Psicologia e Psicólogo

Psicologia

Até bem pouco tempo atrás era comum lidar com problemas emocionais e/ou psicológicos como se eles fossem passageiros e dependessem apenas da força de vontade para ser superados.

Outra forma, igualmente preocupante de lidar com tais problemas era ignorá-los, como se eles acometessem apenas “loucos” e pessoas com distúrbios mentais. Felizmente, os distúrbios mentais e comportamentais são tratados hoje com o devido cuidado e a psicologia é um campo de pesquisa e estudo muito importante para tratar todas essas questões.

Você verá nesse texto que a psicologia pode ser uma boa aliada para qualquer pessoa que deseje viver uma vida melhor: com mais confiança, mais plena e harmônica.

Como a psicologia pode me ajudar?

  • Ansioso, mas com uma boa saída

Se você convive com muita pressão no trabalho, na vida pessoal e se sente desorientado, o seu caminho também pode ser a ajuda de um profissional. Alguém que não só lhe fará companhia, como também irá indicar caminhos para que essa tensão seja aliviada.

  • Converse sobre sua relação

O ciclo natural da vida faz com que as pessoas busquem uma companhia para passar a vida junto. Esse parceiro ou parceira é quem estará do seu lado para as mais diversas ocasiões. Mas as relações de médio e longo prazo tendem ao desgaste, à saturação. E é importante conversar, pensar e até contar com um apoio externo para não se distanciar de quem a gente ama.

A terapia de casais é fundamental para que pequenas questões não se transformem em problemas incontornáveis. O importante é não ignorar que existe um problema ou uma “questão” e conversar sobre. Superar a negação é a primeira etapa. E você pode sempre buscar ajudar profissional.

  • Saiba perder, mas jogue para ganhar sempre

Os bons psicólogos do esporte entram em ação para tirar dos atletas o que eles têm de melhor. E muitas vezes, estamos falando de ídolos, jogadores reconhecidos mundialmente por sua competividade, eficiência e técnica. Já parou para pensar o que seria de Cristiano Ronaldo sem a confiança para driblar dois adversários e marcar um belo gol decisivo? Pode ter certeza que por trás do êxito de grandes atletas e equipes há um psicólogo fazendo o trabalho de bastidores.

Pois então, a psicologia do esporte nos ensina a estarmos preparados para encarar as disputas – no caso, elas não precisam ser necessariamente esportivas – com cabeça fria e conscientes que, mesmo dando o nosso melhor, podemos sair derrotados de uma disputa, mas o mais importante é estar pleno, convicto daquilo que se faz.

Muitas vezes, uma pessoa se vê presa em situações que ela não consegue entender e/ou mudar. A insatisfação com algo pode gerar um efeito bola de neve em que os problemas só vão se avolumando. E aqueles que estão ao seu redor, às vezes, também não são capazes de oferecer respostas, caminhos e mudanças que façam diferença.

Tendo isso em vista, as consultas psicológicas podem se revelar uma ótima forma de pensar a respeito de sua vida, sua trajetória e – quem sabe – até projetar o seu futuro. Portanto, procure um profissional.

Você descansa enquanto dorme?
Você descansa enquanto dorme?
Uma das recomendações para termos uma vida saudável é dormir cerca de oito horas toda noite. Mas será que dormir e descansar são a mesma coisa? Quantas vezes, por mais tempo que dormimos, acordamos com a sensação de cansaço? O fato de não conseguirmos desligar de nossas preocupações diárias interfere em nosso sono. Quando os nossos problemas se agravam e ficamos dominados pelo estresse, se torna…
10 dicas que ajudam a combater o mau humor
10-dicas-que-ajudam-a-combater-o-mau-humor-220×147.jpg
Nada melhor para começar um bom dia do que acordar de bem com a vida, não é mesmo? Mas todos nós sabemos que nem sempre isso é possível. Às vezes, uma noite mal dormida ou algum problema no trabalho faz com que a pessoa acorde de mau humor. O segredo é sabe responder a seguinte pergunta: como fazer para que isso não comprometa o dia todo e atinja outras pessoas? Existem algumas dicas…
Todos os psicólogos atendem a todas as demandas?
Todos os psicólogos atendem a todas as demandas?
Dentre tantas técnicas, abordagens e opções de consultórios e clínicas, como saber qual psicólogo é ideal para o meu caso? Uma dúvida bastante comum quando alguém decide procurar um profissional é se todos os psicólogos são capazes de atender a todas as demandas. No texto de hoje, você vai conhecer algumas das principais dicas para tentar acertar na escolha de um psicólogo. Vamos a elas…
Você é uma pessoa autêntica?
Você é uma pessoa autêntica?
Uma pessoa autêntica é facilmente identificada pela boa vibração que exerce ao chegar a algum lugar e tocar a vida dos outros. O modo de se expor, de agir e se comportar desperta admiração, confiança e faz com que os outros se sintam à vontade em sua presença, pois não se atém a preconceitos ou julgamentos que normalmente “travam” ou “encolhem” muitos tipos de pessoas…
Eu me sinto confuso
Eu me sinto confuso! É só uma fase ou preciso de um psicólogo?
Renato Russo já cantava em “Quase sem Querer” as palavras “tenho andado distraído, impaciente e indeciso. E ainda estou confuso…”. Isso significa que todos nós passamos por fases em que alguns sentimentos ruins parecem nos dominar e os momentos de bastante confusão em nossas vidas se tornam frequentes. Isso é absolutamente normal e natural: você pode ficar confuso diante de uma decisão importante…
O que te move
O que te faz sair da cama todas as manhãs e seguir em frente?
Já parou para pensar ou você faz tudo no “piloto automático”? Muitas vezes, as atribuições do dia a dia são tantas que nos esquecemos de parar e refletir a respeito do que nos move, qual é o estímulo que temos para continuar a lutar, trabalhar, estudar, amar e cuidar da família. E, quando o desânimo chega e a vontade de fazer as coisas…
Como você tem cuidado da sua saúde mental?
Como você tem cuidado da sua saúde mental?
Apesar de estudos mostrarem que não usamos a capacidade total do nosso cérebro, parece que estamos sempre com nossa mente cheia e cansada com o estresse e a ansiedade causados pelas muitas atividades diárias, demandas no trabalho e preocupações de modo geral. Toda essa carga prejudica nossa mente…
5 dicas para acabar com a síndrome do impostor
5 dicas para acabar com a síndrome do impostor
Em algum momento da sua vida você já chegou a duvidar do seu talento, potencial e capacidade? Desconfiar das próprias habilidades às vezes é até bom para estimular a evolução, mas, se esse comportamento se tornar rotineiro, é importante ficar em alerta porque pode ser um sinal de que você está sofrendo da síndrome do impostor…
Como você tem se dedicado às pessoas mais importantes de sua vida
Como você tem se dedicado às pessoas mais importantes de sua vida
O tempo anda tão escasso ultimamente que já virou objeto de desejo para muitos. Mas, acredite: há tempo para tudo debaixo do céu. Nós é que precisamos aprender a priorizar atividades e gerenciar melhor os nossos compromissos…
Você geralmente elogia ou critica mais?
Você geralmente elogia ou critica mais?
Quando procuram a ajuda de um psicólogo, as pessoas costumam já ter uma ideia de como enxergam a vida, quais são os seus valores e princípios. Do mesmo modo, elas pensam saber de que modo as outras pessoas as julgam, as enxergam. Porém, poucos conseguem fazer uma relação direta entre as duas coisas: o modo como você interpreta…
Você consegue concluir tudo o que começa a fazer
Você consegue concluir tudo o que começa a fazer?
Você é o tipo de pessoa que se anima a começar diversos projetos, mas larga tudo no meio do caminho? Saiba que essa característica pode prejudicar a sua produtividade. Na verdade existem muitos motivos para as desistências acontecerem e, seja pela ansiedade ou pela falta de foco…
Vício em redes sociais
Até que ponto isso é prejudicial
O despertador toca e, ao pegar o celular para desligar, você aproveita e acessa as redes sociais. Antes mesmo de sair da cama, já está checando os likes no Facebook, verificando as mensagens recebidas nos grupos do Whatsapp e dando uma espiadinha no Instagram, não é mesmo? Mas, afinal, esse tipo de comportamento é só mais um hábito incorporado à sua rotina ou você sofre algum vício em redes sociais?
Autoestima: é possível ser plenamente feliz e satisfeito consigo mesmo?
Autoestima: é possível ser plenamente feliz e satisfeito consigo mesmo?
Elevada ou baixa, a autoestima determina nosso comportamento e explica muitas de nossas atitudes e sentimentos. A preocupação em cuidar da autoestima está presente em todas as pessoas como uma busca para ser feliz. Como tudo em nossa vida, ela também deve estar em equilíbrio…
Você tem falado sobre os seus sentimentos
Você tem falado sobre os seus sentimentos
A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde. Falar dos sentimentos é essencial e quando não conseguimos expressá-los…
Razão x Emoção
Você sabe as principais características entre as pessoas mais emocionais e as pessoas mais racionais?
Normalmente, com nossa mente emocional, somos mais impulsivos, tomamos decisões das quais facilmente nos arrependemos, simplesmente por que “não conseguimos pensar” no momento da emoção. Temos dificuldade em encontrar as palavras certas e o momento certo para falar…
Psicólogo ou Psiquiatra
Psicoterapia e Medicação
A psicologia e a psiquiatria são duas disciplinas aplicadas ao campo da saúde mental e, talvez por isso, sejam frequentemente confundidas. As questões que ambas abordam e seus métodos de trabalho podem ter uma certa semelhança, mas entre elas existem claras diferenças. Quais seriam, então, os principais diferenciais entre o trabalho de um psicólogo e do psiquiatra?…
Pessimismo
O que é ser um Pessimista
Podemos dizer que uma pessoa é pessimista quando ela sempre espera o pior de todas as situações e de outras pessoas, com pensamentos e atitudes negativas. A pessoa sempre enxerga o copo “meio vazio”, sem nem considerar que o copo poderia estar “meio cheio”. Mesmo que em todo cenário as evidência…
Psicologia do Esporte
No que a psicologia poderia ajudar?
Muito se fala em preparo físico, treinos diários, exercícios consecutivos, mas, pouco se fala em preparo emocional. O esporte, bem como tantas outras áreas, exige, sim, um preparo psicológico ao atleta, seja ele de qualquer tipo de esporte. No que a psicologia poderia ajudar? No caso do esporte, é importante o preparo psicológico principalmente pela pressão e tensão que os atletas sofrem antes…
Psicologia Organizacional
O que é psicologia-organizacional?
Como passamos boa parte do tempo de nossas vidas adultas no trabalho, é bastante comum e importante que as pessoas busquem melhorar seu bem estar e a sua relação com ele. É com frequência que vejo alguns pacientes trazendo às sessões de terapia queixas relacionadas ao âmbito profissional. Quando não o trazem como queixa principal, é invariavelmente…
Orientação Vocacional
Como superar a dificuldade em ter que decidir o futuro profissional
Você sabe o que é e como funciona uma orientação vocacional? O termo é composto por duas palavras que têm as suas origens etimológicas no latim. O primeiro, orientação, vem do verbo oriri que se traduz como “nascido”. O segundo, vocacional, é originado de vocare, que significa chamar. Tomando por base o seu significado é correto dizer que, na orientação vocacional, o psicólogo deve ajudar uma pessoa a ouvir o “chamado do seu nascimento”, a sua vocação natural…
Os Sonhos e a Terapia
Os Sonhos e a Terapia
Na psicologia, a teoria mais conhecida a lidar com o sonho é a do Freud (psicanalista). Segundo ele, o sonho seria o cumprimento disfarçado de um desejo reprimido. Muitas vezes não pensamos que outras linhas teóricas trabalhem ou possam trabalhar com sonhos. Porém o sonho é um material importante e pode ser muito trabalhado em terapia, principalmente a comportamental…
Vestibular e escolha da profissão
Vestibular e escolha da profissão
A época do vestibular é sempre atribulada para os adolescentes: muitas coisas para estudar, pressão da família e dos amigos, a pressão natural de ter que escolher uma profissão e manter uma vida social, mesmo passando por tudo isso. Entre tantas cobranças e escolhas, muitos adolescentes acabam…
Motivação no trabalho
Seis formas de se manter motivado no trabalho
Algumas vezes nos sentimos desmotivados no trabalho, principalmente quando as tarefas são muitas, a remuneração é baixa, ou simplesmente porque nossa mente não está lidando 100% em alinhamento com nossos objetivos profissionais. Assim, nos sentimos péssimos, com vontade de desistir de tudo, e começamos a deixar nossas responsabilidades de lado, deixando o serviço incompleto e perdendo produtividade.
Lidar com Pessoas Difíceis
Como lidar com pessoas difíceis
Conviver com pessoas difíceis sem machucar e ser machucado é uma tarefa que requer muito jogo de cintura e compreensão, muitas vezes é necessário se colocar no lugar do outro para assim entender o seu comportamento. Uma forma de ajudar é indicar e incentivar a pessoa de comportamento difícil a…
Como lidar com a descoberta de uma doença
Como lidar com a descoberta de uma doença
A descoberta de uma doença, como um câncer, ou até mesmo algo mais simples, como uma hipertensão, por exemplo, pode ser uma novidade bem traumática para algumas pessoas. Afinal, nem todos reagem da mesma forma, e algumas das reações podem, inclusive, piorar o quadro da pessoa…
Terapia entre amigos
Amizade é fundamental para um vida social saudável
Sair para se divertir, conversar, bater um papo que não seja sobre o trabalho, mas sobre aquele esporte que você pratica ou aquele programa de TV que você adora assistir às seis da tarde. Esses são alguns meios de eliminar o estresse do dia a dia e deixar de lado os problemas, mas, além disso, são práticas que ajudam a melhorar a relação com seus amigos e familiares…
Papel do Psicólogo no desenvolvimento do trabalho em equipe
Papel do Psicólogo no desenvolvimento do trabalho em equipe
Trabalho em equipe é a palavra no que se refere às dinâmicas de grupo nas seleções de emprego. Além disso, ele é necessário para outras questões relacionadas ao trabalho e ao relacionamento com família e amigos. Trabalhar em conjunto com outras pessoas nem sempre é tarefa fácil; uma pessoa pensa diferente da outra e reage…
Psicologia: músicas podem acalmar
Psicologia: músicas podem acalmar
A música tem o poder de mexer com as nossa mente. Através dela, é possível ter relaxamento, melhorias emocionais, calma e ânimo. Tudo depende da música escolhida para o momento. Além disso, as canções podem ser utilizadas por psicólogos como forma auxiliar à terapia…
Como dar início a um projeto
Como dar início a um projeto
Todo projeto, seja ele pequeno ou grande, pessoal ou profissional, é necessário mais que vontade, é preciso determinação e muita organização. Se você vai, por exemplo, abrir um negócio próprio ou decidiu emagrecer dez quilos em seis meses, não importa, fato é que vai precisar ter um bom planejamento…
Marketing Pessoal
Qual a importância do Marketing Pessoal
O Marketing Pessoal é o conjunto de táticas que atribuem valor a uma pessoa. É uma ferramenta de “autopromoção” que influencia a forma como os outros enxergam você, seu desempenho e suas capacidades. Saber fazer um bom Marketing Pessoal, com o auxílio de um psicólogo, é fundamental…
Consumismo
O que é, principais consequencias e como lidar
Atualmente, muito se fala em consumismo e em como pessoas consumistas são “alienadas”, “influenciáveis” e etc. Mas, que tal olharmos com mais profundidade esse assunto e observarmos o que, realmente, pode desencadear o consumismo? Em consultório, quando nos procuram querendo abordar esse tema, geralmente a frase é sempre acompanhada de “eu não percebi quando fiquei assim”…
Como vencer o medo de falar em público
5 Dicas para um bom discurso
Enquanto para alguns falar em público é uma tarefa fácil, empolgante e até prazerosa, para outros pode ser um grande desafio! A véspera do momento de encarar uma plateia para um discurso ou apresentação pode ser repleta de nervosismo, falta de apetite e dificuldade para dormir. São sintomas de medo e ansiedade, mas que podem ser resolvidos com uma boa preparação e o auxílio de um psicólogo…
Conflitos Familiares
Como solucionar conflitos familiares
Não há quem não diga que a relação familiar é complexa, não é mesmo? O que é bastante natural, diga-se de passagem. Afinal, cada ser humano possui características singulares, que vão da idade, ao temperamento, composição genética entre outros fatores. E, como em qualquer outra relação, há alianças e jogos de poderes…
Mudanças: encare positivamente
Mudanças: encare positivamente
O receio da mudança vem do medo que as pessoas sentem de tudo que é desconhecido ou incerto. Em fases de transições profissionais, início ou fim de relacionamentos, mudanças de cidade ou alterações na rotina, é normal que o medo da mudança tome conta de nós. Mas o que fazer nesses momentos? Tudo começa adotando…
Psicólogo, Terapia e Sigilo
Psicólogo, Terapia e Sigilo
Quem nunca se consultou com um psicólogo, e está pensando em começar uma terapia, pode ter várias dúvidas sobre o funcionamento das sessões. Uma bem comum é em relação ao sigilo: “será que tudo que eu contar vai ficar em segredo?”. E a resposta para esse questionamento é: sim, tudo fica apenas entre o paciente e o psicólogo…
Como se destacar e subir de cargo na empresa
Como se destacar e subir de cargo na empresa
O sucesso profissional é fundamental para alcançarmos satisfação pessoal. Depois de anos em uma empresa, trabalhando no mesmo cargo, é normal e importante almejar uma promoção na carreira. É mostrando resultados, competência e comprometimento com o trabalho que é possível se destacar entre os funcionários e subir de cargo…
Conheça os benefícios do autoconhecimento
Conheça os benefícios do autoconhecimento
Poucos dão conta dos benefícios simples, mas muito importantes que o autoconhecimento pode proporcionar para a vida. Este verdadeiro mergulho ao interior de si mesmo permite uma reflexão sobre os padrões deixados por nossos familiares e outras pessoas com quem interagimos durante o nosso desenvolvimento…
Traumas psicológicos
Saiba como enfrentar traumas e suas consequências
Traumas psicológicos podem trazer consequências para a vida da pessoa. Mas temos uma boa notícia: é possível enfrentar essas consequências e a ajuda de um psicólogo é muito importante nesse momento, já que as pesquisas comprovam ótimos resultados alcançados pelo tratamento…
Dicas simples para alcançar o bem-estar
14 dicas simples para alcançar o bem-estar
Todos nós buscamos o bem-estar para a nossa vida, não é mesmo? Afinal, não há nada mais prazeroso na vida do que se sentir bem. E não há muito segredo sobre como fazer isso. Afinal, se diariamente pusermos em prática algumas dicas bem simples, de certo, alcançaremos nosso objetivo. E o melhor: traremos bem-estar também para aqueles que nos rodeiam…
Chantagem emocional
Como identificar e como lidar com as chantagens emocionais
Você convive com alguém que faz chantagem emocional? Ou já usou deste artifício para conseguir o que queria? Usar emoções – como pena ou medo – não é algo raro em relacionamentos, sejam eles de amizade, entre marido e mulher ou até mesmo entre pais e filhos. Independentemente do tipo de relacionamento, é importante saber identificar a chantagem para evitar ser manipulado…
Veja como a baixa autoestima prejudica o trabalho e a vida pessoal
Veja como a baixa autoestima prejudica o trabalho e a vida pessoal
Os reflexos da baixa autoestima no ambiente de trabalho e na vida pessoal podem ser fatais para a carreira e para a saúde em geral das pessoas. Do outro lado da mesma moeda, é preciso ficar atento em relação o quando a atividade profissional está causando a baixa autoestima…
Crenças e Limitações
Veja como as crenças causam limitações
Todos nós temos nossas crenças, mas é preciso avaliar o quanto algumas delas podem provocar limitações que atrapalham e travam a nossa vida. É difícil, mas não impossível deixar de lado algumas delas se for para o nosso bem. Devemos lembrar que, conforme nos desenvolvemos emocionalmente, algumas crenças vão se tornando inúteis e devem ser descartadas…
Apego emocional: não é necessariamente um problema tê-lo
Apego emocional não é necessariamente um problema
Se você procurar os termos apego/desapego na internet, vai encontrar dezenas de textos condenando o apego emocional e elogiando todas as formas de desapego. Mas faça pelo menos uma ressalva: não é possível generalizar a questão de tal maneira que se possa dizer que o comportamento de desapego seja o ideal para uma relação saudável. Ambas as formas, quando em estado de desequilíbrio, podem causar sofrimento…
Avaliando amizades
Você sabe identificar quem te faz bem?
Dizem que os amigos são a família que a gente escolhe. Mas será que sempre sabemos escolhê-los bem? Nossos amigos próximos compartilham conosco diversos momentos importantes da vida e acompanham nossa trajetória de perto, sempre nos dando apoio, nos ajudando a crescer e a progredir…
Aprenda a aceitar as mudanças na sua vida
Aprenda a aceitar as mudanças na sua vida
Lidar com mudanças nem sempre é fácil. Para quem está acostumado com as coisas de uma determinada forma, qualquer alteração no curso da vida pode ser estressante e desconfortável. Não importa se a mudança é pequena ou grande, motivada ou involuntária. Algumas pessoas são muito apegadas à rotina já estabelecida e sofrem quando algo sai do curso. Por exemplo, tentar enxergar…
Terminei a faculdade. Qual caminho sigo agora
“O que você vai ser quando crescer?”
Esta é uma das perguntas que mais ouvimos entre a infância e a vida adulta. Quando finalmente conseguimos optar por uma formação e parece que a pergunta já foi respondida, surgem outras dúvidas. E quando terminamos o curso superior vem a questão: “terminei a faculdade, e agora?” Este é um dos motivos pelos quais a orientação vocacional é tão importante e pode ser ainda mais efetiva quando praticada por um psicólogo…

Psicólogos do Consultório:

Conheça o perfil da cada psicólogo na página Psicólogos. Você poderá ver as especializações, os textos individuais, além de saber o valor das consultas e agendar sua sessão.

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.