Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Aprendendo com as derrotas

Aprender com as Derrotas

Seja uma relação que não deu certo, uma demissão ou ainda um ambiente de trabalho pesado, todos passamos por derrotas. E é normal sentir-se triste diante delas.

O que mais importa são as nossas ações diante delas. E aprender com derrotas, segundo psicólogos, nos traz grandes benefícios, tanto psicológicos quanto físicos.

Diante de uma derrota é possível que você pense que a sua meta é algo impossível de alcançar. Mas você sabia que essa forma de pensar é um obstáculo maior aos seus objetivos que o fracasso em si? Já parou para pensar que aprender com derrotas é uma importante maneira de tornar-se mais forte e preparado para conquistar aquilo que tanto deseja?

O que as pessoas fazem?

Valor Consulta Psicóloga Janaina






Não quero informar nome ou e-mail





As pessoas que vivenciam a derrota e que não buscam aprender com elas podem estar dando continuidade ao seu sofrimento emocional. Há pessoas que não sabem o que é uma derrota, porque se recusam a reconhecê-la e acabam em estado de negação. Fazem isso não apenas a negando como também se vitimizando.

Na verdade, aquele que nunca foi derrotado talvez não tenha, de fato, lutado, pois tende a preferir permanecer em sua zona de conforto. E com isso corre o risco de ficar estagnado.

Mas por que estas pessoas não expandem seus limites? Porque seus pensamentos são negativos, têm um medo repetitivo em suas mentes e crenças limitantes: “não posso fazer isso”, “não quero ir além”, “não posso perder”.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

É sempre bom lembrar que quem luta pode perder, mas também pode ganhar.

A luta significa enfrentar seus próprios limites, suas escolhas, aceitar suas vantagens e desvantagens, reconhecer seus defeitos. Tudo o que há na natureza se move, logo, a derrota não é uma posição definitiva. 

É importante pensar que aprender com derrotas sempre abrirá as portas para possíveis vitórias no futuro e o prepara para vencer nas próximas batalhas.

Os seus problemas podem tornar-se reais, as coisas podem dar errado, mas quando se percebe que tudo é passageiro, sabe-se que sempre há o amanhã para continuar lutando novamente.

Nada de errado em aprender com derrotas

Isso mesmo! Não há nada de errado em fracassar e aprender com isso. A derrota pode criar feridas, mas as cicatrizes fazem a experiência. Saiba aproveitar os ensinamentos que a derrota lhe trouxe. Pense por que você teve uma derrota e reflita sobre isso ao longo do tempo.

Saber digerir corretamente derrotas e erros faz parte da vida e é muito importante. Quando perdemos, temos a oportunidade de avaliar as razões que nos levaram a essa situação e corrigir alguns aspectos que precisam melhorar.

A verdade é que ninguém escapa de derrotas, mesmo no dia a dia. 

Como aprender com derrotas?

Confira algumas dicas importantes em como aprender com derrotas.

1. Deixe as frustrações para trás

É normal se sentir frustrado diante de um fracasso. E isso fere as expectativas que nutrimos. Mas você deve aprender a deixar essa sensação rapidamente, virando a página e voltando a olhar para frente.

Isso não significa negar o que aconteceu mas sim gastar muito tempo nessa frustração e, passe a usar seus recursos para ver realmente aquilo que deu errado.

>>> Talvez você esteja interessado nos seguintes textos: 

2. Aceite as coisas como elas são e aconteceram

Outro aspecto fundamental para aprender com derrotas é ver as coisas como elas realmente aconteceram, evitando assim, a manipulação de lembranças na sua mente. Essa auto manipulação acontece na intenção de “se proteger” do sentimento de frustração.

Toda derrota é dolorosa e desagradável. Mas, quanto mais cedo você tiver lidado com esse sentimento mais rápido estará pronto para sair em busca da mudança. Por isso, é melhor aceitar a derrota, aprender com ela e levantar-se.

3. Não reaja agressivamente

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Esse sentimento de frustração que se sente após o fracasso pode o levar a ter reações violentas. Essa reação só tende a piorar a sua situação. A melhor coisa é reconhecer esse sentimento de frustração e ir alterando-o de forma adequada.

O autoconhecimento é uma ferramenta muito importante que nos ajuda a enxergar o lado positivo mesmo nas piores situações, quando se é capaz de reconhecer e aceitar essas emoções.

4. Atente para a importância do processo

Saber perder é entrar na lógica do próprio jogo da vida, da experiência, de admitir que erros são naturais e, às vezes, inevitáveis e que você consegue fazer mais coisas para obter melhores resultados.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Esse processo de treinamento emocional é tão importante e recompensador quanto a vitória em si. Saiba se concentrar mais no processo do que nas vitórias. A ansiedade de vencer cria monstros desnecessários.

Como vimos, é possível aprender com derrotas. Elas nos trazem lições valiosas tanto sobre como alcançar nossos objetivos quanto sobre nós mesmos. Esteja atento e transforme a derrota em mais uma peça para alicerçar seus sonhos.

Se você sentir que não está fácil lidar com alguma derrota ou perda, buscar a ajuda de um psicólogo pode ser muito importante para se fortalecer nesse momento. A terapia proporciona o fortalecimento das emoções e do autoconhecimento.

Gostou deste texto sobre como aprender com derrotas? Então não deixe de ler sobre Por que é difícil mudar hábitos?

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Impaciência

    Impaciência
    Problema vivido pela maioria da população, a impaciência e o estresse – que caminham lado a lado –, são emoções que acontecem geralmente de forma oculta
  • Como ter mais energia e disposição no seu dia

    Como ter mais energia e disposição no seu dia
    Com algumas técnicas simples é possível obter muito mais energia e disposição para o seu dia a dia, conforme explicam os psicólogos.
  • Funcionamento da Psicoterapia

    Funcionamento da Psicoterapia
    É bastante comum os pacientes terem dúvidas de como é o funcionamento da psicoterapia. Veja as perguntas frequentes e como funciona, explicado pelos psicólogos do consultório de psicologia.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.