Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Segundo os psicólogos, o receio da mudança vem do medo que as pessoas sentem de tudo que é desconhecido ou incerto.
Em fases de transições profissionais, início ou fim de relacionamentos, mudanças de cidade ou alterações na rotina, é normal que o medo da mudança tome conta de nós.
Mas o que fazer nesses momentos? Tudo começa adotando uma postura positiva!
As mudanças nos ensinam que nada nas nossas vidas é definitivo. Através delas, é possível aprender, crescer, conhecer coisas novas e, o mais importante, aprender a lidar com as adversidades.
São também uma chance de autoconhecimento e descoberta, pois com as alterações no nosso entorno, conseguimos perceber o que de fato forma o que somos, a nossa personalidade e objetivos.
Ao recebermos a notícia de uma grande mudança, é comum que tenhamos dificuldade em assimilar.
Afinal, adaptar-se ao novo exige certo tempo. Nesse momento, faz parte a resistência emocional, insegurança e dificuldades de ação.
Por mais que o medo seja um sentimento que venha com bastante força, lembre-se sempre que as mudanças são chances.
Chances de recomeços, de novas ideias e também oportunidades.
Ter isso em mente é o passo inicial para viver as aventuras das mudanças e abrir-se para as possibilidades.
Como ter uma postura positiva diante de mudanças?
1 – Aceitação
Dependendo do que aconteceu, a mudança não foi uma escolha, mas assim uma consequência de algo que não estava sob o seu controle.
Nesse caso, antes de tudo é preciso ter a aceitação e compreensão da mudança.
Ficar questionando ou se lamentando não mudará a situação e nem lhe ajudará a lidar com ela.
2 – Solucione os problemas
Se você está infeliz com a mudança por conta dos problemas que ela traz, pense em formas de solucioná-los.
Ocupe sua mente pensando em respostas e saídas para as situações que lhe causam desconforto.
Tendo essas soluções estabelecidas, fica mais fácil lidar com a mudança.
3 – Procure novidades boas
Todas as mudanças trazem a oportunidade de novas iniciativas, hábitos e costumes.
O que de bom você pode fazer a partir dessa mudança? Que atividades que te trazem prazer você pode incluir no seu dia a dia?
Pense nisso e escolha novas tarefas que lhe tragam empolgação e motivação.
4 – Divida seus sentimentos
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
De nada adianta ficar guardando a mágoa e medo dentro de você. Procure alguém que confia e converse abertamente sobre essa mudança, quais as consequências dela e as dificuldades que você está vivendo.
É interessante procurar por alguém que já tenha passado por uma situação semelhante.
Outra opção é buscar um psicólogo: ele é o profissional certo para ouvir os seus questionamentos e lhe ajudar a lidar com a mudança na sua vida através de um processo terapêutico.
Mudanças podem ser evoluções! Por isso, assuma uma postura positiva e encare de frente as novas situações que estão por vir.
Se você começar a enxergá-la com outros olhos, percebendo os pontos positivos e as oportunidades de crescimento pessoal ou profissional, terá muito mais chances de tirar todos os proveitos dessa transição.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Como lidar com a descoberta de uma doença?
A descoberta de uma doença, como um câncer, ou mesmo algo mais simples, como uma hipertensão, pode ser uma novidade traumática para algumas pessoas. Afinal, nem todos reagem da [...]
- Otimismo ou ilusão: até que ponto o otimismo é saudável?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar no filme e no livro “O segredo”, não é mesmo? Durante algum tempo, ele realmente foi uma febre e muitas pessoas passaram [...]
- Resiliência: entenda a sua importância no dia a dia
Na física existe um termo chamado resiliência, ou seja, um material que tem a capacidade de se recuperar ou voltar para o seu estado natural depois de uma deformação. [...]
Autor: psicologa Natalia Queiroz Nunes de Oliveira - CRP 06/117294Formação: Especialista em TCC - Terapia Cognitiva Comportamental, com foco em terapia individual para adultos, terapia de casal e demandas como ansiedade, conflitos conjugais, estresse, depressão e carreira. Com formação em Inteligência Emocional, cursa especialização em…