Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Casamento e Trabalho

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Casamento versus Trabalho

Casamento e trabalho a fórmula perfeita para ser feliz

Um desafio imposto pela vida moderna é conciliar casamento e trabalho. Isso porque o trabalho exige horas a fio de dedicação. Assim, o casamento e, mais tarde, os compromissos com filhos são adiados, o que traz um sentimento de culpa para mães e pais.

Muitos profissionais chegam aos consultórios de psicologia buscando respostas e meios para conciliar o casamento.

As jornadas que assumimos na vida moderna tendem a fazer com que nossos dias precisem de mais de 30 horas para que seja possível dar conta de tudo. Enquanto conciliamos estudos com o trabalho, e algum namoro passageiro, isso não parece ter um impacto real em nossas vidas.

Mas, a partir do momento que passamos a dividir a vida com alguém, fazer planos para o futuro, programar férias e, principalmente, quando chegam os filhos, bem, é aí que tudo muda de figura. E dá para perceber que conciliar casamento e trabalho é uma tarefa praticamente para super heróis.

O tempo que tínhamos livre para dormir, se dedicar a projetos pessoais, passear e relaxar, ficará reservado para tarefas domésticas e familiares. Mas como fazer hora extra sem se sentir culpado? Como realizar uma viagem profissional sem se sentir negligente?

Bem, garantimos que isso é saudável e totalmente viável e vai exigir algumas mudanças simples, porém poderosas em sua vida. Confira as dicas de nossos psicólogos.

1) Conciliar casamento e trabalho requer organização

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Organização certamente é a palavra-chave para ter uma rotina saudável com sua família, sem prejudicar seu rendimento no trabalho. Praticidade também irá ajudar para que tudo corra de forma fluída.

Pequenas mudanças podem contribuir com sua rotina, por exemplo: se vocês tomarem café na padaria, sobra mais tempo para relaxar? O colégio das crianças fica no caminho do trabalho?

Sempre podemos organizar nossa vida para que seja mais simples e tenha tarefas agradáveis de cumprir.

2) Cumpra horários, atenda suas demandas sendo pontual

Organize suas tarefas para serem cumpridas dentro do seu horário de trabalho e se programe para aproveitar com a família no tempo livre. Evite ao máximo ter de assumir horas extras.

A hora extra é prejudicial para sua saúde mental, para sua empresa, para sua família e seu relacionamento. É claro que eventualmente será necessário cumprir alguma demanda urgente e mandatórias que não podem esperar. Mas uma certeza nos resta, hora extra não pode ser parte de sua rotina.

3) Troque a culpa pelo prazer

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Sentimos culpa quando não conseguimos atender as expectativas de quem amamos, por isso criar uma rotina de lazer é fundamental para conciliar seu casamento e trabalho.

Se houver momentos de diversão e agradáveis com a família, dificilmente haverão cobranças quanto a importância que o casamento e trabalho têm em sua vida.

Assim diversos conflitos são evitados e dificilmente você se sentirá culpado se precisar reprogramar alguma atividade com sua família, eventualmente.

4) Crie uma agenda para antecipar compromissos

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Programe seu tempo. Organize e antecipe suas atividades e compromissos. Caso tenha algum que ocorra em seu horário de trabalho, negocie com seu gestor como se ausentar sem que cause impacto na equipe e como compensar essa ausência.

A verdade é que na vida tudo é negociável, e se for bem programado, não irá gerar impactos negativos em sua carreira. O que você deve evitar a todo custo, é pegar as pessoas de surpresa com seus compromissos familiares.

5) Refeições com a família é vital para ter felicidade

Tente realizar ao menos uma refeição cheia com a família. Se não puder ser no café da manhã devido aos horários de vocês, que seja o jantar. Realizar refeições juntos é fundamental para uma convivência feliz.

É nesse momento que pode-se conversar sobre o que aconteceu durante o dia, problemas que precisamos lidar, realizar acordos e programarem o final de semana. Mas com certeza esse é o momento mais importante no seu dia, além de fazer parte da fórmula perfeita para a saúde de seu casamento e trabalho.

6) Se estiver muito difícil, converse com um psicólogo

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Caso não consiga conciliar casamento e trabalho de maneira eficaz ou sinta que está perdendo algo e precise de apoio, busque a ajuda de um psicólogo ou terapeuta. Esse profissional, através do processo terapêutico, pode ajudar a organizar seu tempo, identificar demandas e prioridades.

O certo é que casamento e trabalho andam lado a lado, não é saudável abrir mão de um para suprir outro. Com ajuda e mudança de alguns hábitos será possível conciliar de maneira satisfatória sua vida privada e profissional, sem que uma tenha impacto negativo na outra.

Gostou deste artigo sobre como conciliar o casamento e o trabalho? Confira mais nos nossos textos sobre terapia de casal.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.