Espero que você goste desse artigo. Se você quiser, conheça os psicólogos em São Paulo e os psicólogos que fazem terapia online por videochamada.
Você já se perguntou qual é de fato a função do psicólogo?
Os psicólogos são especialistas em comportamento humano e usam métodos científicos para estudar os fatores que influenciam o modo como as pessoas sentem, agem, aprendem e pensam.
E também estudam as estratégias e intervenções baseadas em evidências para ajudar as pessoas a superar suas queixas.
Confira no nosso guia completo sobre psicólogo e terapia. Nele você encontrará dicas de como selecionar o psicólogo certo para você.
Eles ajudam as pessoas a superarem e gerenciarem problemas de relacionamento, ansiedade, estresse, medo, depressão, distúrbios alimentares, abuso de substâncias, psicoeducação de filhos entre dezenas de outros, além de ajudar aquelas pessoas que desejam aumentar seu nível de autoconhecimento.
Entre todas as funções e atividades exercidas por psicólogos, a Psicologia Clínica é bem clássica e por isso muito conhecida.
Psicologia Clínica é comumente praticada em um consultório, uma vez que tem ambiente adequado para a prática da psicoterapia (ambiente agradável, acusticamente isolado etc).
Mas pode também ser praticada em hospitais e até na residência do paciente, caso o paciente não tenha condições de se locomover até o consultório.
Então qual a função do psicólogo? A função do psicólogo é trabalhar nas queixas associadas aos conflitos internos da pessoa, que invariavelmente geram incômodos à própria pessoa ou às pessoas do seu universo de relacionamento (amigos, colegas de trabalho, filhos, namorado, esposa etc).
E também atender a demandas como Terapia Familiar e Terapia de Casal.
O psicólogo deve ir à busca das origens dos incômodos, entendendo suas funções
Deve discutir a forma pela qual o individuo trata essas questões, sempre almejando tornar a vida da pessoa a mais confortável possível.
Geralmente os psicólogos se baseiam em uma abordagem, e eventualmente em mais de uma, para utilizar clinicamente nas sessões de psicoterapia.
A abordagem, nesse caso, seria o uso clínico do conhecimento obtido pela psicologia em cada linha de estudo/raciocínio.
As abordagens mais comuns da psicologia são:
Terapia Cognitiva
Pensamento e sua dinâmica.
Premissa básica: Examina o pensamento humano e o comportamento em termos de como nós interpretamos, processamos e lembramos das situações.
As regras que nós usamos para ver o mundo são importantes para entender o porquê pensamos e agimos da forma que fazemos.
De maneira geral, comportamento humano não pode ser compreendido sem examinar como a pessoa adquiri, armazena e processa as informações.
Terapia Comportamental
Efeitos social/ambiente no comportamento do ser humano.
Explica o comportamento humano em termos condicionais, ou seja, busca compreender a função que mantém o padrão comportamental daquele sujeito (adequados ou inadequados) e após essa análise funcional, utiliza procedimentos como forma de aprimorar e modelar novos comportamentos.
Psicanalítica/Psicodinâmica
Inconsciente como determinante do comportamento.
Acredita que o inconsciente – parte da nossa mente que nós não temos controle ou acesso racionalmente – controla a maior parte de nossos pensamentos e ações.
O inconsciente vem desde a infância e governa a personalidade.
Outros artigos com Tags semelhantes:
- Psicologia e sexualidade: como a psicologia trabalha a sexualidade?
Como a psicologia trabalha a sexualidade? Estarão nossos psicólogos preparados para trabalhar estas questões com profundidade? A sexualidade humana ainda gera tabus que precisam ser quebrados e devidamente desmistificados, [...]
- Psicanálise: o que é e como funciona
A psicanálise é uma linha psicoterapêutica considerada complexa e intensa. Originada a partir da medicina, tem como intenção mergulhar na psique humana e estudar os fatores escondidos na mente [...]
- Processo Terapêutico: o que é e como funciona?
Quando falamos em processo terapêutico surgem diversas dúvidas. Não saber o que é um processo terapêutico, os tipos de terapia ou quando buscar ajuda, é muito comum e preocupante. [...]
Autor: psicologa Tamiris Mariana Silva Lax - CRP 06/169225Formação: A psicóloga Tamiris Lax atua em seus atendimentos com a abordagem TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) e ABA (Análise do Comportamento Aplicada). É especialista em Perícia Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas.