Textos de psicologia

Textos de Psicologia

Grandes temas da psicologia. Leia os textos sobre psicologia elaborados pelos psicólogos do nosso Consultório.

Aqui você encontrará textos de psicologia abordando os mais variados temas, tais como: terapia de casal, terapia para adultos, estresse no trabalho, ansiedade, solidão, amor patológico, emagrecimento, qualidade de vida, ciúmes, função do psicólogo, psicoeducação (da educação dos pais), luto, habilidades sociais, orientação vocacional, psicologia infantil, terapia comportamental e vários outros.

Textos de Psicologia

Autoconfiança

Autoconfiança
Ou a falta de Autoconfiança
A autoconfiança e a autoestima são muitas vezes interdependentes, mas basicamente sua diferença é que a primeira você vai adquirindo conforme suas ações vão dando bons resultados. À medida que você tem um problema, faz algo a respeito e alcança um bom resultado, fica satisfeito com isso e sua autoconfiança aumenta. De modo geral ela independe da aprovação…

Medo

Medo
O que fazer?
Existe uma dosagem de medo adequada, considerada “saudável”. Se temos pouco medo nos descuidamos e o perigo aumenta. E se temos medo em demasia deixamos de fazer as coisas, o que traz enormes prejuízos às diversas áreas de nossa vida (profissional, social, e/ou conjugal). Quando o medo é demasiado ou irracional ele pode…

Procrastinação

Procrastinação
O que é procrastinação?
Sabe aquela apresentação difícil do trabalho que você tinha dez dias para preparar e no primeiro dia você pensou “Amanhã eu começo, ainda tenho bastante tempo”. E no dia seguinte não deu para fazer, porque você estava atolado de outras coisas pra fazer. Chega o final de semana e você pensa: “Vou descansar esse final de semana e começo a semana que vem renovado. E a prioridade será preparar a apresentação”. Os dias vão passando…

TEPT

Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Transtorno de Estresse Pós-Traumático
Uma pessoa desenvolve TEPT quando, após algum evento traumático, começa a ter diversas lembranças do acontecimento, ou passa por alguma situação que tenha características parecidas com a do evento traumático, e isso provoca nela sensações de medo, tristeza, ansiedade e dor. A pessoa também passa a apresentar sintomas de evitação, deixando de fazer determinadas coisas, não indo a lugares e nem se expondo às situações que fazem com que ela se lembre…

Sexualidade

Sexualidade
Disfunção do Desejo Sexual?
Atualmente quando falamos de sexualidade, parecemos tratar de um assunto banal, já que o mesmo ganhou seu espaço na mídia e nas redes sociais, e parece que estamos em um momento de extrema sexualização. Então será que as pessoas ainda sofrem com esse tipo de problema? No consultório percebemos que sim, e os problemas são…

O Poder do Sonho

Os Sonhos e a Terapia
Os Sonhos e a Terapia
Na psicologia, a teoria mais conhecida a lidar com o sonho é a do Freud (psicanalista). Segundo ele, o sonho seria o cumprimento disfarçado de um desejo reprimido. Muitas vezes não pensamos que outras linhas teóricas trabalhem ou possam trabalhar com sonhos. Porém o sonho é um material importante e pode ser muito trabalhado em terapia, principalmente a comportamental…

Relacionamento Conjugal

Relacionamento Conjugal
A relação se tornou maçante e sem graça?
Pode parecer incomum para quem está vivendo problemas na relação a dois, mas dificuldades no relacionamento conjugal é uma das queixas mais frequentes no consultório. Diariamente clientes se queixam da falta de comunicação, do estresse gerado pelo relacionamento, ou por questões intimas do casal. Você consegue enxergar seu papel nesta relação? Existem cobranças suas ou de seu parceiro?…

Processo Terapêutico

Processo Terapêutico
Ténicas para o Processo Terapêutico
No nosso dia a dia nos deparamos com diversas situações-problema que nos incomodam ou causam sentimentos desagradáveis. São problemas no trabalho, preocupações com a família ou saúde, relacionamento, incertezas sobre o futuro…

Insatisfação no Trabalho

Insatisfação no Trabalho
Conflitos no Trabalho
Você se sente um “estranho no seu local de trabalho”? Questiona-se dos motivos que te mantém no mundo organizacional? Se sente improdutivo e diminuído em relação aos outros colegas? Vamos analisar juntos os motivos que podem aumentar ou diminuir…

Por que as pessoas mentem?

Porque pessoas mentem
A verdade… ou a mentira
Muitas vezes durante o dia nos pegamos contando pequenas mentiras, ou percebemos que algumas pessoas mentem muito: contam histórias mirabolantes ou histórias totalmente coerentes. Porém, após um tempo, descobrimos a verdade. Perceber que uma pessoa está mentindo pode ser uma tarefa difícil. Muitas vezes o mentiroso acredita em sua própria mentira. O que geralmente se ouve no consultório…

Ciúme

Ciúme como Controlar
Aprisionar ou estar aprisionado?
Em diversos casos que atendo no consultório que possuem como queixa principal as crises de ciúme, amenas ou intensas, o paciente apenas pensa no quanto isso pode influenciar negativamente em sua relação. Sentir ciúme é acreditar que está sendo ameaçado por todos a sua volta. Qualquer pessoa pode ser uma ameaça…

Assertividade

Assertividade
Por que devo ser assertivo?
Inicialmente devemos definir assertividade palavra que tem como significado ser pacifico sem ser passivo. Isto é, ser assertivo é dizer tudo o que quer dizer sem que passe por cima dos direitos dos outros e dos seus próprios direitos. Passar por cima dos próprios direitos pode gerar consequências como ansiedade, remorso, culpa e arrependimento. Agir assertivamente é…

Autocontrole

Autocontrole
Como controlar o que parece incontrolável.
Você está discutindo com alguém e seu nível de estresse está elevado. E quando percebe você já falou aquilo que não deveria ter dito. Você chegou a pensar antes de falar, mas o autocontrole não foi acionado a tempo e pronto: você já disse! Momentos depois você conclui que poderia ter dito de forma mais adequada…

Autoconhecimento

Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo para se obter ganhos na vida
Diariamente encontramos pessoas que muitas vezes se mostram confusas e perdidas diante das situações do cotidiano. Todos estão à procura de comportamentos eficientes para que se possa viver uma vida saudável e satisfatória. Em alguns momentos da vida agimos como não queremos…

Psicoterapia de Casal

Porque fazer psicoterapia de casal
Entenda os benefícios que este dispositivo terapêutico pode trazer
Você tem se perguntado se chegou a hora de buscar ajuda profissional? Você se deu conta que o relacionamento está no “limite” e se questiona como a psicoterapia pode ajudar? Alguns casais sentem dificuldade em dizer se o momento é, de fato, crítico o bastante a ponto de precisarem de ajuda psicológica, outros sentem a situação como insustentável mas não sabem como a terapia pode oferecer apoio…

Psicólogo ou Psiquiatra

Psicólogo ou Psiquiatra
Psicoterapia e Medicação
Muitas pessoas se questionam se devem ir ao psiquiatra ou ao psicólogo quando sentem no corpo os reflexos das questões emocionais. Entendo que é bastante angustiante conviver com alguns sintomas, como a falta de ar provocada pelo excesso de ansiedade ou a insônia provocada pela depressão…

Psicoterapia Infantil

Psicoterapia Infantil
Saiba como funciona o trabalho clínico com crianças
Alguma vez já lhe ocorreu a seguinte questão: como uma criança pode ter problemas, a ponto de precisar de um psicólogo? Cada uma a sua maneira, a criança compreende tudo o que ocorre a sua volta e percebe como as questões do mundo que a cerca podem se vincular a ela. Assim como os adultos, vivenciam conflitos…

Violência no Casamento

Violência Psicológica no Casamento
Reflexões sobre as agressões no matrimônio
Você já se questionou se as discussões no seu casamento são saudáveis? É importante diferenciar a violência de divergências comuns a todos os relacionamentos em que existem discussões agressivas. Não podemos esquecer que discórdias no casal são comuns, no entanto é necessário distingui-las…

Depressão

Sintomas de Depressão
Você supõe que esteja depressivo?
É muito comum vivenciarmos momentos de tristeza e desânimo e acreditarmos que estamos na mais profunda depressão. Entendido como “o mal do século”, o conceito tornou-se popular e passou a sofrer generalizações. Os desconfortos dos sintomas podem ser tão intensos, que a questão…

Homossexualidade

Psicanálise e Homossexualidade
A Psicanálise e Homossexualidade
Certa vez um paciente me disse “Escolhi você porque me disseram que a psicanálise pode entender os gays”. Se levarmos em consideração que esta abordagem entende a diversidade sexual como um componente natural presente na sexualidade humana… Sim, a psicanálise pode entender os gays. Não é sem fundamento que afirmo que esta linha terapêutica não condena a diversidade…

Trabalho e Qualidade de Vida

Qualidade de vida e trabalho
Estes temas lhe parecem inconciliáveis?
Qualidade de vida é um tema recorrente atualmente e, acima de tudo, é um conceito muito almejado em grandes metrópoles, onde o trânsito e a corrida contra o relógio fazem parte do cotidiano. Muitas pessoas descrevem sua rotina de trabalho como uma verdadeira tortura diária, relatam episódios de estresse… Mas como aproximar as variáveis qualidade de vida x trabalho?…

Luto

Luto como lidar
Você sente desânimo, desinteresse pelo mundo e tristeza extrema?
Pensar em morte te assusta? Provavelmente muitos dirão que sim, pois dela pouco sabemos. Lidar com esta questão é quase sempre muito difícil por ser um mistério que todos nós teremos que desvendar um dia. Acredito não ser a toa que o tema é foco principal da maioria das religiões, que procuram amparar seus membros diante da angústia que ela suscita. E quando se perde alguém querido? Despertam diversas perguntas…

Orientação Vocacional

Orientação Vocacional
Como superar a dificuldade em ter que decidir o futuro profissional
Sabemos o quanto é difícil ter que fazer uma escolha que implicará uma readaptação da vida, mais do que isso, uma escolha que determinará quem ser. Escolher a profissão é dar o primeiro passo para a construção de um modo de vida autônomo; esse momento deve ser consciente e levar em consideração as exigências…

Transtorno do Pânico

Síndrome do Pânico
E agora, o que fazer?
Sentir um medo ou mal-estar muito intenso, taquicardia, suor e ter a sensação de morte iminente, como se o seu coração fosse parar, são alguns dos sintomas que caracterizam o Transtorno do Pânico. Este transtorno está classificado dentro dos transtornos de ansiedade…

Escolhas e Incertezas

Incertezas
Como arriscar reduzindo os riscos?
Durante diversos momentos em nossas vidas nos perguntamos o que devemos fazer ou qual caminho a seguir… Essas dúvidas geram um sentimento de angústia e ansiedade, porque as incertezas representam que em algum momento temos que tomar uma decisão e que essa decisão trará consequências a nossa vida. Nossas experiências de vida desde muito pequenos influenciam em quem somos hoje. Por que existem pessoas mais arrojadas e pessoas mais conservadoras?…

Resiliência

Resiliência
O que as pessoas resilientes têm de diferente?
Muitas vezes você pode ter se questionado por que algumas pessoas superam certas dificuldades e outras pessoas diante de situações semelhantes demonstram total desamparo ou desespero. O que estas pessoas têm de diferente? Por que nos dias atuais é importante apresentar características de superação? O que significa ser resiliente?…

Orientação de Pais

Orientação para os pais
“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”
Muitas coisas mudaram nas últimas décadas e entre elas a educação dos pais dada aos filhos. Antigamente, o pai era o provedor financeiro da família e a mãe responsável pela casa e educação dos filhos. A educação transmitida era mais rígida com poucas conversas e muitas punições. As crianças não tinham nem “gosto” e nem “vez”. As escolas também utilizavam de punições e castigos para…

Habilidades Sociais

Habilidades Sociais
Eu sei me relacionar bem em casa, no trabalho, na escola/faculdade?
Nos dias atuais, cada vez mais se percebe o quanto é importante que as pessoas saibam se comunicar e se relacionar bem umas com as outras. Desde criança esses padrões são exigidos, quando em um grupo de crianças brincando, uma não quer dividir o brinquedo com a outra e grita, berra ou chora geralmente é recriminada…

Por que Fazer Terapia?

Porque Fazer Terapia
Saiba os motivos de fazer terapia
Você já se sente muito sobrecarregado para lidar com seus problemas? Se sim, você não está sozinho. Há estudos que indicam que mais de 25% dos adultos sofrem de ansiedade, estresse, depressão ou outros transtornos em algum momento da vida. Há também um número grande de pessoas que lutam para lidar com problemas de relacionamento, frustração com o trabalho… E esses problemas podem muitas vezes consumir mais energia do que deveriam…

A Abordagem Psicanalítica

Abordagem Psicanalítica
Compreendendo a abordagem e seu funcionamento
Angústia, medo, ansiedade, tristeza, raiva… Quem nunca se deparou com momentos em que esses sentimentos pareciam insuportáveis? Dúvida sobre qual decisão tomar, insegurança com o parceiro, rancor de uma pessoa querida… Você já viveu situações com estas? Provavelmente sim, pois fazem parte do cotidiano de todas as pessoas e é justamente…

Ansiedade

Ansiedade
Será que preciso de ajuda?
A ansiedade está presente em todos nós em maior ou menor intensidade. É bastante comum escutarmos que, assim como o estresse, é uma reação do corpo a um sinal de perigo. Diante da ameaça o corpo se manifesta das mais diversas formas. Há grande diferença entre aquela ansiedade “comum”, presente em todos nós e a patológica…

Qual a Função do Psicólogo?

Qual a Função do Psicólogo
Saiba o papel do psicólogo
Psicólogos comportamentais e cognitivos comportamentais são especialistas em comportamento humano e usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem , agem, aprendem e pensam, bem como estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas a superar suas queixas…

Comunicação com psicólogo

Como se comunicar com o psicólogo
Como se comunicar com o psicólogo?
Você tem dúvidas de como começar ou conduzir as conversas com seu psicólogo? Os psicólogos são treinados para falar, discutir e ajudar as pessoas numa grande variedade de questões – desde problemas pontuais como um problema casual no relacionamento ou no emprego, até os mais complexos como depressão a experiências traumáticas…

TAG

TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada
Transtorno de Ansiedade Generalizada
Sentir-se ansioso de vez em quando é normal, principalmente se sua vida anda bastante atribulada ou estressante. No entanto, quando a ansiedade começa a interferir nas atividades do seu dia a dia e você não consegue controlá-la, pode ser sinais de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG. O Transtorno de Ansiedade Generalizada é geralmente caracterizado quando…

TOC

TOC – Transtorno obsessivo compulsivo
Transtorno obsessivo compulsivo
Transtorno obsessivo compulsivo é um tipo de transtorno de ansiedade que é caracterizado quando a pessoa sofre de repetidas obsessões e/ou compulsões que afetam as funções sociais, educacionais ou profissionais do próprio individuo, seja pelo tempo dispendido com os sintomas ou pela aflição ou medo da própria pessoa. Uma obsessão é definida como um pensamento ou impulso recorrente que causa ansiedade elevada…

Transtorno Bipolar

Transtorno Bipolar
Entenda e busque o tratamento
Transtorno Bipolar é caracterizado pelas mudanças extremas de humor, oscilando em picos de mania a picos de depressão. Durante essas flutuações o paciente geralmente tem dificuldades em executar as atividades do dia a dia, podendo afetar, portanto, suas esferas de relacionamento, suas atividades profissionais, sociais e acadêmicas. Os sintomas do transtorno bipolar…

Fim do relacionamento?

Fim de relacionamentos
Como lidar com ele
Vivenciar o fim de um relacionamento ou de um casamento é uma das coisas mais difíceis de suportar, principalmente do curto ao médio prazo. Mesmo que a decisão pelo fim do relacionamento tenha sido sua, a consequência quase que imediata para ambos é um mix de sentimentos dolorosos, como sentimento de culpa e vazio, ansiedade, angústia, raiva, tristeza entre outros. Se o casal tem filhos, os sentimentos podem ser ainda mais intensos…

Autosabotagem

Autosabotagem
O que fazer?
A autosabotagem pode ser descrita pela combinação de sentimentos e pensamentos negativos acompanhados de comportamentos autodestrutivos. Quando a pessoa conscientemente quer conquistar ou fazer algo mas em contrapartida e de forma inconsciente suas ações vão na contramão do que se busca, ela está se autossabotando. O medo de correr alguns riscos e se comprometer com…

Ansiedade

Sintomas de Ansiedade
Transtorno ou “friozinho na barriga”?
Um número muito grande de pessoas procuram os consultórios de psicologia trazendo como queixa principal os sintomas de ansiedade para justificar todo o sofrimento psíquico que vêm enfrentando. A ansiedade tem sido definida, de maneira geral, como um estado emocional…

Estresse no Trabalho

Estresse no Trabalho
O estresse motivado pelo trabalho está fazendo você se questionar sobre o seu rumo profissional?
O trabalho ocupa um papel central na vida das pessoas e é um fator relevante na formação da identidade e na inserção social. Considera-se que o bem-estar adquirido pelo equilíbrio entre as expectativas em relação à atividade profissional e à concretização dos objetivos individuais…

Agorafobia

Agorafobia
O que é Agorafobia?
Agorafobia é um tipo de transtorno de ansiedade. Uma pessoa com Agorafobia geralmente tem medo de sair de um lugar que considera seguro, como por exemplo sair da sua própria casa. Em alguns casos a pessoa tem medo de lugares que considera difícil de ‘escapar ou sair’, ou ainda onde a ajuda possa não estar disponível. Situações comuns que causam medo …

Psicologia Organizacional

Psicologia Organizacional
O que é psicologia-organizacional?
Como passamos boa parte do tempo de nossas vidas adultas no trabalho, é bastante comum e importante que as pessoas busquem melhorar seu bem estar e a sua relação com ele. É com frequência que vejo alguns pacientes trazendo às sessões de terapia queixas relacionadas ao âmbito profissional. Quando não o trazem como queixa principal, é invariavelmente…

Pessimismo

Pessimismo
O que é ser um Pessimista
Podemos dizer que uma pessoa é pessimista quando ela sempre espera o pior de todas as situações e de outras pessoas, com pensamentos e atitudes negativas. A pessoa sempre enxerga o copo “meio vazio”, sem nem considerar que o copo poderia estar “meio cheio”. Mesmo que em todo cenário as evidência…

Insegurança

Insegurança
O que fazer?
Insegurança é um estado emocional que geralmente surge posteriormente a uma situação ameaçadora que tenha ocorrido. A simples iminência de situações similares ocorrerem novamente já desencadeia os estados emocionais característicos de insegurança. Pode ser uma reunião no trabalho, o parceiro que terminou abruptamente o namoro, uma …

Tomando Decisões

Como tomar decisões
Por que às vezes é tão difícil tomar uma decisão?
Para algumas pessoas, tomar uma decisão na maioria das vezes implica numa escolha muito difícil, complicada e até mesmo misteriosa. Parece algo psicológico demais, intrínseco demais e por isso nos dá a sensação de impotência, pois diante de tal situação somos limitados a escolher, ou isso ou aquilo. É claro que a partir do momento em que tomar uma decisão se torna importante…

Homossexualidade e Casal

Terapia de Casal Homossexual
Terapia de Casal Homossexual
Vivemos numa sociedade que, ainda hoje, cria as pessoas para serem heterossexuais, e se descobrir homossexual pode ser um processo difícil e doloroso, pois além de lidar com o preconceito do outro é preciso lidar com suas próprias dúvidas e angústias, e até mesmo com seu próprio preconceito. Decidir contar para outras pessoas como família…

Felicidade

É possível ser plenamente feliz?
É possível ser plenamente feliz?
Diariamente escuto o questionamento é possível ser plenamente feliz? e posso dizer de prontidão que é possível chegar a algumas hipóteses sobre alegria, felicidade e satisfação. Primeiramente devo dizer algo que para alguns possa ser muito conflitante: é difícil ser feliz e trabalhoso conquistarmos felicidade plena. Mas nada é impossível, apesar de…

Insegurança

Insegurança nos Relacionamentos
Insegurança nos Relacionamentos: devemos agradar os Outros?
Inicialmente agradar é o mesmo que causar prazer… Agradar as pessoas do seu meio de convívio não é o mesmo que fazer tudo o que seu parceiro quer, muito menos virar refém de uma relação, mesmo sendo uma relação familiar ou de amizade. Quando isso acontece, você pode estar certo que existe uma peça fora do lugar. As relações saudáveis são baseadas…

Culpa

Culpa
Sentimento de Culpa
Ao longo de nossas vidas passamos por diversas situações, nas quais, às vezes, sentimos que poderíamos ter agido de outra forma, falado de uma maneira mais gentil, compreendido melhor o lado do outro, ou não ter pensado daquela forma que te fez agir daquela maneira. Quando temos esses pensamentos, o que sentimos? Certamente muitos responderão “culpa”…

Esposa Controladora

Esposa Controladora
Sua esposa é controladora?
Após o casamento, é normal que cada um dos parceiros abandone antigos hábitos em prol de uma vida em comum. As saídas à noite com os amigos, os encontros em bares, às vezes até as partidas de futebol na praia, prazeres tidos como “diversões de solteiro”, vão dando espaço a programas a dois. Essa mudança de hábitos é muito natural e até mesmo esperada. Porém, o que se deve fazer quando a esposa começa a sufocar ou exigir demais…

Amor Obsessivo

Amor Obsessivo
Como lidar com o amor obsessivo
Você sabe qual é a diferença entre amor e obsessão? Algumas vezes os sentimentos de posse e de dependência se tornam mais fortes do que os de querer bem e de carinho. Nesses casos, é preciso estar atento e tomar medidas que ajudem a equilibrar o lado emocional. Uma relação obsessiva não faz bem a ninguém! Descubra como diferenciar o amor da obsessão…

Limites

Limites em Casa, Trabalho, com Amigos e Filhos
Em Casa, no Trabalho, com Amigos e Filhos
Até onde ir para não ser prejudicado? É possível impor limites aos outros? Acredito que impor pode parecer um tanto exigente. Porém, mostrar esses limites, lembrar aos outros que há um espaço entre uma pessoa e outra existe. E por muitas vezes, são invisíveis aos outros e até a nós mesmos…

Worklover

Worklover
Quando trabalhar não é preciso
Algumas pessoas acreditam que quanto mais eu estudar naquele dia, mais eu vou saber. Outros acham que quanto mais eu trabalhar, mais eu serei reconhecido na empresa. Já outros entendem que quanto mais eu souber equilibrar vida pessoal, profissional e acadêmica, mais serei saudável…

Psicossomatização

Psicossomatização
O que é e como acontece
Psicossomatizar é um termo muito comum usado nos consultórios de psicologia para definir sintomas físicos que surgem nos pacientes, causados por situações emocionais que o paciente vive/ convive. Como isso acontece? É normal ouvirmos…

Frustração

Frustração
Sensação de Incapacidade
É impossível passar pela vida sem ter a sua parcela de frustrações. Apesar de ser algo bastante comum, pode ser doloroso e até mesmo incapacitante para algumas pessoas. Os motivos que podem ocasionar os sentimentos de frustração são variados, assim como há os mais diversos tipos de reação a eles…

Inferioridade

Inferioridade
Você se sente assim?
Sentir-se inferior pode se caracterizar por inúmeras razões. É um assunto bastante delicado e que precisa ser tratado com cautela, e, antes de tudo, é importante que o indivíduo reconheça que está se sentindo “inferior” em relação a algo ou alguém…

Luto

Luto
Luto e Depressão
Existe o risco do indivíduo com luto ser diagnosticado com depressão. Ou, quantas vezes não vemos amigos e parentes pedindo para uma pessoa em luto sair de casa, se levantar e continuar sua vida para ela poder…

Suicídio

Suicídio Terapia
Um assunto velado
Este tema tem sido falado cada vez mais na mídia e em outros ambientes do nosso cotidiano, apesar de por outras vezes ser um assunto velado. Por conta dessa falta de clareza sobre o tema e sobre o acontecimento em si, a falta de informação também se torna um outro problema para a sociedade…

Desilusão Amorosa

Desilusão Amorosa
Como enfrentar?
Desilusão amorosa é um tema que, ao mesmo tempo em que é bastante comum, também é bastante delicado. A desilusão amorosa pode se enquadrar em muitos aspectos, sendo alguns mais comuns onde o indivíduo…

Crise dos 30

Homens e a crise dos 30
Homens e a crise dos 30
Homens também sentem o peso do tempo: embora a fama maior esteja com as “balzaquianas”, como são apelidadas as mulheres de 30 anos, eles também entram em crise em torno dessa idade. Antes, ela vinha depois dos 40 anos e era descrita como “crise da meia-idade”. Agora, ela está chegando cada vez mais cedo…

O que é Depressão

Depressão - Sintomas e Tratamento
Sintomas e Tratamento
Você sabe identificar a possibilidade de uma pessoa estar com depressão? Fique atento aos sintomas. Se a pessoa por duas semanas e sem motivos recentes, apresentar…

Dependência Emocional

Dependência Emocional
Tenho Dependência Emocional?
Uma pessoa que depende emocionalmente de outra pessoa, não conhece a si mesmo e com isso tem dificuldade de saber o que gosta e como se sente bem na maioria das situações. Esta falta de autoconhecimento gera insegurança e baixa autoestima. Um dos riscos de ter esta dependência, em se tratando de vida amorosa, é que a pessoa aceita se relacionar com qualquer parceiro apenas para…

O que é Ansiedade

O que é Ansiedade
Por que me sinto assim?
Algumas pessoas que procuram por nós psicólogos chegam dizendo que estão com muita ansiedade e que não sabem o que fazer com isso. Outras, simplesmente chegam dizendo que não sabe o que têm – e no fim, descobrimos que é a tal da ansiedade…

Cirurgias Plásticas

Cirurgias plásticas e transtornos de personalidade
E os transtornos de personalidade
Procedimentos cosméticos ganharam muita popularidade nos últimos 15 anos, e atualmente é enxergado como uma prática comum em todo o mundo, existindo inúmeros motivos individuais que justificam sua realização. Porém, há um denominador comum: todas as razões que levam à cirurgia cosmética têm relação com a insatisfação com a própria aparência…

Psicologia

Psicologia
Entenda como a Psicologia pode lhe ajudar
Até bem pouco tempo atrás era comum lidar com problemas emocionais e/ou psicológicos como se eles fossem passageiros e dependessem apenas da força de vontade para ser superados. Outra forma, igualmente preocupante de lidar com tais problemas era ignorá-los, como se eles acometessem apenas “loucos” e pessoas com distúrbios mentais. Felizmente, os distúrbios mentais…

Medo de Dirigir

Medo de dirigir
O que fazer?
Acelerador, freio, freio de mão, troca de marcha, retrovisor, seta, movimento de pedestre, movimento de ciclista, movimento de outros automóveis. São muitos os detalhes que fazem toda a diferença no trânsito, mas que se tornam atitudes automáticas por parte dos condutores. Porém, com outras pessoas a situação é diferente…

Segurança e Autoestima

Como aumentar minha segurança e autoestima?
Como aumentar minha segurança e autoestima?
Você sempre pensa que a vida de todo mundo é boa, menos a sua? Acredita que não será capaz de realizar algo, mesmo que esteja morrendo de vontade de idealizá-lo? Em uma cultura competitiva e controlada pelos padrões sociais, não se sinta sozinho (nem pior) caso tenha esses pensamentos frequentemente…

Psicologia do Esporte

Psicologia do Esporte
No que a psicologia poderia ajudar?
Muito se fala em preparo físico, treinos diários, exercícios consecutivos, mas, pouco se fala em preparo emocional. O esporte, bem como tantas outras áreas, exige, sim, um preparo psicológico ao atleta, seja ele de qualquer tipo de esporte. No que a psicologia poderia ajudar? No caso do esporte, é importante o preparo psicológico principalmente pela pressão e tensão que os atletas sofrem antes…

Vestibular

Vestibular e escolha da profissão
Vestibular e escolha da profissão
A época do vestibular é sempre atribulada para os adolescentes: muitas coisas para estudar, pressão da família e dos amigos, a pressão natural de ter que escolher uma profissão e manter uma vida social, mesmo passando por tudo isso. Entre tantas cobranças e escolhas, muitos adolescentes acabam…

Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout
O que é e como ela funciona
Esta síndrome é conhecida como Síndrome de Esgotamento Profissional. Uma exaustão ou esgotamento emocional marcante derivada de muitas situações de estresse na vida profissional. A Síndrome de Burnout tem como início em alguns transtornos emocionais como a depressão e ansiedade. Sua diferença…

Maternidade e Psicologia

Maternidade e Psicologia
Como um psicólogo pode ajudar?
Quando falamos em maternidade, pensamos em coisas lindas, bebês cheirosos, quartinhos decorados de cor clara, sorrisos e alegria para toda a família. Claro que a alegria é inevitável, afinal, um novo ser está vindo ao mundo! Mas a maternidade, assim como tantas coisas em nossa vida, tem seus altos e baixos, e é para falar disso que estou escrevendo…

Depressão Tratamento

Depressão Tratamento
Saiba o que fazer
Depressão não é tristeza. Depressão é uma doença e como toda doença precisa de tratamento. No ano passado, centros de estudo de psicologia se reuniram e chgaram à conclusão que quase 20% da população irá sofrer com o transtorno, apresentando sintomas que podem prejudicar diversas áreas da vida, como o campo profissional, o âmbito amoroso…

Funcionamento da Psicoterapia

Funcionamento da Psicoterapia
Perguntas Frequentes
É bastante comum aos pacientes que vão à terapia pela primeira vez se questionarem ‘O que eu vou falar para a psicóloga?’, ‘Por onde eu começo?’, ‘Ela me pergunta e eu respondo?’ ou ‘Será que ela fica calada e só me ouve?’. Esses questionamentos são muito comuns para quem nunca passou por um processo psicoterapêutico e está pensando em começar…

Psicanálise

Psicanálise
A abordagem psicanalítica
Chegou o momento de fazer terapia e lhe disseram sobre a existência de diversas linhas teóricas, certo? Com certeza você já ouviu falar sobre a psicanálise, mas acredito que talvez a conheça acompanhada de seus mitos…

Medo de ter Filho

Medo de ter um filho
Medo de serem pais
Para alguns casais, ter filhos ao longo do casamento é algo comum e faz parte do fluxo natural da humanidade, considerando até “estranhos” aqueles que optam por não ter filhos. No entanto, existem casais que nem chegam a escolher a opção de não ter. Pelo contrário, sentem medo de serem pais…

Aceitação de si mesmo

Aceitação de si mesmo
Conhece seus pontos fortes e fracos?
Você conhece os seus pontos fortes? Sabe como lidar com os seus pontos fracos? Conhecer a si mesmo é uma das maneiras mais eficientes de evitar frustrações e também de alterar comportamentos falhos, quando necessário. O autoconhecimento também é um caminho importante para a aceitação de si…

Orientação Vocacional

Orientação Vocacional
Como a psicologia pode ajudar
A orientação vocacional já ajudou inúmeros estudantes a fim de escolherem o rumo que pretendem tomar nas suas carreiras profissionais. Ela tem como objetivo orientar o indivíduo a tomar a decisão pelo curso de graduação e decidir de uma forma mais madura qual carreira …

Bullying

Bullying
Como Acontece e Como Evitar
Quando falamos em bullying, pensamos naquela criança na escola que sofre/ sofreu com a galera da turma, porque zombou da orelha, do nariz, do peso… Mas, para entender e até mesmo ajudar uma pessoa que sofre com este tipo de comportamento alheio, é preciso…

Você se sente confuso?

O que fazer quando me sinto confuso
O que fazer quando se sentir confuso
É bastante comum em alguns momentos de nossas vidas nos sentirmos confusos, não sabendo se tomamos essa ou aquela decisão, as coisas parecem um pouco perdidas e às vezes achamos que não vamos conseguir sair daquele momento…

Impaciência

Impaciência
O que fazer se sou impaciente e como lidar com os impacientes
Problema vivido pela maioria da população, a impaciência e o estresse – que caminham lado a lado –, são emoções que acontecem geralmente de forma oculta. Ou seja, o indivíduo se estressa com pouco, com qualquer atitude ou comportamento de outra pessoa e só percebe o que fez e como agiu depois de…
Avaliação Psicológica
Quando é necessária e como funciona
A avaliação psicológica é a primeira etapa necessária para o psicólogo conhecer seu paciente. A partir dela, é possível se iniciar um vínculo entre os dois e os principais objetivos são o autoconhecimento para o paciente e através dessa ferramenta, dar início à psicoterapia…
13 Dicas de como encontrar um namorado
13 Dicas de como encontrar um namorado
13 Dicas de como encontrar um namorado ou namorada sob a perspetiva da psicóloga Leticia Merschmann…
Tipos de Compulsão
Os tipos mais comuns de compulsão e como proceder
Ser compulsivo pode estar ligado a muitos fatores: compulsão por compras, compulsão por alimentos, compulsão por jogo. Existem muitas maneiras de compulsão e, quando diagnosticado como “compulsão”, precisa ser cuidado…
Infertilidade e Psicoterapia
Um ponto de vista sob a psicologia
Você pode estar pensando, ‘o que a infertilidade tem a ver com a psicologia?’ Você deve ter conhecido casais que tentaram engravidar por anos e quando decidiram adotar uma criança, engravidaram. Essa história é comum na sociedade, tanto que pode ser assistida em séries e partes de filmes de cinema…
Sentir-se incapaz
Insegurança, complexo de inferioridade ou depressão?
Quem nunca parou para pensar o quanto a vida pode fazer com que a gente se sinta incapaz de executar as tarefas mais simples? Pequenos desastres e acontecimentos que não estavam no cronograma podem fazer com que você comece a pensar coisas ruins sobre si próprio…
Psicólogo e Emagrecimento
Por que a dificuldade para emagrecer?
Por mais que revistas, sites, blogs e redes sociais desandem em afirmar que emagrecer é muito simples, para algumas pessoas essa verdade não se encaixe. Perder peso não envolve somente cuidar da alimentação e realizar exercícios físicos. Embora esses sejam dois passos sejam essenciais, a mudança de vida envolve também o fator psicológico…
Psicólogo e as crianças
Quando e como um psicólogo pode ajudar
Você sabia que crianças podem precisar da ajuda de um psicólogo, assim como os adultos? Crianças são muito inteligentes e aprendem rápido qualquer informação que lhes é passada. No entanto, na maioria das vezes, elas não são orientadas a desenvolver habilidades para entender e resolver problemas emocionais…
Motivação no trabalho
Seis formas de se manter motivado no trabalho
Algumas vezes nos sentimos desmotivados no trabalho, principalmente quando as tarefas são muitas, a remuneração é baixa, ou simplesmente porque nossa mente não está lidando 100% em alinhamento com nossos objetivos profissionais. Assim, nos sentimos péssimos, com vontade de desistir de tudo, e começamos a deixar nossas responsabilidades de lado, deixando o serviço incompleto e perdendo produtividade.
Síndrome de Estocolmo
Mais comum do que se imagina
Síndrome de Estocolmo: um nome não muito conhecido, mas uma situação bastante comum. A Síndrome de Estocolmo é um estágio psicológico particular caracterizado em situações de tensão, medo, às vezes, até mesmo situações de tortura, em que a vítima, por vivenciar todos os medos, frustrações e anseios dentro da situação, passa a criar afeto pelo seu agressor…
Como lidar com o término de um relacionamento
Por que a separação machuca tanto, mesmo quando o relacionamento não estava indo tão bem?
Terminar um relacionamento, seja um namoro ou casamento, nunca é um momento fácil para a maioria das pessoas. Seja qual for o motivo da separação, o fim de um relacionamento pode deixar a sua vida de pernas pro ar e desencadear todos os tipos de sentimentos dolorosos…
Timidez excessiva
Entenda quando a timidez é natural ou excessiva e saiba o que pode ser feito
A timidez pode ser definida como uma sensação de desconforto ou inibição em situações sociais ou interpessoais que impede a pessoa de correr atrás de seus objetivos, sejam acadêmicos, profissionais ou pessoais…
Traumas de infância
Como os traumas de infância impactam a vida adulta
O impacto negativo de traumas de infância na saúde mental na vida adulta tem sido estudado e documentado há mais de 150 anos e, nas últimas três décadas, inúmeras pesquisas descobriram a conexão entre eventos traumáticos ocorridos na infância e doenças na vida adulta…
Fobia Social
Entenda o que é Fobia Social, quais são suas características e quais são os tratamentos mais comuns
Todo mundo passa por momentos constrangedores em algum momento da vida, e muitas pessoas se consideram tímidas, inclusive em excesso. Porém a fobia social é um transtorno que faz com que a pessoa se feche completamente evitando qualquer contato externo com a sociedade, por medo de ser julgado ou constrangido em público….
Depressão pós-parto
A depressão pós-parto é um dos transtornos de humor mais recorrentes que surgem após a gravidez
Psicólogos e obstetras concordam em afirmar que a causa primária da depressão pós-parto é a enorme queda hormonal logo após o nascimento do bebê. Há também fatores psicossociais que influenciam no desencadeamento do distúrbio. Mudanças, doenças, falta de apoio do parceiro, dificuldades financeiras e isolamento social podem afetar negativamente o estado mental da mulher…
Insegurança emocional
Entenda a diferença entre confiança e insegurança emocional e saiba as práticas comuns que revelam a insegurança emocional
A insegurança emocional é geralmente definida por psicólogos como uma sensação de desconforto que é desencadeada por acreditar ser inútil, não amado ou não bom o suficiente. A insegurança emocional é o fator principal em uma grande parte de transtornos mentais, como o transtorno de personalidade borderline e transtorno de personalidade narcisista, o que muitas vezes resulta em baixa autoestima e, por vezes, em uma autoestima nas alturas, que se manifesta…
Estresse é um problema?
Entenda os sintomas físicos, cognitivos e comportamentais do estresse
A vida moderna é cheia de frustrações, prazos e exigências. Para muitas pessoas, o estresse é tão comum que se tornou um modo de vida. Você pode notar sintomas de estresse ao disciplinar seus filhos, durante os horários de pico no trabalho, na gestão de suas finanças, ou quando lida com um relacionamento difícil. O estresse pode estar em todos os lugares e situações. No entanto, o estresse nem sempre…