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13 dicas simples para alcançar o bem-estar

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Alcançar o bem-estar

Todos nós buscamos o bem-estar para a nossa vida, não é mesmo? Afinal, não há nada mais prazeroso na vida do que se sentir bem.

E não há muito segredo sobre como fazer isso. Afinal, se diariamente pusermos em prática algumas dicas bem simples, de certo, alcançaremos nosso objetivo.

Segundo psicólogos, conforme nos tratamos bem, traremos bem-estar também para aqueles que nos rodeiam. Mas note bem: aqui vamos dar algumas dicas importantes, porém nada que substitua uma terapia numa clínica de psicologia nos casos de desequilíbrios emocionais.

Veja 13 dicas simples para alcançar o bem-estar

1 – Se você tem compromisso e precisa ser acordado, evite um som muito forte no seu alarme. Uma música que você gosta ou o toque macio de alguma pessoa que você ama vai fazer toda a diferença no seu humor ao longo do dia;

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2 – Não importa sua religião ou crença, faça uma oração ou meditação ao acordar, nem que for por poucos minutos. Agradeça a vida, peça proteção e mentalize algo de bom que aconteceu no dia anterior ou vai acontecer no que está começando. Isso atrai bons fluídos;

3 – Respire três vezes bem profundamente, de forma a oxigenar o cérebro, os pulmões e o coração. Deixe que sua mente se abra para pensamentos positivos e tudo vai funcionar melhor ao longo do dia;

4 – Se você mora com sua família ou amigos, dê bom dia dando um abraço caloroso. Se morar sozinho, faça isso ao chegar ao trabalho ou na sua atividade matinal.

5 – Busque o bem-estar nas coisas mais simples. Preste atenção numa flor, sinta o cheiro da chuva, admire um raio de sol, contagie-se por um sorriso bonito, veja com atenção uma criança brincar. A felicidade, às vezes, se esconde na simplicidade das coisas!

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Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

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6 – Cuidado para não deixar ser bombardeados por informações negativas nas primeiras horas do dia. Deixe o seu celular desligado pelo menos na primeira hora dele. Você vai ver que nada de grave acontecerá por causa disso;

7 – Ao longo do dia, silencie as interações nos grupos das redes sociais, deixando somente os avisos daqueles que você precisa para realizar suas tarefas do dia;

8 – Faça uso da comunicação fácil com familiares e amigos, acessível em um clique, de modo que te faça bem e não ao contrário. Ou seja, use a tecnologia, mas não deixe que ela use você!

9 – Tenha uma boa relação com a comida. Prefira os alimentos mais leves, sem muita gordura ou açúcar. Coma frutas, verduras e beba bastante água;

10 – Reserve um tempo no seu dia para ler sobre algum assunto que você gosta. Nem que seja por 20 minutos. Isso areja a cabeça e ajuda você a enfrentar os temas que não são tão queridos;

Valor Consulta Psicóloga Janaina






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11 – Em dias alternados, se programe para ligar – sim, ligar, não vale recadinho via celular – para alguém que você goste muito. Pode ser um parente, um amigo de escola, uma ex-professora. Pode apostar, vai te fazer bem e vai ser melhor ainda para quem atender sua ligação inesperada;

12 – Faça de tudo para simplificar sua agenda. Muitas vezes, reclamamos de tantas coisas que temos para fazer, mas nós mesmos nos comprometemos com tantas coisas, e depois não conseguimos dar conta. Aprenda a dizer não!

13 – Seja atencioso com quem te procura. Ao fazer um favor para um colega de trabalho, por exemplo, você vai ganhar créditos do destino. Isso volta pra você em dose dupla. Pode apostar que dá certo!

Em caso de dúvidas, busque a ajuda de um psicólogo.

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*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.