Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Saiba como enfrentar traumas e suas consequências
Traumas psicológicos podem trazer consequências para a vida da pessoa.
Mas temos é possível enfrentar essas consequências e a ajuda de um psicólogo é muito importante nesse momento, já que as pesquisas comprovam ótimos resultados alcançados pelo tratamento.
A terapia com psicólogo auxilia o paciente a compreender melhor o que ocorreu e a ressignificar as experiências traumáticas.
Ou seja, o terapeuta ajuda o paciente a desenvolver mecanismos para administrar melhor as eventuais crises, fazendo com que a pessoa se socialize novamente e não se sensibilize tanto diante das coisas que lembrem o trauma.
O que é um trauma psicológico?
Hoje, o termo trauma psicológico se popularizou demais e, às vezes, acaba sendo usado de forma equivocada.
Ele é real e seus efeitos podem ser devastadores. Um trauma psicológico se refere às sequelas emocionais deixadas por uma experiência que causou muita dor e sofrimento.
Esta experiência é tão forte que chega a afetar o comportamento, o pensamento, os sentimentos e as emoções da vítima, que lutará – consciente ou inconscientemente -, para não relembrar qualquer aspecto relacionado ao fato que a traumatizou.
A pessoa que viveu um trauma tem grande tendência a reviver o ocorrido em pesadelos ou em pensamentos recorrentes durante o dia.
É também um sintoma comum ficar em estado agitado constante, se assustar exageradamente por motivos bobos, ter dificuldades para dormir, ficar irritado facilmente, ter surtos de raiva e querer se isolar ou se afastar do convívio social.
Nas formas mais sérias, o período pós-traumático pode, ainda, deixar o paciente em hipervigilância, que é quando ele sente como se algo estivesse sempre espreitando para atacá-lo ou para acontecer, desinteresse pelo próprio futuro, depressão, ansiedade e dificuldade de concentração e de aprendizagem.
Estresse, desgaste emocional e culpa
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
Os eventos traumáticos são variados.
Geralmente, estão relacionados a situações de violência e medo, como agressões físicas, assaltos, roubos, estupros e outros episódios de violência sexual, guerras, incêndios, enchentes, acidentes, maus tratos, mortes inesperadas na família e outras situações de estresse extremo, acompanhado de intenso desgaste emocional e/ou sentimento de culpa.
No tratamento em uma clínica de psicologia, o paciente vai discutir sobre as lembranças ruins, de modo que sejam interrompidos os pensamentos recorrentes sobre o fator traumático, minimizando o sofrimento.
A pessoa é orientada para que consiga escolher o que vai pensar, colocando foco e energia em lembranças boas.
Com o tempo, chega-se à cura do problema, de forma que o passado continue fazendo parte da pessoa, mas que as lembranças ruins cedam lugar a um aprendizado que ajuda a moldar o caráter e a personalidade da vítima do trauma.
Como superar um trauma?
Algumas atitudes positivas frente à vida também podem ajudar a superar um trauma.
- Tente quebrar o ciclo dos pensamentos negativos recorrentes, deixando de lado as lembranças ruins.
- Deixe os traumas para trás evitando confusão ou mistura sentimentos e emoções.
- Se a situação que lhe causou o trauma está relacionada a uma pessoa do seu convívio, procure perdoá-la.
- Não deixe que a mágoa te leve à necessidade de vingança ou revanche.
- Se livre dos fantasmas do passado, reconstruindo seu futuro de forma diferente.
- Valorize os sentimentos de compreensão e aceitação na sua vida.
- Escreva sua experiência num caderno. Isso ajuda a passar seus sentimentos negativos para o papel, acalmando a sua alma.
- Livre-se de qualquer culpa ou vergonha pelo que aconteceu.
- Continue sua vida dando atenção às suas tarefas rotineiras o mais rapidamente possível. O tempo produtivo é inimigo das lembranças ruins.
- Procure aprender a meditar. Isso vai te ajudar a se sentir bem consigo mesmo.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Deterioração da saúde mental
Descubra o que é deterioração da saúde mental e quando procurar um especialista. Segundo os psicólogos, o processo de envelhecimento pode ser acompanhado do declínio de algumas das nossas habilidades [...]
- Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse
Quem está sofrendo com um quadro de estresse e ansiedade sabe como é difícil desligar a mente dos problemas e conseguir relaxar, nem que seja por apenas alguns minutos. [...]
- Depressão pós-parto: como lidar?
A depressão pós-parto é um dos transtornos de humor mais recorrentes que surgem após a gravidez, afetando possivelmente mais de 10% das mães. Psicólogos e obstetras concordam em afirmar [...]
Autora: psicóloga Thaiana F. Brotto - CRP 106524/06 Formação: Thaiana Brotto é psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Thaiana já escreveu mais de 400 artigos para o Blog Psicólogos Berrini. Thaiana é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524.