Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada. Autor: Luzia Fatima de Andrade Lobato - Psicólogo CRP 06/119285
A hipocondria tem se tornado particularmente um problema na era da Internet, onde existe acesso a informações a respeito de praticamente todas as doenças (das mais comuns às mais raras e fatais).
Os indivíduos que já sofrem de algum tipo de ansiedade, por exemplo, podem descobrir que seus sintomas são muito parecidos e as vezes até idênticos a doenças como:
- Esclerose Múltipla
- Doença de Lyme
- Problemas cardíacos
- Tumores cerebrais
É muito comum pesquisar sintomas de ansiedade e se deparar com inúmeras outras doenças, apesar dela ser a causa mais provável. Dentre elas está a hipocondria, uma condição muito difícil de lidar e que é amplamente incompreendida – até mesmo por quem sofre dela.
O que é hipocondria
A hipocondria é muitas vezes caracterizada por medos irracionais de estar doente ou morrendo, obsessões pelos mínimos sintomas físicos, a dúvida e a descrença no diagnóstico médico, constante autoexame e diagnóstico e pelo excesso de preocupação sobre a própria saúde.
Pessoas com hipocondria são obcecadas com suas funções corporais e interpretam sensações naturais (tais como batimentos cardíacos, suores, movimentos gastrointestinais entre outros) ou mínimas alterações (coriza, dores ou ínguas) como sintomas de complicações médicas graves.
Os hipocondríacos muitas vezes necessitam de constante reafirmação de vários médicos, familiares e amigos.
A hipocondria é frequentemente associada por psicólogos e psiquiatras ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Em sua forma mais grave, o hipocondríaco pula de consulta em consulta médica, procurando pelo profissional que irá confirmar a suspeita da sua “doença”.
É preciso destacar que a hipocondria não deve nunca ser confundida com exagero intencional, falsidade proposital ou fingimento.
Sintomas de hipocondria
- Sensação de ser portador de uma doença grave;
- Medo persistente, mesmo após inúmeras reafirmações médicas;
- Interpretação errônea dos sintomas;
- Ler sobre alguma condição médica e passar a sentir seus sintomas;
- Sentir desconfortos físicos inexplicáveis;
- Ter medo de doenças que não apresentam sintomas.
Consequências da hipocondria
Se não tratado devidamente por especialistas, a hipocondria pode desencadear inúmeros problemas, tais como:
- Ataques de pânico;
- Depressão;
- Medo da morte iminente;
- Perda do apetite;
- Perda da libido;
- Aumento da autopercepção;
- Perda de motivação;
- Dormência em certas partes do corpo;
- Fadiga crônica.
Tratamento para hipocondria
Para aprender a lidar e eliminar a hipocondria, a melhor saída é procurar a ajuda de um psicólogo. Consultar um psicólogo experiente, que eventualmente pode trabalhar em conjunto com um médico, pode ser uma boa alternativa.
Embora os transtornos de ansiedade possam afetar a vida de um paciente de muitas maneiras, a hipocondria pode literalmente tomar conta da vida de uma pessoa, roubando-a qualquer sentimento positivo. Por isso a terapia é fundamental.
Dicas para amenizar a hipocondria
A dica principal, evidentemente, é procurar um profissional da saúde. Mas as duas dicas abaixo podem ser um começo:
- Mantenha-se ocupado – quanto menos tempo livre você tiver para prestar atenção em seu próprio corpo, mais chances você tem de prevenir a ansiedade.
- Pare de procurar seus sintomas no Google – ao invés disso, pesquise informações sobre ansiedade e hipocondria.
Psicólogos para Hipocondria
Conheça os psicólogos que atendem casos de Hipocondria no formato de terapia online por videochamanda e também consultas presenciais em São Paulo:
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Pensamentos intrusivos: o que são e como lidar com eles?Apesar de ser algo ruim, todo mundo em algum momento da vida já teve pensamentos intrusivos. Acontece que algumas pessoas sofrem com esse problema de uma forma muito mais [...]
- Como lidar com TDAH na vida adultaO Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) também afeta adultos. Por muito tempo, ele foi considerado uma condição exclusiva das crianças. De acordo com a Associação Brasileira [...]
- Sentir-se incapaz: pode ser normal?Quem nunca parou para pensar o quanto a vida pode fazer com que a gente se sinta incapaz de executar as tarefas mais simples? Pequenos desastres e acontecimentos que [...]
Autor: psicologa Luzia Fatima de Andrade Lobato - CRP 06/119285 Formação: Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduada em Saúde Mental. Possui vasta experiência em atendimentos para adultos e casais, com foco em demandas como ansiedade, estresse no trabalho, conflitos familiares, depressão, questões emocionais como autoestima e autoconfiança…