Dificuldade de concentração
Entenda como um psicólogo pode ajudar
Você tem milhões de coisas para fazer, mas a concentração não vem, o tempo passa e ansiedade e dispersão ficam cada vez maiores. Já passou por isso?
A dificuldade de se concentrar nas tarefas cotidianas e a frustração por não conseguir completá-las incomodam desde crianças até adultos. Quem sofre com o problema sabe que focar em uma simples tarefa pode exigir um esforço descomunal.
Para aliviar os sintomas, você pode cuidar da rotina, mas conhecer a origem do problema é essencial para controlar a mente nesses momentos de desatenção. As causas variam entre estresse, tensão, depressão, fadiga e podem ser também originárias da infância.
Abaixo, você vai ver algumas razões para a dificuldade de concentração.
Falta de concentração desde criança
Os Psicólogos
Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.
Quando a dificuldade é observada há algum tempo em crianças, geralmente a causa é um distúrbio chamado de TDAH. Como ele não inicia na vida adulta, o quadro se apresenta desde a infância e se é detectado em adultos, provavelmente não foi diagnosticado antes.
Um bom psicólogo irá avaliar a história da infância, adolescência e complicações na vida adulta para descobrir se a causa é o transtorno ou tem outra razão.
Problemas pessoais e emocionais
Emoção e concentração são irmãs e por isso se algo vai mal na vida pessoal e/ou profissional, fica difícil prestar atenção em qualquer coisa. Separações, desemprego e a morte de entes queridos acabam sendo as grandes causas da dispersão temporária nos adultos.
Esse tipo de desatenção pode ser tratado com a ajuda de um psicólogo, e assim que a “dor” vai embora, a falta de foco também desaparece.
Ansiedade
Pessoas muito ansiosas costumam sofrer com a falta de concentração. Da ansiedade vem o estresse, que acaba tirando a atenção do que realmente importa e criando problemas imaginários maiores do que são. A dica é fazer exercício físico, relaxar, ouvir uma música, meditar e assim por diante.
Déficit de atenção
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é o vilão da concentração. Esse transtorno pode causar prejuízos na vida afetiva, na escola e no trabalho se não for tratado.
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo
Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.
Para se ter uma ideia, entre 3 e 6% das crianças em fase escolar são diagnosticadas com este transtorno e, desses, 30 a 50% persistem até a idade adulta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O sintoma é a dificuldade de se concentrar por muito tempo diante de algo, mas nem toda falta de concentração é resultado do TDAH, já que este é produto de fatores genéticos e externos.
Se tratado, o TDAH é pode ser revertido de diversas maneiras. Para achar a mais indicada, o profissional levará em conta o transtorno comportamental, o estado emocional e psicológico da pessoa e o ambiente em que vive
Um dos tratamentos mais eficazes entre as terapias é o TCC — Terapia Cognitivo Comportamental. Ela ajuda a buscar maneiras de redirecionar a atenção, reconstruir crenças, e de se sentir novamente capaz de realizar tarefas e até mesmo de ser sociável com outras pessoas. Como? Com estratégias de resolução de problemas, controle de tempo, de raiva e de agressividade.
Como trabalhar esta dificuldade?
Como mencionamos, nem toda dificuldade de concentração é originária do TDAH. No entanto, há algumas dicas que servem para os dois casos e que podem ajudar bastante na hora de realizar uma tarefa.
- Reorganize tarefas e rotinas para não ficar sobrecarregado e conseguir manter o foco;
- Reveja mágoas e traumas;
- Tire de perto tudo o que pode te distrair (barulho, celular, televisão);
- Mantenha hábitos saudáveis e uma alimentação equilibrada;
- Procure um profissional psicólogo, para receber as orientações corretas e lhe ajudar no processo.
Quem leu esse texto também se interessou por:
20 técnicas que te ajudam a controlar a ansiedade no trabalho
Aprenda 20 técnicas elaboradas por um psicólogo que ajudam a controlar a ansiedade no trabalho e seja mais produtivo
Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse
Como a leitura é capaz de ajudar no tratamento de ansiedade e estresse ? Com a ajuda de um psicólogo, a leitura pode ser uma aliada no combate à ansiedade.
E-book grátis: Ansiedade – 20 estratégias para você controlá-la
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.