Como ter mais energia e disposição no seu dia

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia
Como ter mais energia e disposição no seu dia

Com algumas técnicas simples é possível obter muito mais energia e disposição para o seu dia a dia. Quer saber mais? Leia o texto!

Quando precisamos recarregar nossas baterias a fim de ter um pouco mais de energia e disposição é comum pegarmos uma xícara de café… Mas você sabia que existem muitas técnicas psicológicas e exercícios que irão te dar até mais resultados? Ficou interessado? Então leia nosso artigo!

9 maneiras de conseguir energia e disposição

Aplique essas técnicas e veja sua energia e disposição aumentarem muito para que você possa aproveitar o seu dia plenamente. E de quebra, ainda ganha mais saúde física e psicológica!

1. Reserve alguns minutos para meditação

Por cinco minutos, feche os olhos e concentre-se em sua respiração. Sinta o ar entrar em seu corpo e sair dele. Tente inspirar mais profundamente a cada respiração. Toda vez que seus pensamentos vagueiam, concentre-se novamente na sua respiração. Sua frequência cardíaca provavelmente diminuirá, permitindo que você se sinta mais descansado e relaxado.

Está procurando por psicóloga em São Paulo? Então conheça as psicólogas da nossa clínica de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

>>> Veja também: Como a meditação melhora o desempenho no trabalho

2. Pratique o devaneio favorável

Sonhar acordado é o passatempo favorito de muitas pessoas durante uma aula tediosa. Mas, atenção, esse tipo é um pouco mais estruturado que o devaneio comum. Feche os olhos e imagine um lugar agradável e tranquilo, como um lago ou a praia.

Finja que cada um dos seus sentidos – visão, olfato, audição, tato e paladar – está ciente do ambiente imaginado. Isso pode levantar o seu humor e trazer um sentimento de contentamento. E com certeza vai te dar energia e disposição extras para o seu dia.

3. Descreva o seu entorno

Este é um excelente exercício que pode ser feito em muitos momentos, inclusive durante suas caminhadas e até mesmo quando você estiver dirigindo. Em vez de ouvir música ou lendo um livro, desligue todo o som e comece a narrar o ambiente.

Comece com o óbvio, como os carros à sua volta, e trabalhe em direção às cores do céu, as sombras das árvores e à percepção de outros tipos de natureza. Esta é uma prática de redução da ansiedade que pode aliviar alguma tensão e afastá-lo do estresse e do pensamento obsessivo. E vai promover mais energia e disposição para você.

4. Recobre sua consciência corporal

Sente-se confortavelmente em uma cadeira e respire profundamente algumas vezes. Começando com a cabeça e trabalhando para os dedos dos pés, aperte e solte os músculos. Às vezes é melhor fazer os grandes grupos musculares primeiro, como costas e coxas, antes de trabalhar nos menores, como dedos das mãos e pés. Seus músculos às vezes seguram a tensão desnecessariamente e isso ajudará a liberá-la.

>>> Veja também: 5 benefícios psicológicos da atividade física

5. Coma e beba lentamente

Muitas vezes, em um esforço para continuar avançando, as refeições são apressadas. Em vez de pegar algo rápido e engolir, dê uma mordida e tome consciência dos sabores em sua boca.

Aproveite cada mordida ou gole e tente descrevê-lo como se você fosse um crítico de comida ou bebida. Respire fundo entre cada mordida para melhorar ainda mais a experiência. Além do benefício psicológico, energia e disposição, esse exercício irá melhorar a sua capacidade de digerir sua comida.

6. Telefone para um amigo

Em vez de trocar mensagens de texto, ligue ou converse por vídeo chamada com um amigo. Tente não fazer mais nada no momento e participe totalmente da conversa. Ouça o que seu amigo diz e não diz. Faça perguntas, esteja totalmente presente.

A conexão humana é necessária para todos e quando é apressada ou minimizada, pode parecer insignificante. A verdadeira ligação exige esforço, mas também traz uma sensação de paz através da conectividade.

7. Faça yoga

Posições básicas de yoga, como pose de criança (balasana), postura do herói (virasana), pose de gato (marjaryasana) e vaca (bitilasana), torção da coluna vertebral e pernas acima na parede são excelentes para liberar a tensão e promover um fluxo sanguíneo saudável.

Essas poses são fáceis de fazer em qualquer lugar, incluindo o trabalho. Tente segurar cada pose por 30 segundos, aumentando até um minuto à medida que avança. Isso alonga os músculos, concentra a respiração e pode limpar a desordem em sua cabeça.

8. Faça uma caminhada

A natureza é o melhor remédio para relaxar. Principalmente para quem está inserido em ambientes excessivamente estimulantes. A maioria dos locais de trabalho utiliza iluminação artificial ou fluorescente que faz com que você se sinta esgotado por um longo período.

Basta tirar cinco minutos do seu dia para uma rápida caminhada ao ar livre para observar o céu, um pássaro, uma árvore ou mesmo apenas a grama. Isso redefinirá seus sentidos, ajudando-o a ver a imagem maior em vez dos problemas que estão à sua espera na sua mesa.

9. Liberte suas emoções

Todo mundo tem algumas emoções reprimidas, sejam elas tristeza, raiva, aborrecimento, frustração, culpa, inveja, tristeza, ansiedade etc. A liberação delas impede que em um momento de pressão ou ainda provocação da raiva para desencadear momentos passados ​​que podem ter um efeito de composição desconhecido (normalmente muito destrutivos).

Para liberar a emoção, imagine-se diante de um lago calmo. Pegue a emoção e coloque a forma de uma pedra, jogando-a na lagoa. À medida que as ondulações da lagoa se dissipam, imagine a emoção se afastando também.

>>> Veja também: Inteligência Emocional

São práticas bem simples, não é mesmo? E muito eficazes. Vá tentando uma por uma e veja quais funcionam melhor para você. Ser capaz de manter altos níveis de energia e disposição é a chave para um bom desempenho na maioria das ocupações. E não apenas isso, elas lhe trarão saúde, bem-estar e promoverão sua felicidade.

Gostou do artigo? Então você pode se interessar por esse também: 20 técnicas que te ajudam a controlar a ansiedade no trabalho.

Outros textos que podem lhe interessar

Autor: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.