O Funcionamento da Psicoterapia

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia

Saiba como funciona a psicoterapia

A psicoterapia é definida como um tratamento que leva o paciente ao autoconhecimento. Normalmente, é recomendada para pessoas que sofrem de algum problema psíquico ou estão vivenciando algum conflito que não sabem como administrar

É nestas situações que elas procuram um psicólogo para iniciar a terapia. Neste texto vamos descrever basicamente o funcionamento da psicoterapia e o papel do psicólogo no auxílio ao paciente em busca de orientação.

As técnicas mais comuns de psicoterapia são:

  • Psicoterapia psicanalítica – que mergulha no inconsciente do paciente, em busca de experiências passadas, sentimentos e memórias que estejam influenciando o seu comportamento.
  • Psicoterapia cognitivo-comportamental – como o nome já diz, trata-se da aplicação de técnicas cognitivas e comportamentais para mudar e ajustar o comportamento do paciente.
  • Psicoterapia humanista – voltada ao auxílio das pessoas e à elevação do seu potencial.

Como é o funcionamento da psicoterapia?

A psicoterapia é um tratamento realizado por um psicólogo, que utiliza técnicas e conhecimento sobre o ser humano, auxiliando o paciente a entender a origem de seus conflitos e a se conhecer melhor, na busca por uma solução. Geralmente quem recorre à psicoterapia não consegue encontrar saída para administrar os sentimentos e emoções que trazem sofrimento persistente.

Está procurando por psicóloga em São Paulo? Então conheça as psicólogas da nossa clínica de psicologia, confira o valor da consulta e agende uma consulta diretamente pelo site.

Como as questões e sentimentos abordados são complexos e profundos, é importante para o funcionamento adequado da psicoterapia que o psicólogo escolhido seja de confiança. Precisa ser alguém com quem o paciente se sinta à vontade para falar de conflitos, emoções e sentimentos, que muitas vezes são difíceis de trazer à tona.

Depois de encontrar um psicólogo de confiança, é fundamental que o paciente esteja inteiro e transparente durante a sessão, que fale o que lhe vier à mente e o que tiver vontade, sem medo ou restrição. O paciente não está diante de um juiz que irá julgá-lo por suas ideias, mas sim de alguém que quer auxiliar a compreender melhor a si mesmo.

Melhoria do estado emocional

Na ânsia de melhorar seu estado emocional, normalmente no início da terapia o paciente fala bastante sobre suas angústias. É o correto porque o psicólogo precisa conhecer o que deixa o paciente ansioso para poder entendê-lo melhor.

Não há como precisar um tempo para a psicoterapia. As sessões normalmente ocorrem a cada semana por um período de 50 minutos. O tratamento leva o tempo necessário para que se perceba que o paciente já está se sentindo melhor e livre dos conflitos que o angustiavam.

Em alguns casos, paralelo a psicoterapia, pode ocorrer um tratamento medicamentoso, necessário para auxiliar o funcionamento mental do paciente e facilitar a psicoterapia. Vale lembrar que os remédios devem ser prescritos pelo médico.

O papel do psicólogo

O psicólogo tem o papel de ouvinte e apoiador, levando o paciente à reflexão e ajudando-o a conhecer qual a melhor maneira de encontrar a saída que procura. Parece simples, mas é um processo complexo, que exige conhecimento de técnicas e sobre o funcionamento psíquico do ser humano.

É importante que o profissional passe tranquilidade, empatia e segurança para o paciente. Ele deve se mostrar solícito e pronto para ouvir, proporcionando assim confiança e liberdade para o paciente deixar seus sentimentos fluírem.

Conhecermos a nós mesmos é o melhor caminho para encontrarmos uma vida feliz e equilibrada. Quando sabemos exatamente como nos portar e conduzir os sentimentos que nos tomam a cada circunstância, conquistamos o domínio sobre nós mesmos.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Aceitação de si mesmo

    Você conhece os seus pontos fortes? Sabe como lidar com os seus pontos fracos? Conhecer a si mesmo é uma das maneiras mais eficientes de evitar frustrações
  • Autossabotagem

    Um comportamento auto destrutivo combinado com pensamentos negativos leva a auto sabotagem. Acesse, saiba mais e nos escreva para tirar uma dúvida.
  • Por que Fazer Terapia?

    Porque fazer terapia
    Muitas pessoas não dão uma chance a terapia por desacreditar ou desconhece-la. Mas ela é apenas a aplicação de uma ciência, a psicologia. Leia mais.

Autora: Thaiana Brotto (Psicóloga CRP 06/106524)

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.