Newsletter Gratuita
Assine Aqui

O que é uma desintoxicação digital?

O que é uma desintoxicação digital?

Você sabia que fazer uma desintoxicação digital pode melhorar sua qualidade de vida? Quer saber mais? Leia nosso artigo!

Desintoxicação digital refere-se a um período em que uma pessoa se abstém de usar dispositivos tecnológicos como Smartphone, televisores, computadores, tablets e redes sociais.

Segundo psicólogos, a “desintoxicação” de dispositivos digitais é frequentemente vista como uma maneira de focar nas interações sociais da vida real sem distrações. Ao renunciar a eles, pelo menos temporariamente, as pessoas podem deixar de lado o estresse resultante da conectividade constante.

Antes de decidir se a desintoxicação digital é necessária para você, considere alguns dos possíveis benefícios e métodos para fazê-la.

Quer entender mais sobre isso? Então leia o artigo até o final.

Razões para uma desintoxicação digital

Para muitas pessoas, estar conectado e imerso no mundo digital é apenas uma parte do cotidiano.

Valor Consulta Psicóloga Vânia






Não quero informar nome ou e-mail





Há muitas razões pelas quais você pode desistir de seu celular e outros dispositivos por um breve período. Você pode aproveitar seu tempo sem a interferência que seu telefone e outros dispositivos criam. Em outros casos, você pode sentir que o uso do dispositivo se tornou excessivo e está adicionando muito estresse à sua vida.

Em algumas situações, você pode até se sentir viciado em seus dispositivos. Embora o vício em tecnologia não seja formalmente reconhecido como um distúrbio no DSM-5, muitos especialistas acreditam que o uso excessivo de tecnologia e dispositivos representa um vício comportamental muito real que pode levar a problemas físicos, psicológicos (como compulsão, ansiedade e até depressão) e sociais.

Em uma pesquisa realizada pela organização Common Sense Media, 50% dos adolescentes relataram sentir que eram viciados em seus dispositivos móveis. 78% dos adolescentes entrevistados disseram que verificam seus dispositivos digitais a cada hora.

A tecnologia pode ser estressante

Embora muitas vezes as pessoas sintam que não conseguem imaginar a vida sem seus dispositivos, pesquisas descobriram que o uso da tecnologia também pode contribuir para o estresse.

Um estudo realizado por pesquisadores na Suécia descobriu que o uso pesado de tecnologia entre jovens adultos estava relacionado a problemas de sono, sintomas depressivos e aumento dos níveis de estresse.

Dispositivos digitais perturbam o sono

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

As evidências também sugerem que o uso pesado de dispositivos, principalmente antes de dormir, pode interferir na qualidade e quantidade do sono. Um estudo descobriu que as crianças que usam dispositivos digitais na hora de dormir tinham significativamente pior e menos sono.

O estudo também encontrou uma conexão entre o uso noturno de tecnologia e o aumento do índice de massa corporal.

Os pesquisadores também descobriram que o uso de redes sociais na cama tem efeitos adversos no sono e no humor. O estudo verificou que 70% dos participantes usam as redes sociais em seus Smartphones enquanto estavam na cama, com 15% gastando uma hora ou mais nas mídias sociais enquanto estavam na cama.

Os resultados descobriram que o uso de mídias sociais quando você está na cama à noite aumenta a probabilidade de ansiedade, insônia e menor duração do sono.

Uso pesado de dispositivos pode estar relacionado a problemas de saúde mental

Um estudo publicado na revista Child Development descobriu que o uso diário intenso de tecnologia estava associado a um risco aumentado de problemas de saúde mental entre os adolescentes.

Mais tempo gasto no uso de tecnologias digitais estava associado ao aumento dos sintomas do TDAH e distúrbios de conduta, bem como à pior autorregulação.

A conectividade constante afeta o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Esse sentimento de estar sempre conectado pode dificultar a criação de limites entre a vida doméstica e a vida profissional. Mesmo quando você está em casa ou em férias, pode ser difícil resistir à tentação de verificar seu e-mail, responder a um texto de um colega ou verificar suas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Em um estudo publicado na revista Applied Research in Quality of Life, os pesquisadores descobriram que o uso da tecnologia desempenhou um papel na determinação do equilíbrio entre vida pessoal e trabalho de um indivíduo.

O estudo sugeriu que o uso da internet e das tecnologias móveis influenciou a satisfação geral no trabalho, o estresse no trabalho e os sentimentos de excesso de trabalho.

Fazer uma desintoxicação digital pode ajudá-lo a estabelecer um equilíbrio mais saudável e menos estressante entre vida profissional e pessoal.

A comparação social pode ser prejudicial

Se você passa algum tempo nas mídias sociais, provavelmente se viu comparando sua própria vida a seus amigos, familiares, estranhos e celebridades.

Você pode se achar pensando que todo mundo parece estar levando uma vida mais completa, mais rica ou mais emocionante, com base no pequeno vislumbre de curadoria que você vê nas postagens do Instagram ou do Facebook.

Comparar sua vida com a dos outros pode roubar sua alegria de viver. Desintoxicar suas conexões sociais pode ser uma boa maneira de se concentrar no que é importante em sua própria vida, sem se comparar aos outros.

Sinais de que você pode precisar de uma desintoxicação digital

  • Você se sente ansioso ou estressado se não consegue encontrar o Smartphone?
  • Você se sente compelido a verificar seu telefone a cada 5 minutos?
  • Você se sente deprimido, ansioso ou com raiva depois de passar um tempo nas redes sociais?
  • Você está preocupado com as contagens de curtidas, comentários ou compartilhamentos em suas postagens sociais?
  • Você tem medo de perder algo se não verificar constantemente seu Smartphone?
  • Você costuma ficar acordado até tarde ou acordar cedo para mexer no celular?
  • Você tem problemas para se concentrar em uma coisa sem precisar verificar seu telefone?
  • Você é viciado em seu Smartphone?

Como fazer uma desintoxicação digital

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

Alguns podem sugerir que uma verdadeira desintoxicação digital envolva abstinência predefinida de todos e quaisquer dispositivos digitais e redes sociais. Mas é importante fazer com que o uso do dispositivo funcione de forma saudável em sua vida.

A separação de seus dispositivos pode beneficiar seu bem-estar mental, mas a desintoxicação digital não precisa envolver uma separação completa do telefone e de outras conexões.

Geralmente, o processo é mais sobre estabelecer limites e garantir que você esteja usando seus dispositivos de uma maneira que o beneficie e não prejudique sua saúde emocional e física.

Seja realista

Se você pode fazer uma desintoxicação digital completa por um certo período, pode ser algo bacana a se tentar. Estar completamente desconectado pode parecer libertador e revigorante para algumas pessoas.

Para muitas pessoas, renunciar completamente a todas as formas de comunicação digital pode não ser possível. Principalmente se você realmente precisa permanecer conectado no trabalho, na escola ou em outras obrigações.

Isso não significa que você não pode aproveitar os benefícios de uma desintoxicação digital; a chave é fazer da desconexão algo que funcione para sua programação e sua vida.

Se você precisar de seus dispositivos durante o dia para o seu trabalho, tente fazer uma mini-desintoxicação no final do expediente.

Escolha um momento em que deseja desligar seus dispositivos e concentre-se em passar uma noite completamente livre de coisas como mídias sociais, mensagens de texto, vídeos on-line e outras distrações eletrônicas.

Estabeleça limites

Embora nem sempre seja possível desconectar completamente, definir limites para quando essas conexões digitais podem interferir no seu tempo pode ser bom para o seu bem-estar mental.

Por exemplo, você pode usar seu Smartphone para reproduzir sua lista de do Spotify ou Apple Music enquanto trabalha. Mas configurá-lo para o modo avião garantirá que você não seja distraído por telefonemas, textos, outras mensagens ou aplicativos notificações durante o trabalho.

Definir limites no tipo e no horário das conexões que você atenderá ajuda a garantir que você possa desfrutar de atividades do mundo real completamente livres de desvios digitais.

Outras vezes em que você pode limitar o uso do seu dispositivo digital incluem:

  • Quando você faz refeições, principalmente quando janta com outras pessoas;
  • Quando você está acordando ou indo para a cama;
  • Quando você está trabalhando em um projeto ou hobby;
  • Quando você passa um tempo com amigos ou familiares;
  • Antes de ir dormir todas as noites.

Remover distrações

Outra maneira de iniciar sua desintoxicação digital é desativar as notificações push no seu telefone. Muitos aplicativos de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e sites de notícias, enviam alertas toda vez que você recebe uma mensagem, menção ou nova postagem.

Em vez de verificar determinados aplicativos ou sites toda vez que uma novo post é publicado, reserve um horário específico todos os dias ao verificar suas mensagens ou menções. Em seguida, reserve um certo período, em torno de 20 ou 30 minutos, para se dedicar a acompanhar e enviar respostas.

Faça funcionar para você

Uma desintoxicação digital pode ser o que você quiser e pode assumir várias formas. Você pode tentar desistir de todos os dispositivos digitais por um tempo, incluindo televisão, telefones celulares e mídias sociais.

Em outros casos, convém restringir o uso de apenas um tipo de dispositivo digital, como o Smartphone ou o console de jogos.

Algumas idéias que você pode tentar:

Um jejum digital: tente abrir mão de todos os dispositivos digitais por um curto período de tempo, como um dia ou até uma semana.

Abstinência digital recorrente: escolha um dia da semana para ficar sem dispositivo.

Desintoxicação específica: se um aplicativo, site, jogo ou ferramenta digital estiver consumindo muito do seu tempo, concentre-se em restringir o uso desse item problemático.

Desintoxicação de mídia social: concentre-se em restringir ou mesmo eliminar completamente o uso de mídia social por um período específico.

Mais dicas para um “detox digital”

Algumas pessoas acham fácil desistir de seus dispositivos. Outros acharão muito mais difícil e até sentem ansiedade só de pensar nisso.

Há algumas coisas que você pode fazer para garantir que sua desintoxicação digital seja mais bem-sucedida:

  • Informe seus amigos e familiares que você está em uma desintoxicação digital e peça sua ajuda e apoio;
  • Encontre maneiras de se distrair;
  • Exclua aplicativos de redes sociais para reduzir a tentação e o acesso fácil;
  • Tente sair de casa; vá jantar com os amigos ou dê um passeio quando estiver tentado a usar o dispositivo;
  • Mantenha um diário para acompanhar seu progresso e anote seus pensamentos sobre a experiência.

Ficar sem o dispositivo pode ser desconfortável e estressante às vezes. Você pode se sentir irritado, ansioso e até entediado sem o seu telefone celular e outras ferramentas técnicas.

Embora possa ser difícil, pode ser uma experiência gratificante que o ajudará a entender melhor seu relacionamento com seus dispositivos.

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Psicóloga Thaiana

CRP 106524/06. A psicóloga é CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.

2 comentários em “O que é uma desintoxicação digital?

  1. O texto é excelente! Não uso o meu celular quando estou ocupado ou me alimentando; nem carrego-o para a rua. Só uso-o para os meus estudos e para o meu lazer. Desligo-o para dormir, para carregar a bateria e quando vou sair. Como eu moro sozinho e sou idoso, separo o meu tempo para tarefas, estudos, lazer e ter que ir às compras. Só uso os aplicativos no momento que eu preciso usá-los.
    Televisão, só assisto à noite(apenas os telejornais, como Jornal da Band, Jornal da Record e SBT Brasil).

    • Olá, Edison!

      Obrigada por compartilhar o seu comentário. Essa organização é muito importante e saudável.

      Abraços,
      Psicóloga Thaiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *