Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Seja uma relação que não deu certo, uma demissão ou ainda um ambiente de trabalho pesado, todos passamos por derrotas. E é normal sentir-se triste diante delas.
O que mais importa são as nossas ações diante delas. E aprender com derrotas, segundo psicólogos, nos traz grandes benefícios, tanto psicológicos quanto físicos.
Diante de uma derrota é possível que você pense que a sua meta é algo impossível de alcançar
Mas você sabia que essa forma de pensar é um obstáculo maior aos seus objetivos que o fracasso em si? Já parou para pensar que aprender com derrotas é uma importante maneira de tornar-se mais forte e preparado para conquistar aquilo que tanto deseja?
O que as pessoas fazem?
As pessoas que vivenciam a derrota e que não buscam aprender com elas podem estar dando continuidade ao seu sofrimento emocional.
Há pessoas que não sabem o que é uma derrota, porque se recusam a reconhecê-la e acabam em estado de negação. Fazem isso não apenas a negando como também se vitimizando.
Na verdade, aquele que nunca foi derrotado talvez não tenha, de fato, lutado, pois tende a preferir permanecer em sua zona de conforto. E com isso corre o risco de ficar estagnado.
Mas por que estas pessoas não expandem seus limites? Porque seus pensamentos são negativos, têm um medo repetitivo em suas mentes e crenças limitantes: “não posso fazer isso”, “não quero ir além”, “não posso perder”.
É sempre bom lembrar que quem luta pode perder, mas também pode ganhar.
A luta significa enfrentar seus próprios limites, suas escolhas, aceitar suas vantagens e desvantagens, reconhecer seus defeitos. Tudo o que há na natureza se move, logo, a derrota não é uma posição definitiva.
É importante pensar que aprender com derrotas sempre abrirá as portas para possíveis vitórias no futuro e o prepara para vencer nas próximas batalhas.
Os seus problemas podem tornar-se reais, as coisas podem dar errado, mas quando se percebe que tudo é passageiro, sabe-se que sempre há o amanhã para continuar lutando novamente.
Nada de errado em aprender com derrotas
Isso mesmo! Não há nada de errado em fracassar e aprender com isso. A derrota pode criar feridas, mas as cicatrizes fazem a experiência.
Saiba aproveitar os ensinamentos que a derrota lhe trouxe. Pense por que você teve uma derrota e reflita sobre isso ao longo do tempo.
Saber digerir corretamente derrotas e erros faz parte da vida e é muito importante. Quando perdemos, temos a oportunidade de avaliar as razões que nos levaram a essa situação e corrigir alguns aspectos que precisam melhorar.
A verdade é que ninguém escapa de derrotas, mesmo no dia a dia.
Como aprender com derrotas?
Confira algumas dicas importantes em como aprender com derrotas.
1. Deixe as frustrações para trás
É normal se sentir frustrado diante de um fracasso. E isso fere as expectativas que nutrimos.
Mas você deve aprender a deixar essa sensação rapidamente, virando a página e voltando a olhar para frente.
Isso não significa negar o que aconteceu mas sim gastar muito tempo nessa frustração e, passe a usar seus recursos para ver realmente aquilo que deu errado.
>>> Talvez você esteja interessado nos seguintes textos:
- Você tem falado sobre os seus sentimentos?
- 5 situações que podem lhe causar sofrimento
- Aprenda a aceitar as mudanças na sua vida
2. Aceite as coisas como elas são e aconteceram
Outro aspecto fundamental para aprender com derrotas é ver as coisas como elas realmente aconteceram, evitando assim, a manipulação de lembranças na sua mente.
Essa auto manipulação acontece na intenção de “se proteger” do sentimento de frustração.
Toda derrota é dolorosa e desagradável. Mas, quanto mais cedo você tiver lidado com esse sentimento mais rápido estará pronto para sair em busca da mudança. Por isso, é melhor aceitar a derrota, aprender com ela e levantar-se.
3. Não reaja agressivamente
Esse sentimento de frustração que se sente após o fracasso pode o levar a ter reações violentas.
Essa reação só tende a piorar a sua situação. A melhor coisa é reconhecer esse sentimento de frustração e ir alterando-o de forma adequada.
O autoconhecimento é uma ferramenta muito importante que nos ajuda a enxergar o lado positivo mesmo nas piores situações, quando se é capaz de reconhecer e aceitar essas emoções.
4. Atente para a importância do processo
Saber perder é entrar na lógica do próprio jogo da vida, da experiência, de admitir que erros são naturais e, às vezes, inevitáveis e que você consegue fazer mais coisas para obter melhores resultados.
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
Esse processo de treinamento emocional é tão importante e recompensador quanto a vitória em si. Saiba se concentrar mais no processo do que nas vitórias. A ansiedade de vencer cria monstros desnecessários.
Como vimos, é possível aprender com derrotas. Elas nos trazem lições valiosas tanto sobre como alcançar nossos objetivos quanto sobre nós mesmos. Esteja atento e transforme a derrota em mais uma peça para alicerçar seus sonhos.
Se você sentir que não está fácil lidar com alguma derrota ou perda, buscar a ajuda de um psicólogo pode ser muito importante para se fortalecer nesse momento. A terapia proporciona o fortalecimento das emoções e do autoconhecimento.
Gostou deste texto sobre como aprender com derrotas? Então não deixe de ler sobre Por que é difícil mudar hábitos?
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Gerenciar expectativas: aprenda a gerencias as suas
O conselho popular sobre não criar expectativas para não sofrer quando elas não são superadas é utópico. Somos movidos por expectativas, sentimos e provocamos nos outros o sentimento de [...]
- Como vencer a dificuldade em mudar?
Você já pensou “está na hora de mudar”, mas não obteve êxito nos movimentos que fez (ou planejou fazer e abandonou a ideia) para mudar a sua condição de [...]
- Conheça 13 dicas simples para alcançar o bem-estar
Todos nós buscamos o bem-estar para a nossa vida, não é mesmo? Afinal, não há nada mais prazeroso na vida do que se sentir bem. E não há muito [...]
Autora: psicóloga Thaiana F. Brotto - CRP 106524/06 Formação: Thaiana Brotto é psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Neurociência pela PUC. Thaiana já escreveu mais de 400 artigos para o Blog Psicólogos Berrini. Thaiana é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524.
Maravilhoso… Estou passando por uma situação de derrota, e me senti bem mais aliviada c essas informações. Muito obrigada. Que Jesus te abençoe. C certeza vou procurar ajuda…
Obrigada pelo seu feedback! Que bom que gostou do artigo!
Muito TOP esse artigo parabéns
Obrigada pelo seu feedback! 🙂