Newsletter Gratuita
Assine Aqui

Melhorar a si mesmo

Melhorar a si mesmo

Com o objetivo de auxiliar quem procura melhorar a si mesmo, separamos abaixo sete tipos de mantras que podem ajuda-los nessa tarefa

Os mantras consistem em uma das estratégias mais difundidas por profissionais do ramo da psicologia. Basicamente, estão relacionados com afirmações positivas e pensamentos construtivos.

De modo geral, a palavra “mantra” significa “instrumento da mente”, sendo usada frequentemente em sessões de meditação e outras estratégias de concentração. Essa técnica auxilia a focar naquilo que realmente importante, além de ajudar na atração de boas energias do dia a dia. 

É papel dos psicólogos ajudar as pessoas. Por isso, com o objetivo de te auxiliar, separamos abaixo sete tipos de mantras que podem ajudar na melhora de si mesmo, tanto no que diz respeito à qualidade vida, quanto relações interpessoais, objetivos e resultados.

1. Dê atenção a atividades que te fazem feliz

Valor consulta atendimento online e presencial psicóloga Letícia






Não quero informar nome ou e-mail





Um dos principais pilares dos mantras é o foco naquilo que realmente é essencial, e, por importante, entendemos como as atividades que nos fazem bem, certo? Exato. 

Descubra aquilo que te faz feliz, seja no trabalho, um curso que sempre sonhou, atividades extras, momentos com a família ou, até mesmo, exposições, musicais, filmes, séries e outras produções que você goste.

A partir do momento que descobrimos atividades que gostamos, aprendemos também a respeito do que não curtimos tanto quanto pensávamos e, para além disso, conseguimos rejeitar determinadas situações que, outrora, nos faziam mal. 

2. Tome iniciativas

Quer receber mais conteúdos como esse?

Deixe seu e-mail abaixo e receba semanalmente conteúdos gratuitos
Politica de Privacidade
Não se preocupe, não fazemos spam.

Não há nada de errado em tomar iniciativas e, frequentemente, somos colocados em situações que exigem uma postura relacionada. 

Os mantras estão devidamente ligados com os pensamentos positivos, entretanto, constantemente necessitam de atitudes que os complemente. E isso quer dizer que não basta apenas falar, apesar de ser importante, mas é necessário agir.

Uma dica muito valiosa é: organize os seus dias e separe tempo para cada atividade que você deseja exercer. Nesse processo, cuidado com a procrastinação, pois, ela pode ser uma grande vilã para sua produtividade.

Tenha em mente aquilo que é essencial no seu dia a dia e, para além disso, seus sonhos. Trabalhe por eles com otimismo, coragem e determinação. Não tenha medo de tomar iniciativas, elas fazem do seu dia melhor. 

3. Todos os dias podem ser bons dias

Levantar da cama com o pensamento em todos os problemas que você tem para resolver e as coisas que podem dar errado é cansativo, não é mesmo? Além disso, começar o dia com pessimismo é extremamente negativo e, inconscientemente, pode sabotar sua produtividade.

Por isso, um dos pilares dos mantras é o otimismo. Acordar com pensamento positivo não apenas permite que o indivíduo tenha um dia mais produtivo, como também que se sinta melhor consigo mesmo.

4. Dê valor aos que te fazem bem

Da mesma forma que precisamos dar atenção às atividades que nos fazem bem, também devemos dar valor aos indivíduos que nos permitem ser felizes. Você já deve ter ouvido a frase “somos uma parcela das pessoas com quem andamos”, não é mesmo? E, basicamente, isso é a mais pura realidade.

Pessoas com pensamentos pessimistas, comentários destrutivos e atitudes nocivas têm o poder de nos afundar, dizimar nosso otimismo e de nos deixar desanimados. 

Desse modo, é essencial dirigir atenção aos indivíduos que realmente nos fazem bem. Afastar-nos de relacionamentos destrutivos, sejam eles familiares, românticos ou profissionais, é uma atitude capaz de não apenas melhorar nossas atividades do dia a dia, mas também a forma como nos vemos.

5. Não se limite

A antiga frase popular não poderia estar tão certa quando diz que o “céu é o limite”. Constantemente somos levados a enxergar nossos fracassos ou a possibilidade de tudo dar errado. Esse sentimento também pode ser responsável pela procrastinação e medo excessivo de errar, resultando em autossabotagem.

Então, a dica simples desse mantra é: não se limite. Olhe para os sonhos e objetivos racionalmente, entenda tudo que você precisa fazer para alcançá-los e faça. 

6. Gratidão

Um dos mantras mais eficazes diante de tudo que já falamos é a gratidão. Reserve um espaço na sua vida, seja no seu dia a dia ou semana, para mentalizar todas as coisas boas que aconteceram e agradeça por isso. Sempre tente entender por todas as situações que já passou e objetivos que já realizou. 

Esse exercício, apesar de parecer pequeno à primeira vista, é capaz de te deixar mais otimista e a confiar em si mesmo, te permitindo a ter mais coragem para dar os próximos passos.

7. “Seja você o quer ver no mundo”

Os Psicólogos

Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.

EQUIPE DE PSICÓLOGOS

E, por fim, emita luz e coisas boas. É extremamente fácil descobrir quem são as pessoas nocivas ao nosso redor, mas incrivelmente difícil perceber quando estamos sendo destrutivos para nós mesmos.

Então, seja as boas ações e os pensamentos otimistas que deseja ver no mundo. Seja você a energia positiva que deseja receber. Permita que a melhora comece por você. 

Gostou? Então pode se interessar por esse texto também: O que te move?

Quem leu esse texto também se interessou por:

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Sobre Thaiana Filla Brotto

Thaiana é psicóloga e CEO do consultório Psicólogos Berrini. Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC. Thaiana Brotto é registrada no Conselho Regional de Psicologia sob o número 06/106524

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *