Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Como planejar o seu cotidiano?

Como planejar o seu cotidiano

Saber planejar e organizar é o primeiro passo para que qualquer atividade ocorra da melhor maneira. Seja um evento importante, festa, apresentação, entrevista de emprego ou então tarefas cotidianas, é fundamental pensar antes sobre tudo que precisa ser feito para estar pronto para qualquer imprevisto.

Com a correria do dia a dia, cada vez mais pessoas se queixam de que o dia passa muito rápido e que parece não ser possível cumprir todas as atividades.

Isso acontece porque, além de realmente termos muito a fazer, muitas vezes não planejamos o nosso dia, a nossa rotina e acabamos nos enrolando em pequenos detalhes que atrapalham o andamento do cotidiano.

Como planejar o seu dia a dia?

Existem coisas que já sabemos que todos os dias precisamos fazer. Isso inclui desde escovar os dentes, até os compromissos profissionais. Para que o dia termine e você possa deitar na cama com a sensação de missão cumprida, é preciso seguir alguns passos.

1 – Estabeleça uma rotina

O nosso corpo tende a funcionar melhor quando as atividades se tornam um hábito. Por isso, é importante acordar todos os dias no mesmo horário e seguir uma mesma sequência de atividades para que seu cérebro não perca tempo pensando o que fará a seguir e como procederá.

Estabeleça quais são suas atividades matinais, vespertinas e noturnas.

Tente também organizar a sua semana determinando dias fixos para suas atividades obrigatórias.

Por exemplo, se você gosta de ir três vezes na semana na academia, já defina quais serão os dias e estabeleça um horário fixo. Assim, é muito mais fácil ter disciplina e cumprir suas expectativas.

2 – Tenha uma agenda

Valor Consulta Psicóloga Vânia






Não quero informar nome ou e-mail





A técnica é antiga, pode até parecer antiquada, mas funciona! Tenha uma agenda de papel, no computador ou no celular para marcar os seus compromissos. Cada encontro, consulta médica ou reunião deve ser marcada no dia certo na sua agenda.

Assim, todos os dias pela manhã, você pode olhar o que tem para aquele dia. Fazendo isso, fica muito mais fácil prever quais dias precisarão ser mais corridos e não esquecer-se de nada importante.

3 – Organize os seus compromissos

Quando você tiver compromissos fora de casa e do trabalho, procure agendá-los em horários que você está mais livre e em locais mais próximos da região da sua casa e trabalho.

Também é interessante juntar compromissos, como um dentista e um café com os amigos, em locais próximos para facilitar os trajetos e poupar tempo, principalmente se você mora em uma cidade grande e com trânsito.

Como se organizar para momentos importantes?

Um encontro importante, uma reunião do trabalho ou uma entrevista de emprego são momentos que causam um pouco de ansiedade.

A melhor maneira de aliviar essa sensação é tendo certeza de que tudo está organizado e preparado para dar certo. Para isso, confira algumas dicas:

1 – Confira o horário e endereço

Pode parecer uma bobagem, mas já pensou chegar no dia do seu compromisso e errar o horário? Cheque o local, endereço e melhor rota para chegar até o estabelecimento.

2 – Treine em casa

Se o seu compromisso for uma entrevista, palestra ou outra situação que exija uma apresentação ao público, treine em casa a sua fala. Pode ser em frente ao espelho ou para seus familiares.

O mais importante é que você fale em voz alta e aja como se estivesse na hora. Prepare, também, uma lista com os pontos principais que você precisa abordar e leve-a para te ajudar.

3 – Informe-se

É importante estar por dentro das notícias do mundo e da área que você vai falar para não passar vergonha caso alguém toque em algum assunto.

Procure ler jornais e revistas e também se informar sobre a empresa – se for o caso.

Não consigo me organizar: o que fazer?

Algumas pessoas podem ter mais dificuldade para organizar o seu dia a dia e se planejar para momentos especiais.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Isso pode acontecer devido à ansiedade, um transtorno psicológico que afeta muito a vida de quem sofre com o problema, ou outro distúrbio que cause um bloqueio.

Se você percebe que não consegue estabelecer uma rotina, está sempre confuso, achando que tudo vai dar errado e se sentindo angustiado quanto ao futuro, procure a ajuda de um psicólogo.

O psicólogo pode ajudar a desvendar a origem desse problema, através do autoconhecimento e descobertas sobre suas próprias incertezas. Na terapia, ele oferece algumas dicas para organizar melhor o cotidiano e poder levar a vida com mais facilidade.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • É possível ser plenamente feliz?

    Ser plenamente feliz
    Você já se perguntou se é possível ser plenamente feliz? Essa é uma pergunta recorrente aos psicologos de clinica de psicologia. Mudar comportamentos ajuda.
  • Sessão Estruturada de Psicoterapia

    Sessão Estruturada de Psicoterapia
    Conheças as diferenças entre sessões tradicionais e sessões estruturadas de psicoterapia
  • Homens e a crise dos 30

    Homens e a crise dos 30
    Homens também sentem o peso do tempo: embora a fama maior esteja com as balzaquianas, como são apelidadas as mulheres de 30 anos, eles também entram em crise em torno dessa idade.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.