Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Você tem um chefe maquiavélico?

Você tem um chefe maquiavélico?

Descubra se você tem um chefe maquiavélico e quais são as principais características desse comportamento.

Para um chefe maquiavélico os fins justificam os meios — é o que descreve Maquiavel no seu célebre livro “O Príncipe”. Os psicólogos dizem que para um chefe maquiavélico o trabalho precisa ser feito, custe o que custar, doa a quem doer.

Para esse tipo de chefe, mas vale ser temido do que ser amado — um dos princípios orientadores do maquiavelismo. 

Embora um chefe maquiavélico não incentive, diretamente, os funcionários a mentirem ou trapacearem, esse comportamento não é, de nenhuma forma, desincentivado. Um chefe maquiavélico pode ser arrogante, assustador e intimidar os seus subalternos para obter o que deseja.

Nesse texto vamos explicar como identificar um chefe maquiavélico e quais são as suas principais características. Acompanhe!

O que é o maquiavelismo?

O maquiavelismo é uma construção e não um distúrbio de personalidade, como o narcisismo.

Um chefe maquiavélico age intencionalmente — o seu comportamento é construído e não herdado ou desenvolvido devido a traumas, abusos, ou más influências ambientais.

Quais são os princípios do maquiavelismo?

No livro “O Príncipe” Nicolau Maquiavel descreve uma filosofia política que os governantes devem adotar para melhor governarem os seus súditos. Segundo o escritor, para obter sucesso um governante precisa ser cínico, sem princípios e manipulador. Mais vale ser temido do que ser amado. 

Valor Consulta Psicóloga Vânia






Não quero informar nome ou e-mail





Além disso, para alcançar o que deseja, um governante não precisa observar normas sociais, mas se preocupar apenas em conquistar e permanecer no poder. O livro prega, portanto, a supremacia do pragmatismo sobre a moralidade, do poder sobre a felicidade.

Segundo os psicólogos outros princípios incluem nunca demonstrar humildade, já que a arrogância é vista como uma maneira eficaz de lidar com os subordinados.

Os maquiavélicos veem a moralidade e a ética como uma fraqueza e acreditam que pessoas poderosas podem mentir e enganar a todos para alcançarem os seus objetivos.

Segundo eles, a manipulação é uma ferramenta útil, que visa manter os subordinados sob controle.

Quais são as características dos maquiavélicos?

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Os psicólogos dizem que os maquiavélicos parecem ser confiáveis e sábios, mas essas características são apenas superficiais. Uma pessoa maquiavélica, de fato,  exalta a coragem sobre a bondade, a avareza sobre a generosidade e a malícia sobre a bondade.

Uma pessoa maquiavélica não se prende a promessas e não está preocupada com a aceitação de quem quer que seja, para ela o importante é obter vantagens a longo prazo.

Os maquiavélicos se esforçam para imitar a vitória dos outros, mas embora peçam conselhos dos que consideram mais sábios, geralmente, contam apenas com a sua própria inteligência. Acreditam que a crueldade é necessária para manter a ordem.

Além disso, valorizam características como a vingança e a avareza para se manterem no poder.

Como é um chefe maquiavélico?

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Um chefe maquiavélico acredita que para manter o poder vale tudo. Para isso, é permitido jogar um funcionário contra o outro, deixar de compartilhar informações importantes, espalhar mentiras e manipular pessoas.

Em alguns momentos, um chefe maquiavélico pode ser generoso, desde que essa generosidade sirva para obter alguma vantagem. Um chefe maquiavélico usa o medo para conseguir que os seus subalternos façam o que ele deseja. 

No entanto, embora pratique bullying, dosa o medo que causa nos seus funcionários para que não seja odiado por eles. Segundo eles, o ódio pode levar a consequências desastrosas. 

Quais são os extremos do maquiavelismo?

A chamada tríade das trevas é uma combinação de características do narcisismo, como egocentrismo e orgulho, do maquiavelismo, como a manipulação e características da psicopatia, como a insensibilidade e o calculismo.

A tríade das trevas é visto por muitos como o extremo do maquiavelismo. 

Como uma pessoa se torna maquiavélica?

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Algumas pessoas até podem tornarem maquiavélicas por lerem o livro “O Príncipe” e começarem a praticar os seus ensinamentos. Para essas pessoas, o livro torna-se uma espécie de bíblia sagrada, capaz de levá-la ao sucesso que deseja. 

Mas no geral, o maquiavelismo é o indicativo de um tipo de comportamento. Por isso é possível torna-se maquiavélico imitando comportamentos e conceitos que não se sabe ao certo de onde se originaram.

Infelizmente, em algumas profissões como na política, esse comportamento é aceito e por vezes até bem recompensado.

Para quem convive com uma pessoa considerada maquiavélica, o indicado é buscar a ajuda de um psicólogo. Através da psicoterapia será possível entender e estabelecer os limites com pessoas assim.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

CRP 106524/06. A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *