Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
O tempo está passando rapidamente e logo vai chegar o dia em que todas as atenções estarão voltadas para você em sua cerimônia de casamento com a pessoa que mais ama.
Você deveria estar muito feliz, mas não consegue. Um nó no peito, uma vontade de chorar. De repente, se pega brigando com seu companheiro por um motivo bobo. Não se desespere, você não está doente. O nome que resume tudo isso é estresse.
Mas como aliviar o estresse antes do casamento?
Outros sintomas também costumam incomodar quase todas os casais antes do casamento, como ansiedade constante, perda ou aumento de peso, desânimo, medo que tudo dê errado, fadiga e tensão muscular, entre outros. Esses sintomas podem ser melhor administrados com uma Terapia de Casal com psicólogo.
Os noivos devem buscar um apoio psicológico para enfrentar com mais facilidade o período que antecede o casamento.
Desta forma, eles conseguem reagir com mais confiança aos dias que antecedem a cerimônia.
O psicólogo vai ouvir os medos e as ansiedades e, com isso, pode ajudar as partes a definirem prioridades e a enxergar os problemas no seu tamanho real, e não maior do que realmente são.
Respaldado por um atendimento psicológico, o casal ganha mais confiança porque aprende a lidar com o medo, a ansiedade, além de se organizar melhor.
Terapia de casal torna o clima menos angustiante antes do casamento
Os noivos precisam pensar em muitos detalhes para consolidar a cerimônia e, mesmo contratando uma agência para cuidar de quase tudo, a preocupação não deixa de existir. Afinal, o dia do casamento será um dos mais importantes de suas vidas.
Tudo precisa dar certo e o casal quer que os convidados só elogiem o evento. Segurar essa tensão é muito difícil, principalmente se não houve tempo de fazer terapia.
Para amenizar um pouco esse quadro de angústia, preparamos algumas dicas e esperamos que os dias que antecedem o casamento sejam serenos, com as coisas caminhando em seu tempo certo.
Dicas para reduzir o estresse pré-casamento
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
- Reconheça seus limites e evite situações desagradáveis.
- Converse sempre com seu parceiro. Não discuta e procure a sinceridade mútua.
- Busque se distrair com outras coisas que te dão prazer, como sair com os amigos, ir à academia, passear no parque. Procure não pensar o tempo todo no casamento.
- Se tiver condições financeiras, contrate uma empresa que planeje eventos. Caso contrário, peça ajuda de parentes ou de amigos.
- Procure dormir bem durante a noite. Seu rendimento será melhor no dia seguinte.
- Cuide da alimentação. Prefira sempre uma comida saudável. Evite comer comidas muito pesadas no período da noite, que também podem tirar o sono.
- Cuide da beleza. Faça a unha, escove o cabelo ou apenas hidrate os fios. Isso ajuda a melhorar o humor. Dedique horas para você mesma e fique mais bonita.
- Evite a cafeína e o excesso de refrigerantes, porque mantém as pessoas mais ligadas e pode aumentar a ansiedade. Abuse dos chás que acalmam, suco de maracujá bem forte ou suco verde, com muita alface em sua composição.
- Respire fundo e solte o ar devagar. Esse exercício ajuda a acalmar.
- O planejamento é palavra de ordem para realizar qualquer evento. Dessa forma, você terá uma cerimônia tranquila e poderá desfrutar dela.
- Mantenha sempre uma atitude positiva. Pense que tudo dará certo e aproveite bem o dia tão sonhado.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Divórcio saudável: como promover uma separação sem traumas
Será que divórcio pode ser saudável para ambos membros do casal? Quando um casal está prestes a se casar imagina uma vida cheia de amor, cumplicidade e carinho. Porém, [...]
- Transtornos incapacitantes para o trabalho: motivados por estresse e ansiedade?
Conheça os transtornos incapacitantes para o trabalho que mais causam afastamento Casos relacionados a transtornos metais incapacitantes para o trabalho têm despertado a atenção de psicólogos, Justiça do Trabalho [...]
- Relacionamento duradouro: confira 5 sinais de que o seu será assim
Gostaria de saber se o seu relacionamento vai resistir ao teste do tempo? Veja os sinais que indicam que o seu relacionamento é duradouro. Será que o seu relacionamento [...]
Autor: psicologa Luzia Fatima de Andrade Lobato - CRP 06/119285 Formação: Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e pós-graduada em Saúde Mental. Possui vasta experiência em atendimentos para adultos e casais, com foco em demandas como ansiedade, estresse no trabalho, conflitos familiares, depressão, questões emocionais como autoestima e autoconfiança…