Por conta dessa falta de clareza sobre o tema e sobre o acontecimento em si, a falta de informação também se torna um outro problema para a sociedade…
Transtorno Bipolar
Entenda e busque o tratamento
Transtorno Bipolar é caracterizado pelas mudanças extremas de humor, oscilando em picos de mania a picos de depressão. Durante essas flutuações o paciente geralmente tem dificuldades em executar as atividades do dia a dia, podendo afetar, portanto, suas esferas de relacionamento, suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas. Os sintomas do transtorno bipolar…
Orientação Vocacional
Como a psicologia pode ajudar
A orientação vocacional já ajudou inúmeros estudantes a fim de escolherem o rumo que pretendem tomar nas suas carreiras profissionais. Ela tem como objetivo orientar o indivíduo a tomar a decisão pelo curso de graduação e decidir de uma forma mais madura qual carreira …
Psicossomatização
O que é e como acontece
Psicossomatizar é um termo muito comum usado nos consultórios de psicologia para definir sintomas físicos que surgem nos pacientes, causados por situações emocionais que o paciente vive/ convive. Como isso acontece? É normal ouvirmos…
Avaliação Psicológica
Quando é necessária e como funciona
A avaliação psicológica é a primeira etapa necessária para o psicólogo conhecer seu paciente. A partir dela, é possível se iniciar um vínculo entre os dois e os principais objetivos são o autoconhecimento para o paciente e através dessa ferramenta, dar início à psicoterapia…
Tipos de Compulsão
Os tipos mais comuns de compulsão e como proceder
Ser compulsivo pode estar ligado a muitos fatores: compulsão por compras, compulsão por alimentos, compulsão por jogo. Existem muitas maneiras de compulsão e, quando diagnosticado como “compulsão”, precisa ser cuidado…
Psicólogo e Emagrecimento
Por que a dificuldade para emagrecer?
Por mais que revistas, sites, blogs e redes sociais desandem em afirmar que emagrecer é muito simples, para algumas pessoas essa verdade não se encaixe. Perder peso não envolve somente cuidar da alimentação e realizar exercícios físicos. Embora esses sejam dois passos sejam essenciais, a mudança de vida envolve também o fator psicológico…
Traumas de infância
Como os traumas de infância impactam a vida adulta
O impacto negativo de traumas de infância na saúde mental na vida adulta tem sido estudado e documentado há mais de 150 anos e, nas últimas três décadas, inúmeras pesquisas descobriram a conexão entre eventos traumáticos ocorridos na infância e doenças na vida adulta…
Como lidar com pais idosos?
Como lidar com pais idosos?
Um dia, quando nos damos conta, não somos mais nós que precisamos dos cuidados dos pais, mas sim eles que precisam de nossa dedicação. Pais idosos, que precisam de cuidados, se tornam uma responsabilidade para seus filhos, que têm que levar aos médicos, administrar medicações, lidar com esquecimentos e confusões…
Distúrbio alimentar: como identificar
Saiba como identificar distúrbios alimentares
Uma má notícia: para alcançar o padrão de beleza dos dias atuais, cada vez mais jovens, adolescentes e até crianças estão recorrendo a dietas pesadas, exagerando nos exercícios físicos, provocando vômitos e até partindo para a isenção total de comidas. Estes comportamentos podem acarretar doenças graves. A boa notícia é que há como identificar esses distúrbios alimentares, existem tratamentos e…

Psicólogos que atendem na Clínica de Psicologia:

Conheça o perfil da cada psicólogo na página Psicólogos. Você poderá ver as especializações, os textos individuais, além de saber o valor das consultas e agendar sua sessão.

O que é uma clínica de Psicologia?

Clínica de psicologia é o local onde o psicólogo presta serviços de psicoterapia aos pacientes. A clínica de psicologia possui salas para atendimentos individuais, terapia de casal, famílias, crianças e adolescentes.

A nossa Clinica de psicologia em São Paulo fornece diversas modalidades de psicoterapias para pessoas de todas as idades entre essas modalidades podemos destacar: Orientação psicológica e pessoal para o paciente, Orientação cognitiva para o paciente, reorientações para a vida pessoal e profissional do paciente e orientação psicológica para familiares.

Por onde começar para dar inicio as sessões de psicoterapia?

Todos nós passamos por momentos de traumas fortes na vida, nesses momentos é difícil decidir se você precisa de um profissional para ajuda-lo. Nesse caso quanto mais cedo se procurar ajuda mais fácil é resolver o problema.

Existem mitos que pregam que procurar ajuda de um profissional é sinal de fraqueza e perda de tempo e dinheiro, e são realmente mitos. Tudo o que nos torna prisioneiros e não nos fazem funcionar direito merece atenção e investimento de um profissional psicólogo.

A psicoterapia é um momento especial para compreensão e mudanças de comportamentos e sentimentos disfuncionais, aonde o psicoterapeuta irá te avaliar e te ajudar a retomar o equilíbrio psicológico e emocional.

Alguns sinais indicam que você precisa começar a psicoterapia: Traumas que você não consegue esquecer, dores de cabeça ou estômago constantes e inexplicáveis, uso constante de medicamentos para que consiga aguentar o dia-a-dia, desgostoso daquilo que lhe dava prazer, relacionamentos desgastados, sentir vontade de chorar sempre e familiares preocupados com você.

Se você se identifica com alguns desses sintomas então talvez seja interessante agendar uma hora com um psicólogo. Sua saúde mental merece atenção.

Procuras mais comuns nas clinicas de psicologia:

  • TERAPIA DE CASAL:
  • A cada ano que passa a procura pela terapia de casal tem aumentado. A procura por essa especialização tem crescido devido as brigas e desentendimentos constantes do casal, onde as acusações aparecem e nunca conseguem entrar num consenso. O ser humano por natureza repudia qualquer tipo de sofrimento, sendo assim ele não percebe sua participação na briga/discussão e esse problema principal nos pacientes da terapia de casal é que sempre esperam que o outro mude. A terapia de casal traz esse espaço de conversação e entendimento entre as duas partes.

  • TERAPIA INDIVIDUAL (ansiedade, estresse no trabalho, depressão).
  • A ansiedade, o estresse no trabalho e depressão são queixas muito comuns em terapia individuais.

    O estresse alto que na maioria das vezes causado por desafios do dia-a-dia, que se frustrados, acarretam a ansiedade por um futuro não conhecido e a angustia por um passado que deixou de aproveitar pelo desafio do presente. Exemplos verídicos de estresse são a violência no país, o trânsito, as metas a cumprir no trabalho etc.

    O neurologista Hanz Selye, trouxe para o comportamento humano a análise do estresse, ele chamou de síndrome de adaptação geral, que seria a adaptação dos desafios reais ou imaginários humanos, que segundo ele se dá em três fases

    Clinica de Psicologia Fase 1
    ALARME: Prepara o corpo para lidar com o fato de estresse.
    Clinica de Psicologia Fase 2
    RESISTÊNCIA/ADAPTAÇÃO: O organismo depende de esforço para continuar liberando energia enquanto o sinal de ALERTA estiver aceso.
    Clinica de Psicologia Fase 3
    ESGOTAMENTO: As fontes de energia se esgotam, e o sistema todo se debilita.
  • TERAPIA PARA CRIANÇAS E ORIENTAÇÃO DE PAIS
  • Ter filhos é o sonho de todo casal, mas a chegada de uma criança muda toda a rotina da família e nos dias de hoje a relação familiar enfrentam vários conflitos surgidos da vida moderna.

    Alguns comportamentos infantis são fenômenos decorrentes de algum acontecimento em determinado momento da vida, que pode resultar num problema no futuro. Alguns pais acreditam que se o filho sofrer alguma frustração se tornará um adulto infeliz e insatisfeito e isso faz com que esses pais aceitem qualquer tipo de imposição por parte dos filhos. Daí surge rituais como: Brincar e depois não guardar os brinquedos, usar banheiro e não dar descarga, abrir a torneira e não fechar.

    A ideia de orientação aos pais é que atenda as necessidades infantis da criança, mas antes dê um tempo, afim de que a criança aprenda sobre seus limites, e a partir do momento que ela faz a primeira vez será mais fácil a segunda, terceira e assim por diante.

    Sendo assim a criança aprende a lidar com a “frustração”, e entende que ela gera aprendizados desde os primeiros meses de vida. A importância de aprender a lidar com a “frustração” é que a criança aprende que nem sempre ela ouvirá um “sim” e que algumas de suas necessidades não serão atendidas.

    O “sim” e o “não” quando respeitados leva a criança a crescer, e passe a valorizar o que acontece com ela.

    Atenção: Crianças que não se alimentam direito, não brincam, não aprendem na escola, não dormem estão tentando se comunicar que alguma coisa está errada e precisa de ajuda.

  • TERAPIA PARA ADOLESCENTES
  • Atualmente, e cada vez mais, os pais estão buscando educar e corrigir os filhos sem a necessidade de agressão, sendo assim a terapia é um dos caminhos buscados, mas até chegar a terapia os pais já se desgastaram e desgastaram seus filhos num longo processo de tentativas de demonstrar sua autoridade, através de gritos e ordens, que na verdade só demonstram o desequilíbrio emocional internos que refletidos no adolescentes resultam em um adolescente ansioso, com medo e angustia.

    Essas emoções desencadeiam comportamentos como: roer as unhas, não ser sociável, confronto com os pais e outros.

    O objetivo da terapia para adolescentes e pais é abrir um espaço de conversa e ensinar aos pais que não se deve falar para o adolescente ameaças que não vá cumprir como: “Vou embora e você vai ficar aqui sozinho”, “Vou te bater se você sair”, “Se você fizer isso vai ficar um ano sem computador”… Você realmente vai conseguir cumprir essas ameaças? Talvez não.

    Quanto mais frases como essas forem ditas e não cumpridas o peso da sua palavra diminui e passa a não ser respeitada.

    O papel do psicólogo é ajudar os pais a encontrar caminhos que não mais abalem a confiança entre eles e seu(s) filho(s).

Autora: Thaiana F. Brotto(Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.