Orientação de pais e Psicólogo
Saiba mais sobre orientação de pais, a psicoeducação
Segundo psicólogos, na medida em que vão ocorrendo mudanças na sociedade – cada vez mais rápidas e drásticas -, a família é impactada diretamente. As relações entre pais e filhos e a forma como a educação acontece nos lares ganham complexidade.
Isto porque, hoje, as mulheres também trabalham fora, têm uma rotina exaustiva tanto quanto a dos homens, e a presença junto aos filhos já não se dá com a mesma qualidade e nem intensidade de antigamente.
É neste cenário que entra a orientação de pais ou a psicoeducação, oferecida nos consultórios dos psicólogos.
A psicoeducação é uma forma interventiva, estruturada, didática e sistemática, que atua sobre uma perturbação ou tratamento, pretendendo alertar o indivíduo para os aspectos promocionais da saúde e preventivos da doença.
É uma forma de capacitar o paciente e seus familiares sobre como agir nas situações decorrentes de um desequilíbrio emocional.
Pais mais bem preparados para lidar com os filhos
Durante o processo terapêutico, o paciente e seus familiares – neste caso, os pais -, são cuidados e dotados de ferramentas que vão permitir que eles considerem a vulnerabilidade dos seus filhos, observem seus comportamentos de forma estruturada, reorganizem a sua própria identidade, moldem novos modos de como lidar com as crianças e valorizem os resultados alcançados quando virem os comportamentos sendo ajustados.
Guia Completo de Como Selecionar seu Psicólogo
Se você é daqueles que gosta de entender tudo nos mínimos detalhes, então esse guia é para você! No guia completo você vai conhecer todo o processo desde onde procurar e selecionar um psicólogo, como é a primeira consulta, como se preparar para a terapia, como é o processo terapêutico e até como avaliar os resultados.
A abordagem psicoeducativa privilegia as pessoas e não o problema em si e zela, ao mesmo tempo, pela saúde mental não somente do paciente, mas de seus cuidadores.
Ou seja, trata-se de uma ajuda fundamental para os pais que não estão se sentindo capazes de manter práticas educativas positivas, colocar os limites necessários e com dificuldades de influenciar no comportamento dos seus filhos.
Essa orientação aos pais ocorre por meio de sessões com um psicólogo em consultório, sendo que a quantidade dessas sessões varia muito caso a caso.
Atualmente, a educação não é mais rígida e repleta de castigos e tapas, como há anos atrás.
Hoje, ela passa por muitas conversas, negociações e poucas punições. A rotina de pais e filhos mudou muito e exige uma outra postura de ambas as partes.
Neste cenário, é fundamental que os pais tirem algumas horas do dia para se dedicar às crianças, que estão ávidas por carinho e dedicação. Eles precisam ter paciência e dar a atenção adequada que os filhos merecem.
Crianças exigem afeto, querem brincar junto e ser atendidas. Os pais, muitas vezes, tendem a atender esta demanda, porém, além de ser uma rotina desgastante, eles acabam tendo problemas com filhos que vão mal na escola, são agressivos, têm medo de tudo, se sentem inseguros e chegam até a desenvolver distúrbios emocionais mais graves, como a depressão.
Psicólogos estão preparados para ajudar os pais na educação dos filhos
Mas os pais não estão sozinhos nessa missão. Ao perceber problemas de comportamento nas crianças e dificuldades na tarefa de educar, os pais devem procurar ajuda profissional especializada.
Os Psicólogos
Conheça os psicólogos do nosso consultório, área de atuação, abordagens e especializações.
Os consultórios de psicologia estão preparados para tratar esta angústia e administrar a preocupação desses educadores em relação aos seus filhos.
A Psicologia Comportamental tem feito diversos estudos sobre modelos saudáveis de educação e sobre como capacitar os pais para que eles sejam capazes de levar adiante práticas educativas positivas, que contribuam para a formação de filhos saudáveis, seguros, equilibrados e com autoestima alta, de modo a enfrentarem a complexidade das relações interpessoais a que estão expostos a todo momento.
O quanto antes essa ajuda profissional vier, maiores são as chances de melhorias na dinâmica familiar e de resultados efetivos e positivos.
*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.
Autor: Thaiana Filla Brotto
CRP 06/106524 – 6ª Região
FORMAÇÃO
Psicóloga formada em 2008 pela PUC-PR, com pós-graduação pela USP em Terapia Comportamental e pós-graduanda em Terapia Cognitiva Comportamental pelo ITC.