Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Afinal existe uma fórmula para o sucesso profissional?

Categoria dos serviços da psicóloga: serviços variados de psicologia
Psicólogo e a formula para o sucesso profissional

Conheça competências que podem ser desenvolvidas como fórmula para o sucesso profissional.

Temos convicção que não existe uma fórmula para o sucesso profissional que seja perfeita. O que existe são competências e qualificações técnicas que podem ajudar a alcançar a ascensão na carreira.

Psicólogos garantem que competências podem ser desenvolvidas para assegurar que estejam alinhadas com sua carreira e com o sucesso profissional.

Isso por que não existe uma fórmula para o sucesso profissional definitiva que atenda a todos os perfis. Os talentos que as corporações buscam são variados e podem mudar conforme o mercado e objetivos específicos.

Alguns atributos são indispensáveis e fazem parte de uma fórmula para o sucesso profissional padrão. Quase um pacote básico esperado de qualquer profissional focado em progredir na carreira, tais como disciplina, assiduidade, comprometimento e responsabilidade.

Essas qualidades não são tratadas como diferenciais, mas sim uma exigência mínima para que o profissional seja respeitado no ambiente de trabalho e tenha chances mínimas de ascensão profissional. No entanto, não se limita a isso. Alguns diferenciais podem ser desenvolvidos para encurtar o caminho.

Pular etapas no crescimento profissional não é algo comum. A escada do sucesso profissional segue passos característicos, que podem ser assimilados em fases mais curtas ou extensas. Sem a aptidão básica desses atributos, dificilmente o profissional irá avançar nessa escalada.

Confira abaixo, algumas dicas para obter uma fórmula para o sucesso profissional, conforme suas ambições e perfil:

1) Conheça e se especialize no setor

Empresas buscam profissionais atuantes em setores específicos, uma vez que absorvem o expertise de empresas do mesmo ramo.

Por isso escolha com precisão o setor que irá atuar. Existem diferenças significativas entre os mercados de serviços, varejo e indústria, analise em sua região qual o setor mais desenvolvido e com o qual tenha afinidade.

Assim as chances de sucesso serão maiores.

2) Assuma as responsabilidades e riscos necessários

Valor Consulta Psicóloga Vânia






Não quero informar nome ou e-mail





Profissionais de sucesso estão preparados para assumir responsabilidades e riscos. Em determinadas situações essas habilidades serão testadas. Os cargos de liderança são os que mais exigem essas competências e também são os mais almejados para obter o sucesso profissional.

Nem todo profissional terá perfil de liderança, esses precisam desenvolver competências técnicas para se tornar especialistas em sua área de atuação.

3) A fórmula para o sucesso profissional inclui networking

Um bom networking pode significar maiores chances de sucesso. Quando você desenvolve boas relações no trabalho, resolve as demandas que chegam de colegas e demonstra comprometimento com seus pares e superiores, logo terá suas competências reconhecidas.

Serão esses profissionais que irão indicá-lo para projetos promissores ou para ocupar cargos mais qualificados.

>>>Leia também: O que são habilidades sociais e por que são tão importantes.

4) Qualifique-se para o cargo que você sonha em ocupar

Busque qualificar-se para o cargo que deseja ocupar. Conheças as competências exigidas. Realize as atividades relacionadas ao seu cargo com a maior qualidade possível, focado onde quer estar no futuro.

O mercado está dinâmico e cada vez mais habilidades são exigidas. Ao conhecer as exigências relativas ao cargo que deseja, estará avançando nessa direção e manterá a motivação no trabalho.

5) Tenha perseverança e não acredite em fórmula para o sucesso profissional

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Como já foi dito neste texto, não existe uma fórmula para o sucesso que seja única. Mas qualquer profissional pode desenvolver sua fórmula pessoal para o sucesso. Lembrando que o sucesso não vem rápido, nem caí do céu.

Muitas vezes ele chega quando estamos prestes a desistir. Por isso tenha perseverança e dê continuidade aos projetos. O sucesso chega depois de muito trabalho.

6) Busque um psicólogo para conhecer seus talentos

Buscar a ajuda de um psicólogo contribuirá, favoravelmente, no processo de autoconhecimento, visando desenvolver seus talentos e conhecer suas fragilidades através da psicoterapia.

Assim como marcas se posicionam no mercado, o profissional deverá fazer o mesmo em relação às empresas. Com certeza esse processo irá promover muitas descobertas.

O autoconhecimento é um ingrediente muito importante na fórmula pessoal para o sucesso. Com ele será possível compreender o que gosta de fazer e como gosta de fazer, equiparando seu perfil a oportunidades de crescimento.

Não desamine se está em uma situação de estagnação, você pode promover mudanças em direção ao sucesso em qualquer momento. Se a empresa em que você trabalha não percebe suas competências, busque alguma que possa aproveitar melhor seus talentos.

Quem leu esse texto também se interessou por:

  • Terminei a faculdade. Qual caminho sigo agora

    Terminei a faculdade: qual caminho sigo agora
    Terminei a faculdade. Qual caminho sigo agora ? Esta é uma das perguntas que os jovens mais fazem aos psicólogos. Este é um dos motivos pelos quais a orientação vocacional é tão importante e pode ser ainda mais efetiva quando praticada por um psicólogo.
  • Aprenda a lidar com essa sensação de vazio

    Sensação de Vazio e Psicologia
    Muitos de nós se deparam com uma sensação de vazio. Ela ocorre em diversos momentos da vida, por razões muito diferentes. Veja o que pode ser feito baseado em informações de psicólogos
  • 10 dicas que ajudam a combater o mau humor

    Dicas para mau humor
    Existem algumas dicas para combater o mau humor. No entanto, quando ele se tornar persistente, o ideal é consultar um psicólogo para descobrir e tratar a raiz do problema.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Autor: Thaiana Filla Brotto

CRP 06/106524 – 6ª Região

FORMAÇÃO

Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.