Como tratar um distúrbio alimentar

Distúrbio Alimentar e Psicologia

Entenda como tratar um distúrbio alimentar seguindo algumas dicas

Um distúrbio alimentar, ou também conhecido como compulsão alimentar, é um tipo de transtorno que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo os estudos da psicologia, esse transtorno tem algumas causas visíveis e seu tratamento é fácil de realizar se diagnosticado com certa antecedência. Veja agora como tratar um distúrbio alimentar!

O que é um distúrbio alimentar?

Trata-se de um transtorno mental em que a pessoa passa a ter um relacionamento não saudável com os alimentos. Ela pode, por exemplo, sentir uma grande necessidade de ingerir alimentos de forma constante, mesmo quando ela não está com fome.

Normalmente, a pessoa ingere grandes quantidades de alimentos em muito pouco tempo. Pode ocorrer também o contrário, em que a pessoa deixa de ingerir alimentos por causa de transtornos psicológicos.

Tipos de distúrbios alimentares

Entre os principais tipos de distúrbios alimentares podemos encontrar:

• Anorexia nervosa;
  • Bulimia;
  • Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA);
  • Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP);
  • Vigorexia.

Causas do distúrbio alimentar

Entre as possíveis causas de um transtorno alimentar, podemos citar:

• Dietas feitas de forma equivocada, em geral reproduzidas nas mídias, sem consulta médica;
  • Ansiedade e depressão, já que comer equivaleria a compensar esses problemas;
  • Problemas de autoimagem e, neste caso, surgem a anorexia, o contrário da ingestão;
  • Outros problemas emocionais, como traumas, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, questões hormonais, entre outros;
  • Estresse, da mesma forma que a ansiedade, este problema leva, além da compulsão alimentar, certos vícios;
  • Baixa autoestima.

Como tratar um distúrbio alimentar?

Para saber como tratar um distúrbio alimentar de forma simples, antes de consultar um profissional, procure sempre hidratar o seu organismo. Mas lembre-se, a ajuda de um psicólogo, e não a automedicação são fundamentais para um bom resultado.

Está procurando por psicóloga em São Paulo? Então conheça as psicólogas da nossa clínica de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Em geral, o tipo de diagnóstico e exames de como tratar um distúrbio alimentar seguem a direção de algumas áreas da saúde, tais como: clínica médica geral, nutrologia, psiquiatra, psicoterapia, endocrinologia, cardiologia, entre outras.

Como tratar um distúrbio alimentar exige, uma atenta observação de todo o histórico da pessoa, para que se possa realizar um diagnóstico, através de seus sintomas, o profissional indicará um tratamento específico.

O profissional levantará a possibilidade de utilizar medicamentos, suplementos, tipos de terapias e uma série de atividades que a pessoa deverá executar, sob acompanhamento regular. Todo o diagnóstico será baseado nos relatos da pessoa, de seus familiares e demais informações acerca da sua saúde mental e física.

Assim, o profissional orientará a pessoa a realizar exames, a fim de avaliar o estado de saúde do paciente. De qualquer forma, como tratar um distúrbio alimentar envolve diversas consultas e exames, tal tratamento incorpora ambos fatores físicos e emocionais.

Se a pessoa com o transtorno ignorar o tratamento, podem ocorrer complicações sérias como a obesidade, problemas cardíacos, diabetes tipo 2, alteração dos níveis de colesterol, bulimia e depressão crônica.

O tema do transtorno e compulsão alimentar é muito importante para os dias de hoje, e todos os psicólogos chamam a atenção especial para as suas causas.

Assim, a ajuda da família para as pessoas que tem algum tipo de transtorno alimentar é muito importante. A pessoa necessita estar consciente de que a sua luta contra o problema não se fará de forma isolada.

Não existe vergonha sobre seu corpo, a família não emitirá julgamentos morais, logo, esse primeiro passo é válido ao reconhecer a forma como a pessoa é. A psicoterapia é um tratamento eficaz que ajuda de forma satisfatória o tratamento do paciente ao perceber seus próprios gatilhos que o levaram a comer ou não, de forma compulsiva.

Caso, você esteja lutando contra esse problema alimentar, saiba que não está sozinho. Em nosso site temos muitas dicas e orientações escritas pelos melhores psicólogos para saber como tratar um distúrbio alimentar. Compartilhe essas e outras informações para seus conhecidos!

Se você gostou desse texto, pode se interessar por esse também: A obesidade em si não é uma doença.