Newsletter
Assine Aqui

Gestalt Terapia

Psicólogo Gestalt

Entenda como a Gestalt Terapia vem revolucionando a psicologia

A Gestalt Terapia está revolucionando internamente a psicologia por adotar outras formas de interpretação do comportamento humano. A Gestalt é a corrente psicológica, teórica e experimental, que vem se dedicando no estudo das percepções.

Na sua origem, a palavra Gestalt vem do alemão, e que se pode traduzir como “forma” ou até “contorno”. Gostaria de conhecer mais? Leia o nosso texto!

Como surgiu a Gestalt Terapia?

A Gestalt nasceu na Alemanha no início do século XX, com a contribuição dos pesquisadores Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka. Estes estudiosos investigavam a percepção humana como o processo básico da atividade mental, de modo a entender que o resto das operações da sua natureza psíquica, tais como o pensamento, o aprendizado e a memória, estariam subordinadas aos processos de organização dos sentidos.

Segundo a Gestalt, o ser humano organiza as suas percepções de forma holística, ou seja, ele vê o mundo como totalidades, como “forma” e não como “partes”. A partir disso, a Gestalt percebe que o ser humano enxerga, na verdade, um conjunto de partes, que são as suas realidades, objetos, pessoas, fatos.

Assim, a Gestalt estuda o processo mental de como o cérebro ordena e percebe essas formas que dão sentido aos contextos e as imagens, que ele recebe constantemente do mundo externo.

As Leis e Princípios da Gestalt

A Gestalt Terapia possui leis para essas interações entre a percepção e o mundo. A percepção segue um conjunto de princípios pelos quais o cérebro humano geralmente poderá transformar e organizar os elementos em um todo coerente, de forma e de sentido. Confira as principais leis.

1. Figura e ambiente

A mente localiza os contornos, separa os objetos e estabelece distinções entre eles.

2. Semelhança

A mente tende a unir e agrupar elementos, os mais próximos entre si, buscando igualdade.

3. Movimento

O destino comum da mente identifica grupo de elementos que dão a sensação de moverem-se para algum sentido.

4. Tendência ao desfecho

Geralmente o cérebro percebe o mundo no sentido do finito, pois, dificilmente ele conceberá facilmente a ideia do infinito. Tudo tende a completar-se, seja em linhas ou no contorno das formas.

5. Contraste

O cérebro atribui qualidades aos diferentes elementos como grande e pequeno, claro e escuro, direta e esquerda.

Como é a Gestalt na psicoterapia

Está procurando por psicóloga em São Paulo para questões de relacionamentos ou terapia de casal? Então conheça as psicólogas no nosso consultório de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Na psicoterapia, o conceito de Gestalt revolucionou todo um método terapêutico de perceber a mente humana. Apesar de ter sido pensado pelos alemães, ele foi melhor desenvolvido pelos psicólogos Fritz Perls e Laura Posner, também alemães, já na década de 1940, mas popularizado nos Estados Unidos na segunda metade do século XX.

A Gestalt Terapia é um sistema psicoterapêutico que surgiu como alternativa às psicoterapias daquele momento, nos EUA e na Europa. Estas enfatizavam essencialmente as experiências de problemas do passado do paciente, geralmente iniciando desde a sua infância.

A diferença com a Gestalt é que esta procura se centrar no momento presente do paciente, mais precisamente naquilo que ele sente e pensa, mais focado no aqui e agora. A Gestalt realiza o emprego da primeira pessoa para avaliar as experiências e, desta forma, conseguir operacionalizar o “cair das fichas”, ou seja, o próprio despertar da consciência do paciente sobre si mesmo, seus atos, comportamentos, pensamentos e seu ser.

A terapia enfatiza o contato direto com as suas próprias emoções. Tudo isso no sentido da pessoa passar a buscar a sua forma de liberdade, autorrealização e crescimento pessoal. Desta maneira, o objetivo da terapia é desenvolver ao máximo o potencial do paciente.

Hoje, a Gestalt Terapia é uma importante psicoterapia, muito utilizada para a resolução de problemas, por dar um dos enfoques psicológicos mais atraentes para pessoas que precisam perceber novas formas de ser, de se comportar e sentir o mundo ao redor.

A Gestalt Terapia trabalha com o aspecto mais amplo da psicologia pois enfatiza na subjetividade de cada pessoa, a importância dos aspectos positivos da satisfação, da busca pelas decisões acertadas, além de trabalhar com a concepção holística do ser humano.

Assim, podemos nos aproximar de uma nova concepção de ser humano, que pode ser caracterizado pelo seu papel mais ativo no momento de perceber as realidades em volta.

Gostou deste assunto da Gestalt Terapia? Então você poderá conhecer mais em tipos de psicoterapias comportamentais que nossos profissionais trabalham!

Autora: Thaiana F. Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.