Atendimento Online

As sessões serão por Vídeo durante a quarentena

Saiba como funciona o atendimento psicológico a distância

Secretária das 7hs às 21hs. Ligue 11 4564-7707

Consultas das 7hs às 22hs

Valores - Horários Disponíveis - Os Psicólogos

Newsletter Gratuita
Assine Aqui

O Funcionamento da Psicoterapia

Categoria dos serviços da psicóloga: clínica de psicologia

Saiba como funciona a psicoterapia

Funcionamento da Psicoterapia

A psicoterapia é definida como um tratamento que leva o paciente ao autoconhecimento. Normalmente, é recomendada para pessoas que sofrem de algum problema psíquico ou estão vivenciando algum conflito que não sabem como administrar

É nestas situações que elas procuram um psicólogo para iniciar a terapia. Neste texto vamos descrever basicamente o funcionamento da psicoterapia e o papel do psicólogo no auxílio ao paciente em busca de orientação.

As técnicas mais comuns de psicoterapia são:

  • Psicoterapia psicanalítica – que mergulha no inconsciente do paciente, em busca de experiências passadas, sentimentos e memórias que estejam influenciando o seu comportamento.
  • Psicoterapia cognitivo-comportamental – como o nome já diz, trata-se da aplicação de técnicas cognitivas e comportamentais para mudar e ajustar o comportamento do paciente.
  • Psicoterapia humanista – voltada ao auxílio das pessoas e à elevação do seu potencial.

Como é o funcionamento da psicoterapia?

A psicoterapia é um tratamento realizado por um psicólogo, que utiliza técnicas e conhecimento sobre o ser humano, auxiliando o paciente a entender a origem de seus conflitos e a se conhecer melhor, na busca por uma solução.

Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo

Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.

COMO SELECIONAR O SEU PSICÓLOGO

Geralmente quem recorre à psicoterapia não consegue encontrar saída para administrar os sentimentos e emoções, como ansiedade, depressão, estresse, entre outros que trazem sofrimento persistente.

Como as questões e sentimentos abordados são complexos e profundos, é importante para o funcionamento adequado da psicoterapia que o psicólogo escolhido seja de confiança.

Precisa ser alguém com quem o paciente se sinta à vontade para falar de conflitos, emoções e sentimentos, que muitas vezes são difíceis de trazer à tona.

Depois de encontrar um psicólogo de confiança, é fundamental que o paciente esteja inteiro e transparente durante a sessão, que fale o que lhe vier à mente e o que tiver vontade, sem medo ou restrição.

O paciente não está diante de um juiz que irá julgá-lo por suas ideias, mas sim de alguém que quer auxiliar a compreender melhor a si mesmo.

Melhoria do estado emocional

Valor Consulta Psicóloga Renata






Não quero informar nome ou e-mail





Na ânsia de melhorar seu estado emocional, normalmente no início da terapia o paciente fala bastante sobre suas angústias.

É o correto porque o psicólogo precisa conhecer o que deixa o paciente ansioso para poder entendê-lo melhor.

Não há como precisar um tempo para a psicoterapia. As sessões normalmente ocorrem a cada semana por um período de 50 minutos.

O tratamento leva o tempo necessário para que se perceba que o paciente já está se sentindo melhor e livre dos conflitos que o angustiavam.

Em alguns casos, paralelo a psicoterapia, pode ocorrer um tratamento medicamentoso, necessário para auxiliar o funcionamento mental do paciente e facilitar a psicoterapia. Vale lembrar que os remédios devem ser prescritos pelo médico.

O papel do psicólogo

O psicólogo tem o papel de ouvinte e apoiador, levando o paciente à reflexão e ajudando-o a conhecer qual a melhor maneira de encontrar a saída que procura. Parece simples, mas é um processo complexo, que exige conhecimento de técnicas e sobre o funcionamento psíquico do ser humano.

É importante que o profissional passe tranquilidade, empatia e segurança para o paciente. Ele deve se mostrar solícito e pronto para ouvir, proporcionando assim confiança e liberdade para o paciente deixar seus sentimentos fluírem.

Conhecermos a nós mesmos é o melhor caminho para encontrarmos uma vida feliz e equilibrada. Quando sabemos exatamente como nos portar e conduzir os sentimentos que nos tomam a cada circunstância, conquistamos o domínio sobre nós mesmos.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Insegurança

    Insegurança
    Insegurança pode surgir em diversas ocasiões, muitas vezes sem um motivo que conseguimos explicar. Acesse, saiba como ela se manifesta e o como vence-la
  • Como se comunicar com o psicólogo?

    Como se comunicar com o psicólogo?
    Você chegou a conclusão que precisa fazer terapia, mas não sabe como ou o que dizer para o psicólogo? Confira dicas para se comunicar com seu terapeuta.
  • Como conviver com pessoas com problemas psicológicos graves

    Como conviver com pessoas com problemas psicológicos graves
    Conviver com pessoas com problemas psicológicos deve ser aprendido para evitar complicações, consultório da psicóloga em São Paulo, Brooklin

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.